Entendo que existe, no cotidiano do Comércio Exterior, uma compreensão equivocada sobre o que é Desembaraço Aduaneiro.
Pode parecer papo de advogado chato se pagando de entendido, mas no cotidiano de e-mails e telefones durante um despacho aduaneiro de importação (e até exportação), pode levar a entendimentos que confundem, por exemplo, se já pode mandar o caminhão carregar porto.
Pois é, já dei o spoiler aqui… Desembaraço Aduaneiro não é sinônimo de Despacho Aduaneiro, independente do cabelo ser cacheado, fino, crespo, seco e com frizz.
O que é Desembaraço Aduaneiro?
Em suma, o Desembaraço Aduaneiro na Importação é o ato que conclui a conferência aduaneira (Art. 571, do Regulamento Aduaneiro, RA), após essa conclusão será emitido, via Siscomex, a emissão do Comprovante de Importação (§2o).
Portanto, o Desembaraço Aduaneiro é a conclusão do Despacho Aduaneiro, é aquela etapa que, quando alcançada, faz todo Despachante Aduaneiro e Importador girar bombril em comemoração, depois e correr para emitirem a Nota Fiscal para o carregamento.
Ou só eu fazia isso (escondido dos pais) na infância?
Veja também: Nota Fiscal de Importação: Como emitir nota de importação em poucos minutos?
É importante saber a diferença de nomenclatura, pois é a partir da data do Desembaraço que se contam prazos como:
- Do Regime Aduaneiro de Admissão Temporária (Art. 360, RA);
- Do Entreposto Aduaneiro (Art. 408, RA); ou
- Do Depósito Afiançado (Art. 490, RA).
E por se tratar do final, vamos, é preciso voltar ao início para compreender a diferença.
Como funciona o Despacho Aduaneiro na Importação até conseguir o Desembaraço?
O Despacho de Importação é o trâmite que vai verificar se a declaração está em conformidade com a mercadoria e os documentos que a acompanham, bem como com a legislação específica que a rege (Art. 542, RA).
A fim de que a explicação se mantenha sucinta e prática para entender o que é Desembaraço Aduaneiro, vamos relevar diversas exceções e cuidados específicos que existem para cada produto, modo de embarque, terminal, legislação…
Tenha isso em mente para seguirmos, ok?
Veja também: Logística Internacional: O que é, importância e como funciona?
Quando começa o Despacho Aduaneiro?
O Despacho Aduaneiro começa na data depois que a Declaração de Importação foi registrada (Art. 545, RA), normalmente realizado pelo Despachante Aduaneiro do Importador.
Contudo, só será possível registrar a DI se:
- tiver as informações do processo;
- a(s) Licença(s) de Importação (LI) for(em) deferida(s);
- tenha dinheiro em conta para pagar os tributos;
- não haja discrepância nos módulos do Siscomex referente à carga (como um NCM incorreto declarado no Mercante); e
- tenha recebido a presença de carga da área alfandegada onde a mercadoria encontra-se.
Em suma, precisa da papelada do processo, da carga ter chegado, de dinheiro, das informações em conformidade e, se tiver LI, precisa estar deferida.
Veja também: 4 tipos de containers marítimos mais utilizados na importação
Quais os documentos necessários?
Disse acima “informações do processo” pois, na prática, você não precisa dos documentos físicos para iniciar o Despacho Aduaneiro.
Sério, pergunte para qualquer Despachante Aduaneiro se ele já não teve que registrar DI (contra a vontade dele), com informação recebida por e-mail, post-it ou até zapzap.
O importante, a princípio, é ter a informação, e de preferência correta… agora se isso vai acabar bem, aí são outros five hundreds.
Mas se o processo parametrizar em canal diferente de verde, corre que será necessário apresentar a tríplice primordial (Art. 553 + E, VIII, Art. 728, RA):
- Fatura Comercial;
- Conhecimento de Embarque; e
- Romaneio de Carga (Packing List).
Consta também da legislação a necessidade de apresentar o comprovante de pagamento de tributos, mas como é pago via Siscomex, são poucas as situações em que realmente precise apresentar. Por certo, importante fazer uma menção honrosa ao Certificado de Origem e demais documentos necessários em decorrência de acordos internacionais ou por força de lei.
E pare de pedir para o Exportador assinar o Packing List! Não há nenhuma lei exigindo isso… já basta a Fatura Comercial para nos envergonhar.
Veja também: Operação Back to Back – Como funciona e quais as vantagens?
Onde ocorre o Desembaraço Aduaneiro?
Tanto a condução do Despacho quanto sua conclusão no Desembaraço Aduaneiro, ocorre via Siscomex, desde 1997 a papelada na Importação vem sendo reduzida.
Enquanto esse trâmite ocorre, a carga estará na área alfandegada que foi informada estar na D.I e não! Não dá para informar um local diferente, é por ideias malandras assim que existe a presença de carga.
Quem faz o Desembaraço Aduaneiro?
Uma vez que cabe à Receita Federal analisar a conformidade das informações da DI, dos documentos e recolhimento dos tributos federais, é também responsabilidade dela de conceder o Desembaraço Aduaneiro.
Mas ainda dependerá de outros trâmites para que consiga realizar o carregamento da mercadoria, tais como o pagamento do ICMS, do frete internacional, da avaria grossa (espero que não tenha) e dos serviços do terminal alfandegado.
Quantos dias demora para conseguir o Desembaraço Aduaneiro?
Se teu processo parametrizar verde, é possível iniciar o Despacho, conseguir o Desembaraço Aduaneiro e carregar a mercadoria no mesmo dia, em questão de horas.
Por outro lado, se cair em canal vermelho, durante uma greve da Receita Federal e o fiscal ainda exigir a análise de um perito, é capaz de demorar mais que um frete marítimo Busan>Santos com direito a pinga-pinga, transbordo e ataque pirata no chifre da África.
Veja também: Logística portuária: o que é, desafios e como impacta na economia do país?
Lá naquela região que o Tom Hanks teve seu navio container invadido em (Capitão Phillips), antes disso tentou a vida como piloto de avião (Sully: O Herói do Rio Hudson) e antes disso ainda naufragou após a queda de avião da Fedex (Náufrago).
Que cara mais zica para transporte internacional…
O Despacho Aduaneiro é um dos momentos mais tensos, complexos e sensíveis de uma Importação, por isso não é possível dizer quanto tempo vai levar até conseguir o Desembaraço: além da parametrização, há mais fatores que influenciam:
- modo de embarque;
- tamanho da DI (se não tiver um sistema para ajudar, complica);
- variedade de produtos;
- agilidade logística e administrativa do terminal alfandegado; ou
- se o fiscal dormiu de calça jeans.
Uma solução é perguntar para seu Despachante Aduaneiro ou Consultor de Importação quanto tempo outros clientes com operação e produto similar ao seu estão levando no caso de canal verde e vermelho (melhor e pior cenários).
Conclusão
Ficou claro o que é Desembaraço Aduaneiro? Promete que não vai mais chamar de Despacho?
Para obter assistência especializada e identificar a melhor solução para a sua empresa, entre em contato com a GETT. Não perca tempo:
Artigo escrito por Jonas Vieira
Consultor, Escritor e Produtor de Conteúdo de Comércio Exterior
LinkedIn – Instagram – Podcast – jonas-vieira.com