Agenciamento de Cargas: o que você precisa saber sobre esse serviço?

Agenciamento de Cargas: o que você precisa saber sobre esse serviço?

O Agente de Cargas (Freight Forwarder) é um dos profissionais mais importantes para a cadeia logística, pois ele é responsável por todos os trâmites que envolvem o agenciamento de cargas, a movimentação, desde sua coleta, reservas e acompanhamento do transporte até o gerenciamento de todo o embarque, incluindo as partes burocráticas e prazos que envolvem todo o processo.

Para saber mais sobre as atividades desse profissional, leia o artigo “Agente de Carga Internacional: o que é e qual a função deste profissional?”, pois aqui abordamos um novo olhar sobre o agenciamento de cargas e seus desafios, principalmente considerando o cenário atual do Comércio Exterior.

Mas para saber mais sobre o Agenciamento de Cargas, continue a leitura.

Desafios atuais dos Agentes de Cargas internacionais

Se estivéssemos em qualquer outro momento antes da pandemia, diria que os principais desafios dos Agentes de Cargas eram os altos valores de multas aduaneiras cobrados em caso de erros ou perda de prazos, a dificuldade em captar clientes e a grande concorrência, ou até mesmo a demurrage e outras taxas cobradas ao longo da operação.

Porém, com o cenário atual, os Agentes de Cargas enfrentam desafios que podem representar um grande perigo para a saúde de suas empresas e a perda de grandes oportunidades.

Digo isso porque a pandemia escancarou os gargalos logísticos: fretes internacionais nunca foram tão altos, há escassez de contêineres e armadores ainda estão omitindo portos (blank sailing), mas por outro lado, nunca na história do Brasil houve tantas importações e exportações.

Hoje, o maior desafio do Agente de Cargas não são as multas, a demurrage ou taxas, o maior desafio nesse período caótico da logística é não entregar apenas o frete internacional, mas sim se preocupar em entregar inteligência logística para empresas e buscar de fato o sucesso do cliente.

Quais as vantagens em ter um Agenciamento de Cargas?

Contar com um bom Agenciamento de Cargas traz muitas vantagens para as empresas que atuam com importação e exportação, pois com seu know-how proporcionam maior segurança para a operação e soluções inteligentes.

Inteligência Logística

O principal serviço do Agente de Cargas é assessorar o importador ou exportador a realizar os trâmites logísticos internacionais que podem se dar em diferentes modais, cujas peculiaridades e necessidades variam em cada caso.

Antes do estudo, o Agente de Cargas deve se preocupar em entender fatores como: o tipo de mercadoria, transit time, necessidade de urgência, tamanho, quantidade, origem e destino. 

  • Modal Aéreo: o transporte aéreo é conhecido por ser mais rápido e seguro, no entanto seu valor é alto comparado a outros tipos de transporte. Vale a análise se a necessidade de urgência e segurança compensarem o investimento.
  • Modal Marítimo: conhecido pelo menor custo e maior transit time, o modal marítimo era considerado a melhor opção para empresas com um bom controle de estoque e que podem aguardar. Porém com a escassez de contêiner, muitos Agentes de Cargas estão sugerindo a divisão da carga em lotes para utilizar a modalidade Less than a Container Load (LCL), em que o importador compartilha um contêiner com outras empresas importadoras. É digno mencionar que outros Agentes de Cargas estão utilizando contêineres como o Non-Operating Reefer (NOR) quando com valor inferior ao contêiner comum, mas vale se atentar pois as taxas de armazenagem do NOR são muito mais altas.
  • Modal Rodoviário: no Brasil, o transporte rodoviário é o mais utilizado dentro do perímetro nacional e também marca presença em operações para países vizinhos.

Por estar diretamente envolvido no mercado, o Freight Forwarder entende como estão os valores de frete internacional e taxas e conta com ferramentas tecnológicas que o ajudam a tomar as melhores decisões para cada embarque.

Otimização de custos

Com o grande volume de embarques e o relacionamento com as principais transportadoras de diferentes modais, corretoras de seguro internacional, coloaders e despachantes aduaneiros, os Agentes conseguem encontrar preços competitivos e baratear custos da logística internacional.

Além disso, um bom Agente de Cargas é capaz de analisar dados e selecionar indicadores para avaliar se é possível ou não reduzir os custos da operação, mitigar riscos, reduzir burocracias ou até mesmo sugerir possíveis benefícios fiscais para seus clientes. 

Ter esse parceiro logístico ainda permite que a empresa foque em seu core business e utilize o tempo de seus colaboradores em atividades que agreguem maior valor para a organização. 

Centralização do processo e assessoria especializada

O Freight Forwarder estará com sua empresa em todas as fases do processo, fazendo o melhor para que tudo ocorra como esperado, e assessorando sua empresa caso haja algum empecilho ao longo da operação, comunicando todo processo e buscando possíveis soluções com o menor custo.

Caixas em miniatura ao lado de calculadora, com G na fonte da Gett em vetor ao fundo, simbolizando o agenciamento de cargas.

Como escolher um Agente de Cargas?

As cotações com o Freight Forwarder podem ser realizadas de duas formas, a depender da empresa. O Bidding Process (BID) é um modelo de contratação no qual se busca encontrar o fornecedor que melhor se adequa às necessidades da empresa, com foco no preço final. Essa estratégia traz garantia de preços que a outra modalidade, a cotação SPOT (individual), não tem, porém com o risco de perder bons fornecedores que não conseguiram chegar nos critérios estabelecidos. Ambas as formas, BID ou SPOT, são legítimas e podem ser utilizadas para escolher um Agente.

No entanto, há outros aspectos que muitas vezes são esquecidos e que fazem toda a diferença na qualidade do embarque. Confira.

Preço e Valor

É importante salientar que escolher um Agente de Cargas deve ser uma escolha não apenas baseada em preço, mas também em valor, ou seja, o que esse fornecedor pode entregar para sua empresa, por exemplo:

  • mais agilidade;
  • menos multas;
  • menor transit time;
  • melhor lead time

Relacionamento

Com um mercado tão competitivo, os Agentes que quiserem sobreviver nele precisarão focar no relacionamento e, para isso, é necessário atenção especial, um bom atendimento e uma excelente comunicação.

Quanto melhor a comunicação entre as empresas, melhor se dará a operação logística e menores os riscos.

Rede de Agentes

Antes de escolher seu fornecedor, verifique as redes de Agentes às quais ele pertence, esse é um fator que pode ajudar muito. Essas redes trazem conexões com centenas de países do mundo, confiabilidade e segurança, pois para os Agentes entrarem nesses ambientes é necessário comprovar uma série de fatores.

Maturidade

Um Agente de Cargas com longa experiência ou profissionais experientes que já enfrentaram diferentes períodos econômicos e desafios logísticos, conhecem o mercado, sabem o que estão fazendo e ainda contam com uma grande rede de conexões.

Atualização e Inovação

Mesmo a maturidade sendo um fator muito importante, a atualização constante e a inovação não podem ficar para trás. Por isso, ao escolher esse fornecedor, pergunte quais ferramentas ele utiliza, você perceberá grandes diferenças no tempo processual com Agentes que utilizam algum tipo de tecnologia.

Quando é a hora de mudar de Agente de Cargas?

Ter diferentes opções de fornecedores é sempre aconselhável às empresas, tanto para o poder de barganha, quanto para conhecer novos serviços, mas nem sempre é necessário mudar ou conhecer novos fornecedores se o seu já te atende muito bem e oferece valores competitivos! Mas considere trocar de Agente de Cargas se ele:

  • mentiu para você;
  • omitiu taxas da cotação;
  • não mantém uma boa comunicação com sua empresa;
  • não cumpre prazos estabelecidos;
  • não cumpriu as promessas que fez.

Lembre-se, o Agente de Cargas é aquele profissional responsável por levar seu produto de um lugar ao outro, não negligencie essa fase tão importante!

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Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduanda em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.

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