Cada vez mais presente no Comércio Exterior brasileiro, o Outsourcing Internacional ganha espaço na condução de prospecção de negócios, bem como na concretização deles.
Nesse texto vamos falar do Outsourcing Internacional, seus benefícios e seus objetivos, além de explicar o que faz uma empresa especializada nesse ramo.
Let’s go!descripsnip
O que é Outsourcing Internacional?
Comumente confundido com a terceirização (vamos explicar a diferença entre eles no tópico seguinte), o Outsourcing Internacional consiste na prestação de serviços ligados à natureza do negócio, ou seja, do ramo que a empresa atua.
O foco aqui é justamente nos objetivos da empresa, de forma que seu negócio alavanque através de outras empresas especializadas nessa prestação de serviço.
O termo foi criado em 1930 pelo economista britânico Ronald Coase, em um trabalho sobre organização empresarial.
Leia também: Logística Internacional: O que é, importância e como funciona?
Qual a diferença entre terceirização e Outsourcing?
Uma vez definido o que é o Outsourcing, fica fácil identificar a diferença entre ele e a terceirização.
Enquanto o Outsourcing cuida do tal Core Business (o famoso “negócio da empresa”, a atividade fim), a terceirização fica com as partes secundárias, de atividade meio, tais como limpeza, segurança, transportes etc.
Leia também: Trading Company: o que é e quais são as principais vantagens?
Qual o objetivo do Outsourcing Internacional?
Assim como cuidar do Core Business, o Outsourcing Internacional tem o objetivo de melhorar a estratégia da empresa, por meio dos serviços que presta.
Serve também para aumentar a qualidade e competitividade, como acontece nos casos de supply chain, serviços de TI e operações de compra e venda, por exemplo.
No que diz respeito às empresas de Comércio Exterior, significa dizer que uma empresa de Outsourcing será a responsável, por exemplo, por toda a operação de determinado produto/serviço até o seu destino.
Leia também: O que é Armador no Comércio Exterior? Confira os tipos
O que é uma empresa de Outsourcing?
Essas empresas oferecem know-how para o seu negócio, dando-lhe a oportunidade de economizar em matéria de produtos, serviço, pessoal, acesso a tecnologias de difícil ou oneroso acesso (até então), bem como a manter-se produtivo.
E para fazer um Outsourcing com resultados favoráveis, nada melhor do que encontrar empresas especializadas nesse tipo de atividade.
Sim, elas existem e estão aí para ajudar as empresas que buscam esse tipo de melhoria para o seu negócio.
O que é Outsourcing e Offshoring?
Dentro do Outsourcing existem três termos que são utilizados para definir o grau de relação entre contratante e contratada: Onshore, Nearshore e Offshore, vamos a eles:
Onshore
São contratações de serviços de empresas que estão no mesmo país.
Nearshore
Os serviços contratados neste formato estão localizados em empresas de países próximos, com o mesmo fuso horário (ou com uma hora de diferença), com idioma e culturas semelhantes.
Offshore
Esta modalidade está ligada à contratação de serviços provenientes de nações distantes e pode ser mais vantajoso economicamente, quando contratado de países em desenvolvimento.
Assim, podemos dizer que o Outsourcing Internacional concentra-se nas modalidades Nearshore e Offshore.
Leia também: Importação e Exportação: diferenças e como é o processo?
4 benefícios do Outsourcing
Falamos a respeito do que é e quais seus objetivos, agora vamos aos benefícios do Outsourcing Internacional.
É importante que o gestor esteja atento e bem informado na hora de encontrar e contratar uma empresa de Outsourcing Internacional, que ofereça conhecimento e equipe profissional diferenciada.
Vamos listar apenas as quatro principais, dentre as inúmeras vantagens deste tipo de negócio.
1. Economia
Com o Outsourcing Internacional, contratar empresas em países cujo custo de produção/mão de obra seja menor do que o local de destino fará com que se tenha economia com a criação total do produto/serviço.
Se uma organização externa oferece os mesmos resultados ou até superiores por um custo inferior, então é muito vantajoso optar por essa mudança.
2. Tecnologias
A diferença de poder econômico entre os países pode representar barreiras a novas tecnologias e profissionais especializados.
Na TI, por exemplo, o Outsourcing Internacional pode representar a transferência de provedores e servidores, sistemas e profissionais. Por esse motivo, as empresas contratantes têm acesso a uma completa infraestrutura para as suas necessidades.
3. Produtividade
Com o Outsourcing Internacional, a empresa ganha mais produtividade, pois pode contratar empresas que consigam produzir mais do que a capacidade atual da contratante, tanto em produto, quanto em serviço.
Produzindo mais, o faturamento sobe e a empresa tem maior capacidade financeira para melhorar sua estrutura, negócio etc.
4. Foco da Empresa
O foco dos gestores fica direcionado para os setores e partes mais importantes do negócio e que demandam maior know-how da parte deles.
Com isso, ganha-se nos objetivos primários e secundários, pois com o foco do Outsourcing em algumas atividades de cunho principal, a empresa pode focar em outras áreas para o crescimento uniforme.
Leia também: Como funciona a Logística Reversa, o que é e qual sua importância?
Outsourcing de Logística: por que terceirizar?
O Outsourcing na cadeia logística e de supply chain é primordial para as empresas que precisam suprir essa demanda e que muitas vezes não possuem estrutura para cumprir com suas obrigações ou, pior, torna-se muito caro mantê-las.
Contratar empresas que possuem conhecimento e especialização no seu ramo de negócio, fora do país, é uma excelente saída para aquelas empresas que querem crescer e se desenvolver, da melhor forma possível, com a melhor economia.
Se é necessário um sistema de controle de estoque, entrega, de entradas e saídas mais específicos, o Outsourcing Internacional trará vantagens em tecnologias e a custos mais baixos.
Além desse tipo de controle, é possível também se certificar que não haverá perdas e extravios, além de poder contratar o processo de deslocamento ou armazenamento.
Leia também: Redução de custos e Cálculo ROI na Gestão de Comércio Exterior
Conclusão
E você amigo(a)?
Já precisou recorrer a um Outsourcing Internacional? Trabalha em uma empresa especializada? Como foi a sua experiência? Vamos continuar esse bate-papo nos comentários!