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Data Driven: vantagens, como aplicar e mais

Você sabe o que é o conceito Data Driven e qual a sua aplicação dentro das empresas?

Esse é um tema cada vez mais presente no mercado de trabalho, principalmente porque o uso de dados está se tornando mais frequente a cada dia que passa.

Aliás, aqui na Gett já escrevemos um texto sobre a Data Driven e sua aplicabilidade no Comércio Exterior. Você pode acessá-lo aqui.

No texto de hoje veremos, sobretudo, quais são as vantagens de adotar esse tipo de análise e como aplicá-la dentro de sua empresa.

Confira!

O que é Data Driven?

Antes de mais nada, como o nome sugere, Data Driven trata de uma orientação voltada a dados durante os processos organizacionais de uma empresa.

Só para exemplificar, quando a empresa utiliza a coleta e análise de informações para tomada de decisão, ela está aplicando uma cultura Data Driven.

Isso quer dizer que ela não baseia aspectos importantes de sua gestão em intuições ou simples experiências.

Um cuidado que devemos ter é que não se trata apenas de uma ferramenta utilizada, mas sim de uma metodologia implementada dia após dia. Em outras palavras, podemos dizer que é um aspecto da cultura da organização.

Para que isso ocorra, a empresa se vale de diversas ferramentas para coletar dados e fontes, não só internas como externas. Essas ferramentas cruzam os dados de tal forma que ofereçam um panorama mais claro de todos os processos.

Assim, é possível acessar informações por meio de um filtro que transforma os dados coletados em um material relevante.

Quando falamos de cultura Data Driven, precisamos entender como ela se organiza. Para aplicar uma orientação voltada a dados é primordial que haja uma estrutura.

Essa estrutura não é fixa, mas envolve, por exemplo, leitura, análise e comunicação à base de dados. Além disso, há garantia, ética e privacidade, bem como tomada de decisão com os dados coletados.

Portanto, podemos dizer que a Data Driven envolve, também, o uso de dados e tecnologias para gerar resultados e impactos positivos.

Por que Data Driven é importante?

Não é novidade que o número de dispositivos conectados aumenta mais a cada dia que passa. E esse aumento significa também, inegavelmente, uma maior quantidade de dados disponíveis.

Isso confirma algo que nós já podemos observar: que a presença da tecnologia de dados em nossas vidas vem crescendo exponencialmente.

Outro ponto que nos chama atenção é que, no momento em que o uso de dados é aplicado intencionalmente em uma empresa, o pensamento analítico passa a ser uma realidade. Este, por sua vez, torna mais presente a inovação.

Também precisamos levar em conta que uma cultura Data Driven possibilita que o marketing, sobretudo o digital, seja utilizado mais estrategicamente.

Com o uso de dados para entender o padrão de consumo dos clientes, as tentativas de comunicação, interação e engajamento com eles se tornam mais assertivas.

Ademais, ao utilizar Data Driven, a empresa é capaz de produzir uma experiência do cliente mais próxima do que ele espera. Assim, a jornada é construída de forma estratégica e objetivamente fundamentada.

Contudo, os resultados que uma cultura voltada a dados pode trazer a uma empresa ainda não acabaram.

Eles permitem, além do que já vimos:

  • Otimização de processos comerciais e internos, melhorando a produtividade e reduzindo o desperdício de tempo e de recursos;
  • Maior atribuição de valor aos produtos e serviços oferecidos, uma vez que é possível entender as necessidades do público consumidor e, assim, promover investimentos mais estratégicos; e
  • Tomada de decisão mais assertiva, precisa e estratégica, em virtude de uma maior quantidade de informações utilizadas nas análises.

Quais as vantagens do Data Driven?

Veremos, agora, algumas vantagens que sua empresa pode obter ao aplicar Data Driven nos seus processos.

Antes disso, importar salientar que algumas das vantagens já mencionamos ao longo do texto, mas agora nos aprofundaremos nelas, olhando-as com mais detalhes.

Segmentação e personalização do marketing é a primeira vantagem. Por meio da cultura Data Driven é possível obter informações mais precisas sobre o comportamento dos clientes e estudar as tendências de mercado.

Isso faz com que seja possível entender quais são seus interesses e necessidades, bem como analisar suas interações.

Nesse sentido, se você sabe como seu cliente se comporta, a chance de você criar ações de marketing mais personalizadas e eficazes aumenta.

Dessa maneira, será possível atrair, converter e reter mais clientes, gerando uma conexão cada vez mais sincera com seus consumidores.

Outra vantagem segue a linha que acabamos de debater: uma vez que suas estratégias de marketing são mais direcionadas, os clientes se sentem mais satisfeitos e melhor atendidos.

Isso porque eles conseguem perceber que a empresa que preocupa em entender suas necessidades e solucionar seus problemas.

Por fim, nossa última vantagem é a antecipação de possíveis ameaças para a marca.

Com as informações colhidas por meio de ferramentas torna-se mais fácil adiantar adversidades de mercado. Além disso, também é possível analisar a concorrência.

Como aplicar o Data Driven?

Veremos, agora, como aplicar Data Driven na empresa que está interessada nessa metodologia. Por isso, apresentaremos algumas atitudes que a organização deve adorar a fim de que ela seja uma realidade.

Insira dados na rotina diária

Um ponto importante é que, como vimos, todos os processos, estratégias e indicadores de uma empresa direcionada a dados são organizados a partir deles: dos dados.

Isso quer dizer que os dados precisam estar presentes em todos os níveis da empresa, desde a execução das tarefas mais simples do dia a dia.

Assim, o primeiro passo é aplicar o Data Driven em pequenas ações, buscando insights em dados antes de iniciar um projeto ou rever as estratégias adotadas.

Esse direcionamento será, certamente, rapidamente aplicado a toda empresa, desde que se adote uma estrutura que facilite o acesso e a análise de informações em cada etapa de sua gestão.

Dessa forma, a metodologia não será apenas utilizada como uma tecnologia pontual, mas passará a fazer parte da cultura da empresa.

Busque bons dados

Um cuidado necessário na aplicação de uma cultura Data Driven é a busca por fontes confiáveis, que forneçam dados verídicos.

Dados verdadeiros são, de longe, mais úteis que dados positivos que somente causarão boa impressão.

Utilizar fontes confiáveis e não mascarar os dados obtidos é de grande importância, já que permitirá uma análise do cenário real da organização.

Use a tecnologia

Por fim, temos aqui um pilar muito importante na implementação dessa cultura: o uso da tecnologia.

Sabemos que Data Driven não é meramente uma ferramenta tecnológica. Porém, ela não acontece sem que essas ferramentas estejam implementadas, uma vez que são elas que fazem a coleta, armazenamento e cruzamentos dos dados de maneira rápida e eficaz.

E, sem elas, não é possível gerar relatórios e insights.

Existem diversos softwares que podem ser utilizados para análise de dados. Portanto, cabe a cada empresa analisar as possibilidades e definir qual é a melhor solução para si, de acordo com suas necessidades.

Traga a cultura de dados para a sua empresa com a Gett

A Gett é especialista em tecnologia para gestão e otimização de processos de Comércio Exterior.

A partir de sua expertise adquirida em 13 anos de mercado ela fornece todo o suporte necessário durante a implementação e aplicação de tecnologias para a sua empresa.

Se você deseja eliminar esforços desnecessários, potencializar o talento humano através da tecnologia, estabelecer um modelo ágil de gestão e tomar decisões com base em dados confiáveis, a Gett é sua parceira ideal.

Conheça mais sobre Data Driven e a gestão baseada em dados em nosso site e fique por dentro de nossas soluções.

 

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Jonas Vieira

Jonas é graduado e pós-graduado em Comércio Exterior, atua desde 2007 com foco em importação na indústria e comércio, e desde 2018 produz conteúdo sobre a área. É apresentador do podcast Invoice Cast e Co-Fundador da Invoice Content, agência de marketing que atende unicamente empresas de comércio exterior.

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