A importação é uma maneira encontrada por muitas empresas para terem acesso a produtos e insumos necessários, de qualidade superior ou com custo menor que os disponíveis no mercado nacional. Buscando ser bem-sucedidas na estratégia de aquisição desses produtos, o foco maior deverá aplicar-se na fase de planejamento dos custos envolvidos com a compra internacional.
Vamos explorar, neste texto, os principais aspectos a considerar diante de um planejamento sério e assertivo na hora de importar.
Por que preciso me planejar com os custos de importação?
Em essência, a importação é uma compra, ou seja, a partir da decisão de realizá-la, tudo o que envolve essa operação acaba sendo um custo. Se, por um lado, produtos importados podem ser um valioso investimento (tendo em vista sua rentabilização posterior), a falta de precaução a respeito de alguns dos aspectos envolvidos poderá deixar a operação desprotegida financeiramente. Isso porque entre os principais motivos que fazem da importação uma estratégia arriscada (diante da falta de um planejamento sério) está o envolvimento de questões logísticas, cambiais e tributárias, que influenciam diretamente nos valores e que oneram toda a operação.
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Além disso, há uma série de fornecedores e centros de custos cujos prazos, moedas e negociações precisam ser gerenciados, obedecendo às particularidades e exigências de cada fornecedor. Por esse e outros motivos, um correto planejamento está elencado como a primeira preocupação em grau de importância na hora de importar.
Planejando os custos de importação
Para melhor entendimento disso tudo, cabe dividir cada etapa/custo envolvido e, assim, obtermos um panorama geral de custos.
O mais comum no mercado é se fazer essa divisão e controle por meio de planilhas, embora empresas que contam com maior grau tecnológico já realizem seus planejamentos através de plataformas de gestão de comércio exterior.
Compra da mercadoria
O primeiro custo a ser inserido no planejamento é precisamente o valor de aquisição da mercadoria. Aliás, esse é um ponto que acaba confundindo muitos importadores iniciantes, muitos se vislumbram com o preço menor de algum bem importado em comparação a seu similar nacional, mas não consideram as demais despesas envolvidas.
A compra da mercadoria é feita através de pagamento diretamente ao fornecedor internacional, ou a um intermediário que o representa comercialmente. Nesta etapa, é preciso atentar-se ao Incoterm®2020 negociado, às condições de pagamento e prazos de prontidão e envio.
Câmbio
Visto que as negociações de compras internacionais são comumente feitas em dólar ou na moeda do país do exportador, ao importador brasileiro caberá encarregar-se de fechar a melhor negociação de câmbio possível.
Os custos cambiais estão ligados à necessidade de transformar reais em dólar e vice-versa, e a evitar que isso faça com que a negociação original feita junto ao exportador se veja comprometida pela flutuação da cotação do dólar e de outras moedas aqui no Brasil.
Pode ocorrer que o importador realize a negociação em um valor de mercadoria fixado em dólar, mas, na hora do pagamento ou da confecção de documentos de nacionalização (durante a Declaração de Importação, por exemplo), essa cotação pode estar acima do que foi negociado no início do processo. Eis um exemplo de como os custos podem oneram o investimento feito.
Por isso, a melhor maneira de se prevenir é negociar um câmbio para a importação através de uma corretora de câmbio ou buscar o banco de preferência do importador.
Logística
Dados de mercado apontam que pelo menos 30% dos custos de uma importação são oriundos da logística. Isto posto, vemos aqui a relevância em se planejar para esta etapa crucial da importação; além do alto valor das operações logísticas internacionais, elas impactam diretamente em outros aspectos aduaneiros, como os que envolvem prazos e estoque que poderão aumentar ainda mais os valores do processo.
Nesse momento da importação, o pagamento costuma ser feito a uma empresa especializada em fretes internacionais de importação (Agentes de Carga) que irão realizar todo ou boa parte do transporte da mercadoria.
Lembra que falamos lá no início sobre a importância de se atentar ao Incoterm®2020 negociado na etapa de aquisição da mercadoria? Isso por conta da responsabilidade adquirida e compartilhada com o exportador ao realizá-la. Em outras palavras, dependendo da condição negociada, a mercadoria será disponibilizada pelo exportador em diferentes locais para que o provedor logístico siga com toda a operação.
Além do transporte, lembre-se de que também há custos com armazenagem e sobre-estadias de equipamentos (demurrage, detention, etc).
Tributos e Despacho Aduaneiro
Posteriormente à chegada da mercadoria aqui no Brasil, uma nova etapa se inicia, e mais um custo é envolvido, o dos tributos e do despacho aduaneiro.
A legislação brasileira prescreve um tratamento tributário diferente para cada NCM (Classificação Fiscal) de produtos importados; então, fazer esse planejamento previamente é crucial para entender os custos gerais.
Os tributos normalmente envolvidos são os seguintes: II – Imposto de Importação, ICMS que envolve Importação, IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, PIS e COFINS. Esses valores são pagos diretamente à Receita Federal do Brasil através de guias de tributação ou contas vinculadas à RFB.
O Despacho Aduaneiro é o serviço necessário para dar início à declaração de cada imposto, para confeccionar a documentação envolvida e registrar a Declaração de Importação dentro as conformidades legais.
Este serviço é obrigatoriamente realizado por um Despachante Aduaneiro, que pode ser uma pessoa física ou empresa especializada. O pagamento é feito diretamente para este prestador.
Quais são os custos que mais pesam na importação?
Dentre os custos envolvidos em uma operação de importação, precisamente os que mais impactam são os que envolvem logística, além dos próprios tributos; por isso, fique atento a suas características e nunca deixe de se planejar.
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Dentre os custos que mais estão sujeitos a alterações são aqueles saldados em moeda estrangeira, por isso é importante dar muita atenção ao fechamento de câmbio negociado para essa operação.
Ademais, custos logísticos são os que mais sofrem oscilações em razão de sua direta relação à cotação do barril de petróleo no comercio internacional, pois impactam o valor dos combustíveis utilizados durante o transporte da mercadoria.
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Agora que conseguimos entender, de maneira geral, o quão profunda e abrangente é uma importação na prática, fica o desafio de conseguir gerenciar cada etapa e de encontrar o fornecedor de serviço, correto?
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