como automatizar sua empresa
6 min

5 dicas para automatizar a sua empresa

A tecnologia faz parte da rotina de qualquer indústria que visa a relevância no seu respectivo mercado. Com a revolução provocada pela chamada Indústria 4.0 iniciou-se uma nova forma de se perceber o mercado, atingindo os setores da indústria e as equipes envolvidas nas atividades de cada empresa.

Assim, hoje, automatização é a palavra que dá o tom em qualquer estratégia arrojada de modernização de uma indústria e, por isso, destacamos adiante 5 dicas que podem ajudar sua empresa a automatizar todos os seus processos.

Automatização de processos: o que é?

Antes de iniciarmos as dicas, é necessária uma melhor definição do que se trata essa tão falada automatização. E ela nada mais é do que tornar automático aquilo que é realizado de uma forma braçal, engessada ou reativa.

Existem fluxos de atividades em sua empresa hoje que ocorrem rotineiramente, em uma periodicidade exata com características que possuem um padrão sem variação. A automatização de processos consiste em transformar atividades que são constantemente realizadas do mesmo modo em algo fluido, sem a necessidade de intervenção, já que ocorre sempre do mesmo jeito.

Mas, muito além do que tornar automático aquilo que era braçal, a automatização impulsiona um estudo contínuo dos fluxos da empresa para buscar padrões de atividades, de informações e de demandas.

como automatizar sua empresa

Qual é sua importância?

Para entender melhor sua importância, vamos analisar algumas teorias de como automatizar sua empresa.

Na maneira reativa, a empresa busca moldar suas atividades de acordo com os feedbacks dos clientes, visando fornecer serviços mais personalizados e satisfatórios.

Já na maneira ativa, a empresa busca adotar uma abordagem mais simplificada, onde as atividades exercidas são idealizadas de acordo com a política da empresa, onde a mesma busca aperfeiçoar seus produtos e serviços por meio de mecanismos estabelecidos. Nessa maneira de automatização, os clientes não influenciam a maneira da empresa atuar, a partir de seu feedback.

No que tange à maneira proativa, as atividades da empresa são sempre elaboradas de maneira que possam suprir as necessidades do mercado, gerando demanda ao invés de responder a elas. Desse modo, quando a empresa consegue automatizar uma parte de suas atividades, ela consegue desocupar-se de tarefas triviais e burocráticas, e utilizar os dados e indicadores para focar na antecipação das necessidades dos clientes de qualquer empresa.

Agora, alternando o foco do embasamento teórico para o prático, pode-se dizer que existem várias técnicas e maneiras diferentes de aplicar a automatização de processos na sua empresa. Com isso em mente, passamos agora a observar algumas dicas em relação ao que deve ser feito em vistas à automatização de determinadas atividades em sua empresa.

Dica 1: Integração

Esta dica está atrelada a uma das maiores dificuldades na hora de automatizar processos que é a necessidade de envolver diferentes áreas de atuação que, por sua vez, possuem equipes, características e premissas diferentes.

Em relação a questões tecnológicas, fale precisamente com seu time de tecnologia e oriente-os a priorizar as APIs de sistemas que facilitam a integração com outros softwares externos e de outros setores, evitando, assim, ruídos nas trocas de informações entre áreas.

A respeito do fator humano, foque na gestão de equipes interdisciplinares para facilitar sua integração. Evite ao máximo a departamentalização da sua empresa, derrube os muros e colabore para que todas as equipes estejam engajadas no mesmo objetivo.

Dica 2: Não esqueça da equipe

A automatização de processos é um assunto com um foco muito forte na tecnologia, porém a dica é não deixar de lado o grupo de pessoas que irá viabilizar tudo isso.

Muito se fala do paradoxo que é a automatização versus a substituição do trabalho humano. Sabe-se que a equipe de trabalho será sempre preponderante, não importa o grau de automatização, porém é necessário que eles também tenham ciência disso e que estejam preparados e capacitados para lidar com a realidade de constante atualização de dados e informações com que a empresa irá contar a partir de sua automatização.

Dica 3: Fluxo de processos mapeado

O principal fator a sofrer transformação será o fluxo de processos da empresa, por meio da inteligência artificial, juntamente com todos os demais recursos desenvolvidos para tanto.

Uma excelente dica consiste, assim, em mapear todos os processos realizados na empresa. Apesar de demandar um certo trabalho inicialmente, o mapeamento possibilitará o esclarecimento dos pontos de maior necessidade de intervenção e melhoria.

Dica 4: Metas, objetivos e estratégias claras

Antes de iniciar a automatização da sua empresa, é necessário entender até onde a indústria deseja chegar. Tenha muito claro quais são os resultados que a empresa quer atingir, e reflita sobre quais são as metas e principais estratégias para que a equipe que irá auxiliar no processo de modernização consiga também adequar suas atividades a esses resultados almejados.

Dica 5: Invista em tecnologia

E por último, mas não menos importante, invista em tecnologia! Busque indicações, pesquise no mercado, fale com especialistas e separe um orçamento específico para tecnologia de automatização.

Hoje em dia há muitas empresas que se colocam como especialistas no assunto, mas nem sempre isso acontece de fato. Por isso, é importante buscar referências, conferir cases de sucesso e fazer o máximo de testes possíveis para conhecer os softwares e recursos que lhe forem oferecidos.

Em suma, a Indústria 4.0 trouxe uma realidade fatídica para as grandes empresas: a automatização é necessária. A necessidade de focar no core-business da empresa faz com que seja ainda mais imperativo otimizar todas as demais atividades desenvolvidas para que o resultado esperado de fato venha.

tecnologia para automatização de processos

Deste modo, em relação ao processo de automatização, um dos principais benefícios é a possibilidade de se obter e se analisar dados inteligentes dos processos da empresa em tempo real, fazendo com que os devidos ajustes e intervenções necessárias tenham uma agilidade muito maior.

A Gett facilita todos os seus processos com um software exclusivo e especializado para profissionais do Comércio Exterior. Conte conosco!

Compartilhar

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.

Conheça o melhor sistema comex do mercado