Não é novidade que a boa performance nas operações de importação e exportação depende da seriedade e da agilidade das equipes envolvidas em um processo logístico internacional. No entanto, o que talvez você ainda não tenha se dado conta é que padrões de excelência no atendimento ao cliente podem ser determinantes para garantir que esse esforço de trabalho seja percebido por quem está comprando seu produto ou contratando o seu serviço.
Se você é analista de comércio exterior e quer se sentir mais seguro para lidar com seu cliente, esse artigo foi feito para você!
Principais desafios para exportar e importar
A transparência nas informações é e sempre foi a maior saída para evitar problemas. Afinal, se o seu cliente se sentir trapaceado e perceber que você não o trata como prioridade, ele tratará de encontrar outro fornecedor que o faça.
Por isso, seja na importação ou na exportação, é imprescindível que você alinhe as expectativas com seu cliente. Mostre sempre quais são os reais desafios referentes ao contexto a ser trabalhado.
Acompanhe a seguir os principais desafios encontrados por quem importa e/ou exporta.
Desafios da Importação
Sem sombra de dúvida, o maior desafio encontrado na atividade de importação é a carga tributária brasileira. Isso porque a incidência de impostos na importação representa um somatório de cinco tributos que podem ser arrecadados tanto pelo governo federal quanto pelo estado.
De modo geral, estima-se que os impostos podem duplicar o preço pago pelo produto importado, ou seja, o seu custo de aquisição pode ser muito alto e este é o fator que mais desencoraja o empresário.
Entretanto, para muitos nichos, importar é a única alternativa para garantir a inovação. Além de produtos acabados não podemos esquecer que a indústria brasileira se abastece de componentes estrangeiros e matéria-prima internacional para se manter competitiva no mercado em que atua.
Desafios da Exportação
Quando o assunto é exportação, o empresário se depara com algo chamado “custo Brasil”.
Na prática, este é o termo que os economistas utilizam para se referir ao que o exportador deixa de vender em decorrência da precariedade da infraestrutura do país como um todo, pelo excesso de processos burocráticos e oscilações econômicas que acabam por encarecer a produção e dificultar as vendas ao exterior.
Como o atendimento ao cliente garante a execução das operações?
Nós acreditamos que o atendimento ao cliente é a foto do seu trabalho e a única chance que você tem para mostrar como tem trabalhado duro.
Entretanto, sabemos que as operações de comércio exterior são complexas e nem sempre os importadores e exportadores estão por dentro de todas as incertezas das operações. E é justamente por isso que resolvem contratar especialistas no assunto.
Certamente nem todos os atores envolvidos em um processo de importação ou exportação farão reais esforços para que o cliente se sinta único e especial. Afinal, todo negócio conta com suas próprias estratégias.
Quais profissionais fornecem suporte no atendimento ao cliente (importador e exportador)?
Seja na importação ou na exportação, a verdade é que quanto mais intermediários houver no processo, maior é a chance de mal-entendidos.
Por essa razão, é de extrema importância que você esteja atento ao escopo de trabalho de cada um dos profissionais envolvidos na sua operação de comércio exterior.

Sendo assim, abordaremos de forma resumida o escopo de trabalho de alguns dos atores mais requisitados no comércio exterior:
Despachante aduaneiro
O despachante aduaneiro trabalha mais precisamente na fase do desembaraço e isso significa que este profissional se encarrega pela condução dos trâmites necessários para a liberação de um produto na alfândega.
As suas principais características são conhecimento específico e visão holística sobre o contexto do comércio exterior. Além disso, também pode prestar consultoria em relação à classificação fiscal e fluxo de processos de exportação ou importação, por exemplo.
Dessa forma, é correto afirmar que o despachante é o profissional-chave para apoiar em muitas atividades, desde a classificação fiscal dos produtos a serem exportados até o cumprimento de todos os procedimentos fiscais e tributários inerentes às atividades de comércio exterior. Tais como:
- recolhimento de impostos;
- a emissão de guias; e
- tudo o que se refere ao processo administrativo, tanto da importação quanto da exportação.
É importante acrescentar que o despachante assume o papel de representante da empresa no momento da liberação junto à Receita Federal do Brasil (RFB). Portanto, ele precisa estar formalmente autorizado a responder pela empresa contratada no atendimento ao cliente.
Na prática, é preciso que ele tenha sempre em mãos uma procuração da empresa que representa. Além disso, seu nome deve estar cadastrado como tal no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) da empresa contratante.
Agente de cargas
Comumente chamado de Freight Forwarder, o agente de cargas é a empresa responsável por conduzir o processo logístico internacional.
Seu objetivo é garantir que a mercadoria em questão seja entregue no local combinado dentro do prazo estipulado na negociação. Por isso, o agente de cargas precisa contar com uma equipe ágil e multifuncional.
Usualmente, esta empresa é contratada para providenciar o frete e acompanhar 100% das atividades operacionais inerentes às etapas do transporte.
Dessa maneira, além de desempenhar o papel de intermediário entre a companhia de transporte internacional e as partes negociantes, ele se responsabilizará pela:
- coleta da carga no exportador;
- definição de rotas internacionais;
- estufagem do contêiner (se o embarque for marítimo);
- remoção da carga; e
- o acompanhamento de atividades específicas, como a fumigação.
Como a expertise do agente de cargas está na organização dos processos logísticos, suas atividades de agenciamento de carga devem estar orientadas ao atendimento ao cliente.
Isso porque de nada adianta primar pelo gerenciamento dos processos logísticos “porta a porta” sem prover comunicação clara sobre o status do frete da mercadoria para as partes mais interessadas, que são os exportadores e importadores.
Consultor de comércio exterior
Muito se questiona sobre os benefícios de contratar um consultor de comércio exterior, especialmente nas empresas de grande porte.
O principal motivo favorável à contratação de um consultor é o fato de que este profissional circula no mercado e, portanto, é ele quem estará mais atualizado das melhores práticas.
Além disso, o consultor pode ser um grande aliado para promover networking entre empresas e abrir portas para alianças estratégicas.

Um bom exemplo é a condução de atividades de apoio mútuo como encontros de benchmarking. Pois sem desenvolver networking dificilmente você e a sua equipe conseguirão participar de encontros de qualidade técnica que só uma sessão de benchmarking pode oferecer.
A característica principal de um consultor é o interesse genuíno pela ótima performance de seu cliente. Não é à toa que muitos consultores se tornam professores universitários, uma vez que momentos de consultoria podem ser capazes de render ótimos insights ao negócio.
A tecnologia auxilia no sucesso das operações
É claro que não podemos deixar de mencionar os benefícios da tecnologia, afinal, quem investe em ferramentas automatizadas e aplicativos garante clareza nas informações e consegue transmitir essa mesma clareza ao seu cliente durante o atendimento.
O objetivo de usar a tecnologia não é apenas para manter-se atualizado, mas garantir agilidade no atendimento de forma proporcionar autonomia a todos os envolvidos no processo e segurança a respeito do que está acontecendo.
Atendimento ao cliente especializado e personalizado é com a Gett
Diante de tudo o que falamos, já deu para perceber que somos profundos conhecedores em atendimento especializado, não é mesmo?
Sabemos que os processos de importação e exportação são complexos e, por isso, desenvolvemos softwares de gestão automatizados capazes de facilitar o controle de contratos, fechamento de câmbio das faturas, controle dos embarques, emissão de documentos e emissão de nota fiscal.
Além disso, é possível controlar despesas desde o início até o fechamento dos processos de exportação e importação.
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