O Agente de Cargas (Freight Forwarder) é um importante player para a cadeia logística, pois todos os trâmites que envolvem a coordenação de uma operação logística são de sua responsabilidade. Em linhas gerais, significam as atividades relacionadas à movimentação da carga, desde sua coleta, reservas e acompanhamento do transporte até o gerenciamento de todo o embarque, incluindo as partes burocráticas e prazos que envolvem todo o processo de agenciamento de cargas.
Para saber mais sobre as atividades desse profissional, leia o artigo “Agente de Carga Internacional: o que é e qual a função deste profissional?”. Aqui abordaremos um novo olhar sobre o agenciamento de cargas e seus desafios, principalmente considerando o cenário atual do Comércio Exterior.
Para saber mais sobre como funciona o Agenciamento de Cargas, continue a leitura.
Desafios atuais dos Agentes de Cargas internacionais
Você já deve ter lido ou escutado que a logística é o termômetro da economia, certo?
Isso se dá em função de que as atividades de transporte, sejam nacionais ou internacionais, são as primeiras a parar diante de uma crise. Embora também sejam as primeiras a retomar.
O atual cenário da economia global indica expectativa de alta para o segundo semestre de 2024. Ou seja, o setor logístico deve continuar contribuindo ativamente.
Entretanto, não podemos negar que o agenciamento de cargas enfrenta desafios que podem representar um grande perigo para a saúde de suas empresas e a perda de grandes oportunidades.
Em 2020, em meio a pandemia provocada pelo Coronavírus, os gargalos logísticos ficaram muito evidentes: fretes internacionais nunca foram tão altos e o espaço para cargas a bordo nunca havia sido tão disputado. Passado o período de crise sanitária, o volume de transações internacionais foi diminuindo.
Recentemente o Brasil voltou a lidar com alta nas importações de bens de consumo por conta de uma nova crise, desta vez, regional, situada no sul do país. O volume recebido não é destinado ao comércio local: possui finalidade de doação para suprir as necessidades básicas de mais de 300 municípios que encontram-se em situação de emergência no Rio Grande do Sul. Por outro lado, as aduanas brasileiras trabalham com a previsão de maiores volumes de importação de commodities agrícolas, como o arroz.
Economistas afirmam que o arroz importado será destinado a pequenos supermercados do país devido ao déficit que o excesso de chuva deixou nas lavouras nacionais.
Nesse sentido, hoje, o maior desafio do Agente de Cargas não são multas, demurrage ou taxas. Fato é que o maior desafio é entregar inteligência logística para empresas e buscar o verdadeiro sucesso do cliente.
Quais as vantagens em ter um Agenciamento de Cargas?
Contar com um bom Agenciamento de Cargas traz muitas vantagens para as empresas que atuam com importação e exportação, pois com seu know-how proporcionam mais segurança para a operação e soluções inteligentes.
Inteligência Logística
O principal serviço do Agente de Cargas é assessorar o importador ou exportador a realizar os trâmites logísticos internacionais que podem se dar em diferentes modais, cujas peculiaridades e necessidades variam em cada caso.
Antes do estudo, o Agente de Cargas deve se preocupar em entender fatores como: o tipo de mercadoria, transit time, urgência, tamanho, quantidade, origem e destino.
- Modal Aéreo: o transporte aéreo é conhecido por ser mais rápido e seguro, no entanto seu valor é alto comparado a outros tipos de transporte. Vale analisar se a urgência compensa o investimento.
- Modal Marítimo: conhecido pelo menor custo e maior transit time, o modal marítimo era considerado a melhor opção para empresas com um bom controle de estoque e que podem aguardar. Porém com a escassez de contêiner, muitos Agentes de Cargas estão sugerindo a divisão da carga em lotes para utilizar a modalidade Less than a Container Load (LCL), em que o importador compartilha um contêiner com outras empresas importadoras. É digno mencionar que outros Agentes de Cargas estão utilizando contêineres como o Non-Operating Reefer (NOR) com valor inferior ao contêiner comum, mas vale se atentar pois as taxas de armazenagem do NOR são muito mais altas.
- Modal Rodoviário: no Brasil, o transporte rodoviário é o mais utilizado dentro do perímetro nacional e também marca presença em operações para países vizinhos.
Por estar diretamente envolvido no mercado, o Freight Forwarder entende como estão os valores de frete internacional e taxas e conta com ferramentas tecnológicas que o ajudam a tomar as melhores decisões para cada embarque.
Otimização de custos
Com o grande volume de embarques e o relacionamento com as principais transportadoras de diferentes modais, corretoras de seguro internacional, co-loaders e despachantes aduaneiros, os Agentes conseguem encontrar preços competitivos e baratear custos da logística internacional.
Além disso, um bom Agente de Cargas é capaz de analisar dados e selecionar indicadores para avaliar se é possível ou não reduzir os custos da operação, mitigar riscos, reduzir burocracias ou até mesmo sugerir benefícios fiscais aplicáveis para seus clientes.
Ter esse parceiro logístico ainda permite que a empresa foque em seu core business, direcionando o tempo de seus colaboradores em atividades de maior valor para a organização.
Centralização do processo e assessoria especializada
O Freight Forwarder estará com sua empresa em todas as fases do processo, fazendo o melhor para que tudo ocorra como esperado. Além disso, irá assessorar sua empresa caso haja algum empecilho ao longo da operação, comunicando todo processo e buscando possíveis soluções com o menor custo.
Como escolher um Agente de Cargas?
É possível realizar as cotações com o Freight Forwarder de duas formas, a depender da empresa. O Bidding Process (BID) é um modelo de contratação no qual se busca encontrar o fornecedor que melhor se adequa às necessidades da empresa, com foco no preço final. Essa estratégia traz garantia de preços que a outra modalidade, a cotação SPOT (individual), não tem, porém com o risco de perder bons fornecedores que não conseguiram chegar nos critérios estabelecidos. Ambas as formas, BID ou SPOT, são legítimas para a escolha de um Agente.
No entanto, há outros aspectos que muitas vezes são esquecidos e que fazem toda a diferença na qualidade do embarque. Confira.
Preço e valor
É importante salientar que escolher um Agente de Cargas deve ser uma escolha não apenas baseada em preço, mas também em valor, ou seja, o que esse fornecedor pode entregar para sua empresa, por exemplo:
- mais agilidade;
- menos multas;
- menor transit time;
- melhor lead time.
Relacionamento
Com um mercado tão competitivo, os Agentes que quiserem sobreviver nele precisarão focar no relacionamento. Para isso, é necessário oferecer atenção especial, um bom atendimento e uma excelente comunicação.
Quanto melhor a comunicação entre as empresas, melhor se dará a operação logística e menores os riscos.
Rede de Agentes
Antes de escolher seu fornecedor, verifique as redes de Agentes às quais ele pertence, esse é um fator que pode ajudar muito. Essas redes trazem conexões com centenas de países do mundo, confiabilidade e segurança, pois para os Agentes entrarem nesses ambientes é necessário comprovar uma série de fatores.
Maturidade
Um Agente de Cargas com longa experiência ou profissionais experientes que já enfrentaram diferentes períodos econômicos e desafios logísticos conhecem o mercado, sabem o que estão fazendo e ainda contam com uma grande rede de conexões.
Atualização e inovação
Mesmo a maturidade sendo um fator muito importante, a atualização constante e a inovação não podem ficar para trás. Por isso, ao escolher esse fornecedor, pergunte quais ferramentas ele utiliza. Você perceberá grandes diferenças no tempo processual com Agentes que utilizam algum tipo de tecnologia.
Quando é a hora de mudar de Agente de Cargas?
Ter diferentes opções de fornecedores é sempre aconselhável às empresas, tanto para o poder de barganha, quanto para conhecer novos serviços. No entanto, nem sempre é necessário mudar ou conhecer novos fornecedores se o seu já te atende muito bem e oferece valores competitivos! Considere trocar de Agente de Cargas se ele:
- mentiu para você;
- omitiu taxas da cotação;
- não mantém uma boa comunicação com sua empresa;
- não cumpre prazos estabelecidos;
- não cumpriu as promessas que fez.
Lembre-se, o Agente de Cargas é aquele profissional responsável por levar seu produto de um lugar ao outro, não negligencie essa fase tão importante!
Conte com a Gett para controlar os processos de importação e exportação por meio da tecnologia
Nossa plataforma contempla ferramentas capazes de otimizar as rotinas de importação e exportação.
O módulo de análise de dados fornece um painel de dashboards sofisticados para a tomada de decisão que todo gestor de comércio exterior precisa. Nele é possível acompanhar em tempo real todas as transações internacionais que acontecem na empresa.
Com a Gett você tem informação confiável na palma da sua mão! Clique aqui e agende uma demonstração.
Artigo publicado em: 16/11/2021
Última atualização em: 12/06/2024