Gestão de estoque Comex: 5 motivos para contar com o apoio da Gett

Gestão de estoque Comex: 5 motivos para contar com o apoio da Gett

A gestão de estoque é uma das principais atividades de um negócio, é a capacidade de planejamento, organização e controle de todos os produtos que entram e saem, de modo que significa dizer que interfere no processo de compra e venda e suas peculiaridades. 

Ter uma boa gestão significa evitar gargalos como: excesso de estoque ou estoque insuficiente, problemas com sazonalidades e a falta de integração dos setores com o coração da empresa.

Principalmente quando diz respeito a produtos perecíveis, com validade ou tempo de uso, é importante ter consciência de métodos de controle de estoque como:

    • Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS);

    • Último a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS);

    • Média Ponderada Móvel (MPM);

    • Just in Time;

    • Curva ABC.

Nesse cenário, a gestão de estoque se torna ainda mais importante quando aplicada ao Comércio Internacional em que há a dependência do mercado externo. Logo, é muito importante que as empresas que atuam na área realizem uma boa gestão, pois isso determinará o sucesso com clientes finais e o equilíbrio financeiro. 

Ao longo dos anos essa área evoluiu muito. Antes o controle de prazos, produtos, lead time, lotes e validades eram realizados de forma manual, ocasionando grandes custos à empresa.

Porém hoje graças ao Comex 4.0 é possível ter processos inteligentes e controles automatizados que resultam na redução de custos, qualidade da operação, redução de atrasos na entrega de produtos e maior satisfação dos clientes. 

Neste artigo indicaremos 5 formas que a Gett Tecnologia pode ajudar sua empresa a otimizar a gestão de seu estoque. Continue a leitura!

1. Melhores compras e poder de barganha com fornecedores

Michael Porter, em sua teoria sobre as 5 forças competitivas que moldam a estratégia, destacou que o poder de barganha com fornecedores é importante para medir quão dependente um negócio é de seu fornecedor. 

Essa estratégia pode ser melhor executada quando se tem um bom controle de estoque. Por exemplo, em geral fornecedores oferecem melhores negociações quando produtos são comprados em grandes quantidades, e essa compra em larga escala muitas vezes só é viável com um bom planejamento prévio e um grande controle de estoque.  

2. Redução de custos e produtividade da equipe

Automatizar processos gera maior produtividade da equipe, isso porque as atividades realizadas em um determinado período de tempo são reduzidas drasticamente. 

Com o software da Gett é possível realizar o controle dos pedidos, gerar etiquetas, integrar o catálogo de produtos a diferentes marketplaces e ainda pode ser 100% integrado ao setor financeiro para gerar boletos e realizar cobranças automaticamente. 

Assim, é evidente a possibilidade de uma grande redução de custos operacionais e maior produtividade da equipe que pode focar em melhorar o planejamento, aumentar as vendas e reduzir ainda mais os custos. 

Além desses ganhos, outra forma de reduzir os custos da operação é pela análise dos relatórios emitidos por meio do sistema em busca de otimizações. 

3. Gestão de risco 

Toda empresa que tem um estoque deve desenvolver gerenciamento de risco, isto é, a capacidade de identificar possíveis falhas futuras e encontrar formas para que isso seja evitado ou que se tenha o menor prejuízo possível. 

Esses riscos podem ser: capacidade operacional, tributações, infraestrutura logística, sazonalidades nos pedidos de compra, custos logísticos, viabilidade da operação e muitos outros. 

Um software especializado em Comércio Exterior, armazenagem e distribuição, ao integrar informações do processo inteiro, consegue melhorar a gestão de risco do estoque, isso porque pode prever rupturas, excessos e entregar dados valiosos para que sejam interpretados por profissionais que podem mapear riscos, mensurar consequências e desenvolver planos de ação. 

O sistema é capaz de entregar uma visão detalhada de cada movimentação de entrada e saída de bens e até mesmo criar análises preditivas que permitem acompanhar, não apenas quantidades já adquiridas, mas também previstas nos pedidos de compra. 

4. Melhor planejamento dos embarques internacionais

A boa gestão do estoque por meio da tecnologia traz benefícios para toda a operação logística. Com monitoramento constante é possível melhorar o controle de importação e exportação para assim obter maiores ganhos financeiros nas operações ao realizar embarques programados, sem atrasos, com reserva disponível e nos modais de transporte mais adequados.  

Ainda, é possível planejar-se antecipadamente para utilizar benefícios fiscais e reduzir consideravelmente os tributos pagos, como o ICMS, por exemplo, utilizando o benefício de determinados estados. 

5. Encantamento do cliente e vantagem competitiva

Entregar um produto de maneira rápida e eficiente é algo que leva muitos clientes a se tornarem leal à marca, portanto, ter um bom controle de estoque está diretamente ligado com o sucesso do cliente. Atualizá-lo em todo o processo de compra pode ser uma grande vantagem da sua empresa perante sua concorrência. 

O software da Gett permite realizar follow-ups automatizados em cada etapa do processo de expedição para que assim seu cliente esteja ciente de onde está o produto que ele comprou. 

Como se viu, o estoque deve sempre estar integrado a todos os setores, sua gestão é essencial para o sucesso da empresa e um software especializado pode oferecer ganhos como a fidelização, vantagem competitiva, redução de custos, maior produtividade da equipe e, consequentemente, mais lucro. 


Otimize sua gestão de estoque, converse com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça o software da Gett!

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduanda em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.

Deixe um comentário