revenda de importados via marketplace
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A evolução do e-commerce e como a tecnologia pode ajudar importadores

Há pelo menos uma década, a revenda de importados via marketplace vem se destacando como um dos mais promissores meios de realizar vendas atualmente, devido às grandes vantagens de otimização de processos e alcance de um grande público.

Segundo dados do relatório Webshoppers, realizado pela Ebit|Nielsen em parceria com a Elo, as vendas no marketplace brasileiro saltaram de 8,4 bilhões de reais em 2011 para 26,4 bilhões em 2019. Entretanto, não há como omitir que as medidas de isolamento provocadas pelo coronavírus tenham contribuído drasticamente com o aumento na procura por produtos pela internet.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), aproximadamente 20 milhões de brasileiros realizaram uma compra online pela primeira vez no ano de 2020, e cerca de 150 mil lojas começaram a vender por meio das plataformas digitais. Ao todo, foram realizadas mais de 301 milhões de vendas feitas pela internet, com um valor médio de R$419.

De fato, o marketplace caiu no gosto dos consumidores brasileiros, o que reforça a necessidade do importador aprimorar constantemente seus conhecimentos sobre este meio.

Mas o que é o marketplace?

O marketplace é um ambiente virtual que possibilita a importadores um meio mais rápido e prático de revender suas mercadorias. Eles podem realizar suas operações de compra e venda de produtos, permitindo que vendedores e revendedores de todos os tipos anunciem seus produtos. Considerando a facilidade de acessar uma loja pela internet, isso permite aos vendedores um alcance de público ilimitado, maior tráfego e melhores resultados para os negócios.

Companhias como Amazon, eBay, OLX, Mercado Livre, Magazine Luiza, Shopee, Ali Express e muitas outras gigantes varejistas realizam grande parte de suas vendas por meio do marketplace, justamente por todas as vantagens competitivas e otimizações operacionais que esse meio possibilita.

Nos últimos 10 anos, o comércio online vem se tornando cada vez mais predominante no mercado varejista mundial, sendo uma opção estimada entre os importadores, e também a mais utilizada pelos consumidores, pois possibilita acesso a milhões de produtos, 24 horas por dia.

Como surgiu o marketplace?

O marketplace surgiu em meados de 1960, nos Estados Unidos, quando algumas companhias de telecomunicações começaram a utilizar o Electronic Data Interchange (EDI) ou traduzindo para o Português Intercâmbio Eletrônico de Dados, para compartilhar informações como documentos e arquivos com outras empresas com o principal intuito de mostrar aos donos das organizações que um cliente tinha interesse em comprar determinado produto.

Porém, o marketplace como conhecemos hoje, teve seu primeiro registro na história em 1985, no ramo de turismo, quando a empresa Thomson Holidays UK, lançou o primeiro website com foco em vendas B2B. Na época, esse tipo de serviço era exclusivo apenas para empresas e era bem mais genérico devido às limitações tecnológicas da época.

Marketplace no Brasil

Nos últimos cinco anos, os meios de vender mercadorias importadas vêm passando por grandes mudanças, e aqui devemos destacar o grande crescimento das vendas online no mercado nacional, impulsionando também a revenda de importados via marketplace. Segundo pesquisas do EBIT (NielsenIQ Ebit), mesmo com o atual cenário de recessão econômica, as vendas através do marketplace no Brasil apresentam crescimento ano após ano, principalmente a partir do ano de 2016, que foi quando o Brasil começou a demonstrar sinais de crescimento consideráveis na área do e-commerce.

O crescimento do varejo eletrônico em ritmo superior ao do varejo físico como um todo tem sido realidade nas últimas duas décadas, e muito disso vem acontecendo devido ao grande aumento de pessoas que importam mercadorias com o intuito de revendê-las, seja para fazer um dinheiro extra ou iniciar um novo negócio. A participação do mercado online nas vendas totais de varejo no Brasil ainda é baixa, aproximadamente 4% em 2017, porém dobrou em cinco anos, a considerar que estava em cerca de 2% em 2012. Entretanto, para algumas categorias, a concentração de vendas no canal já é superior a 35% do mercado.

Por ser um país com tarifas de impostos muito altas e inflação cada vez maior, muitos importadores e lojistas perceberam que importar mercadorias, mesmo com todos os gastos em logística e até terceirização de serviços, o valor final pago por um produto pode ser bem inferior ao valor pago pela mesma mercadoria em território nacional. Estes e outros fatores vêm impulsionando o mercado de importações no Brasil.

O mercado se expandiu muito rápido também em número de varejistas. O comércio eletrônico brasileiro é composto por mais de 450 mil e-commerces ativos, e boa parte destes e-commerces é composta por pequenos sites ˗ 88% deles recebem até 10.000 visitas mensais; 11%, entre 10.000 e 500.000 visitas mensais e menos de 1% recebe mais de meio milhão de visitas/mês (Big Data, 2015).

Revenda de Importados via Marketplace: Como automatizar?

Cada vez mais, o vendedor precisa trazer velocidade para o seu e-commerce se quiser ser competitivo e se destacar de seus concorrentes. Para isto, existem softwares que são capazes de automatizar e facilitar grande parte dos processos burocráticos atrelados à comercialização de produtos.

Além disso, a aplicação desses sistemas não são apenas para conversão de vendas e aumento de lucro para o vendedor, e sim para um melhor aproveitamento do seu tempo em focar na gestão do seu negócio de forma organizada e assertiva, além de aumentar a sua reputação dentro dos marketplaces, fator decisivo para aumentar suas vendas e melhorar seu posicionamento nessas plataformas.

Para entender o porquê de a automatização e a integração serem essenciais para o marketplace, antes é preciso entender e elaborar minuciosamente as fases essenciais para o desenvolvimento e também aprimoramento dele. O primeiro passo é elaborar um plano de negócio bem estruturado para que o vendedor não seja pego de surpresa na parte da implantação do seu empreendimento online e possa seguir para a próxima etapa.

Com a aderência ao marketplace, as vendas tendem a aumentar consideravelmente, os processos manuais além de serem mais demorados, ficam passíveis de erros. E essas operações podem se tornar ainda mais complexas se você optar por vender em diferentes marketplaces. Nesse caso, ele precisa ter uma atenção redobrada no quesito da administração do seu estoque. Nesse momento, começam a surgir os primeiros empecilhos da falta de automatização e integração de um comércio online. Tendo em mente as etapas do desenvolvimento e do aprimoramento do marketplace, vamos explicar como essas modificações podem ser significativas para o seu negócio.

Leia também: Elimine gargalos na gestão de distribuição de mercadorias importadas com a Gett – Software especializado em Comércio Exterior!

Como já foi possível identificar, diversos fatores podem ser primordiais para que um importador possa sempre ser competitivo no mercado. A automatização pode ser uma grande aliada para seu negócio quando o foco é reduzir tarefas operacionais e repetitivas, otimizar o seu tempo, prazos de entrega e reduzir ao máximo erros na expedição.

gestão de estoque para revenda de importados via marketplace

Quais as vantagens da tecnologia para vender produtos importados em marketplaces?

  1. Alcance e visibilidade: a tecnologia de coleta, organização e tratamento de dados de forma automatizada, possibilita que a empresa também tenha maior visibilidade e controle dos produtos que entram, dos que saem, do estoque e é claro da parte financeira.
  2. Aumento das vendas: com mais tempo para concentrar-se no core business, o empresário pode focar em otimizar suas estratégias de marketing e vendas.
  3. Otimização de tempo: a automatização possibilita uma grande redução de atividades manuais, otimizando o tempo da equipe e reduzindo erros e custos.
  4. Vantagem competitiva: o mercado de varejo no geral está ficando cada vez mais saturado, logo, a competitividade é imensa, e estar presente no marketplace colocará seu negócio em paridade com a concorrência, ou até mesmo à frente dela. A tecnologia traz maior vantagem competitiva para as empresas, pois acelera processos, identifica gargalos e traz maior controle à operação.
  5. Planejamento estratégico: empresas que realizam importações precisam ter um grande controle no estoque para que não exista ruptura ou custos inesperados. Além disso, é necessário um grande estudo logístico para garantir que a mercadoria chegue dentro do prazo estipulado e com as condições necessárias. Ter um software integrado com informações de ponta a ponta ajuda empresas a realizar um planejamento correto para todas as etapas do processo, prevendo possíveis situações e baseando suas decisões em dados confiáveis a partir de um software de Business Intelligence.

Leia também: Métodos para controle de estoque dos produtos importados

Conclusão

De fato, é perceptível que automatizar os processos para a revenda de importados via marketplace é essencial para que seu negócio obtenha bons resultados dentro do comércio exterior, tendo em vista que, no mercado digital de varejo, são necessárias diversas tarefas repetitivas e complexas, que normalmente almejam diversas pessoas capazes de realizá-las, aumentando significativamente os custos com mão de obra.

O Data Driven Gett, assim como citado ao longo deste artigo, é capaz de otimizar seus processos logísticos e administrativos de maneira inteligente e eficaz. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração!

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Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.

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