A verdade é que profissionais de Comércio Exterior sempre foram analistas de dados sem nem mesmo saber. Isso porque resolvem problemas complexos baseados em um grande volume, velocidade e variedade de dados (os 3Vs do Big Data). E o fato é que até há pouco tempo, a única forma de analisar essas informações era manualmente, o que tomava grande parte do tempo do profissional. Porém, hoje existem diversos softwares de Comércio Exterior que facilitam o dia a dia dos profissionais de Comex.
No setor operacional, os dados guiam todo o processo: na coleta da mercadoria, embarque, documentações e gestão do estoque. Já no setor comercial, eles são coletados e transformados em informações que permitem uma melhor prospecção de mercado, venda, identificação e mapeamento do público-alvo, além da conquista de clientes fiéis e boas parcerias.
Por meio da organização, tratamento, estudo e análise de dados é possível obter ganhos financeiros e em produtividade, como veremos ao longo deste texto. Assim, a tecnologia se torna uma grande aliada das empresas, pois com ela é possível coletar todas as informações e entregar inteligência operacional e comercial.
Continue a leitura deste artigo e entenda melhor sobre a importância da tecnologia para as rotinas de Comércio Exterior!
O papel da tecnologia na otimização de rotinas
A tecnologia pode ser definida como um conjunto de técnicas sistemáticas de otimização de processos e resoluções de possíveis problemas. Em muitas áreas, ela também significa reduzir trabalhos desnecessários e burocráticos.
Com ajuda da tecnologia o Comércio Exterior evoluiu e trouxe muitos benefícios, tanto para o setor público quanto para o privado, pois com a redução de burocracias e aumento da agilidade nos processos muitas empresas conseguem crescer e se desenvolver, gerando um ciclo virtuoso para a economia.
Dentro das diversas tecnologias existentes, a mais importante, talvez, seja a integração de fases processuais e organização de dados. Afinal, uma empresa que atua no Comércio Exterior precisa ter um grande controle das etapas administrativas, fiscais, comerciais e cambiais de suas operações.
Assim, essa integração permite:
- automatizar atividades, como a emissão de documentos e envio de e-mails;
- melhorar a visualização de todos os setores da empresa;
- ter um modelo de gestão ágil e eficiente;
- observar padrões e tendências para ter maior previsibilidade;
- melhorar as tomadas de decisão.
É por meio de um software especializado em Comex que importadores e exportadores ganham mais controle de seus processos, e o principal resultado é a redução de custos e otimização do seu tempo. Vamos entender mais abaixo!
Por que e quando investir em um software de Comércio Exterior?
Imagine ter acesso a todos os custos da operação logística, antes mesmo de realizar cotações. Além disso, à medida que sua operação avança você adquire maior controle das informações do seu embarque, emite documentos em poucos minutos e ainda realiza o gerenciamento completo de sua carga até o consumidor final. Tudo isso em apenas um software!
Mas agora você pode estar se perguntando: “ok, isso é muito interessante, mas será que agora é o momento de investir nesse recurso?”
Para identificar o instante ideal de investir em um software de Comércio Exterior é necessário entender o quanto sua empresa tem potencial de economia e ganhos após a implementação dele, veja:
1. Redução de custos
A implementação da tecnologia pode reduzir custos da sua empresa no que se refere aos:
- tempo gasto em atividades repetitivas — colaboradores podem dedicar seu tempo em funções que agreguem mais valor para a corporação, reduzindo os custos operacionais da empresa;
- dados organizados — com eles é possível identificar e eliminar possíveis gargalos operacionais;
- uso de papel — o que significa também mais sustentabilidade para a empresa.
Como podemos perceber, o Valor do Dinheiro no Tempo (VDT) é uma estratégia fundamental para o sucesso dos negócios.
2. Produtividade
A tecnologia traz maior agilidade e velocidade na operação, não só pelo aumento da produtividade dos colaboradores, mas também melhorando o atendimento aos clientes e aumentando o nível de satisfação dos consumidores.
3. Maior controle da operação
Ter controle da operação, como um todo, e não depender de informações de terceiros pode trazer diversos benefícios, como:
- diminuição de erros em operações manuais;
- transparência;
- maior controle de prazos;
- escalabilidade do negócio;
- maior controle financeiro.
4. Segurança
Um software é capaz de centralizar informações da empresa e de seus clientes de forma segura, entregando maior confiabilidade na operação. Além disso, é possível criar planos para mitigar riscos e proporcionar a segurança dos embarques.
Os quatro benefícios citados acima funcionam de maneira interligada e permitem, aos importadores e exportadores, uma melhor gestão de seus processos como um todo, desde o estudo da viabilidade da operação até a entrega da carga em seu destino, valendo-se de todas as vantagens mencionadas acima.
Outro fator importante que não pode deixar de ser mencionado é a possibilidade de personalização dos serviços de tecnologia que se adéquam exatamente ao que a sua empresa necessita! É de suma importância a contratação de um fornecedor que não entenda apenas da tecnologia em si, mas também de Comércio Exterior e Logística, pois dessa forma os ganhos serão ainda maiores para a sua empresa.
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