produtos importados na Black Friday
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Como atender a demanda de importações da Black Friday?

Todos os anos os importadores passam pela mesma preocupação com o dilema das importações da Black Friday, pois os questionamentos e as dúvidas são sempre variados.

importações da Black Friday

De uma forma cíclica, podemos citar como sendo as principais questões que os importadores procuram entender:

  • qual é a demanda pelo produto que deseja vender;
  • em que ciclo do mês da campanha necessita ter disponibilidade para que sejam evitados os desperdícios e perdas.

Ou seja, dilemas para lidar com o over stock ou o stock out, situações que inegavelmente fomentam muitos prejuízos.

Um ano por si só extraordinário – já tivemos eleições presidenciais e agora estamos entrando em clima de Copa do Mundo. Fato é que a insegurança do importador continua como reflexo da pandemia, intensificando esse período de incerteza e inflação que oscila. No entanto, como tirar proveito do momento presente e tomar uma decisão para investimentos tão grandes?

Confira o artigo abaixo e saiba o que os especialistas esperam dessa fase para o comércio exterior.

Quais são as expectativas da Black Friday e da Copa 2022 para as vendas de produtos importados?

Apesar do período sazonal estar bem direcionado para o mercado B2C, os especialistas nos assuntos do comércio exterior dizem que o mercado B2B é que fomenta as demandas de vendas maiores para as importações.

Pesquisas recentes revelam algumas características pertinentes ao consumo no período das promoções nesta época de vendas. Esses dados podem auxiliar o importador a atender suas demandas de importação para a Black Friday.

São elas:

  • 87% dos consumidores assistem futebol;
  • 59% dos brasileiros buscam por bens duráveis como televisões ou celulares;
  • 50% dos entrevistados compram com o objetivo de preparação para a Copa;
  • 62% dos brasileiros têm o costume de comprar/contratar produtos/serviços.

Essas pesquisas afirmam ainda que os varejistas e muitos e-commerces têm experiências cada vez melhores com as vendas das importações da Black Friday, por meio de históricos com faturamentos de aumentos graduais.

Quais são os pontos relevantes para que os importadores se preparem para a Black Friday?

O passo a passo para os importadores é detalhado, sendo necessário ter conhecimento do processo para se nortear com as importações da Black Friday. Ou seja, é essencial saber o que necessitam executar para conseguir iniciar as suas importações não só nesse período. Mas também para impulsionar as importações para o próximo ano, mediante alguns detalhes a serem tomados.

Os passos a serem pensados e executados podem começar desde uma boa escolha pela Trading Company que irá auxiliar nos processos internacionais. Além disso, o produto escolhido deve passar por todos os testes necessários para validação, com prévia antecedência, para entender como compor o preço de importação até que, finalmente, chegue ao lucro almejado pelos gestores do comércio exterior.

Isto é, não basta a vontade do importador de trazer o produto para ser comercializado, mas é importante entender como trazê-lo para o país. O público-alvo que o gestor deseja atingir deve ser muito bem pensado, além de estudar a carga tributária que incidirá sobre o produto. Afinal, é preciso saber se realmente vale a pena essa importação.

Indo além da rapidez na chegada do produto no Brasil, por meio de um modal eficiente, faz-se necessário ficar atento para as duas possibilidades de executar as importações em nosso país, a saber:

  • forma direta, quando a empresa decide importar por conta própria;
  • forma indireta, com o auxílio de uma Trading Company, por conta e ordem ou encomenda.

Por este motivo, é válido ter um planejamento de todos esses passos essenciais, os quais precisam ser executados de forma ordenada para que o produto possa vir de forma correta, no tempo certo, ao cliente final, resultando em maior competitividade.

De que forma otimizar o processo de importação?

Principalmente para os importadores iniciantes, o planejamento para os processos de importação da Black Friday deve ser minucioso e executado com preciosismo para ser bem-sucedido.

processo de importação

A começar pelo cálculo do preço final do produto. Não é uma conta simples.

Deve-se levar em conta os custos e despesas operacionais na aquisição do produto importado e, para isso, os detalhes são importantes. Como, por exemplo, por onde importar ou por onde chegará a mercadoria de maneira que permita ao gestor a melhor tomada de decisão. Além de possibilitar tratar dos detalhes de forma preditiva, mensurando ainda a precificação ideal do produto, com a diminuição dos custos e melhor vazão no mercado escolhido.

O que fazer no primeiro momento para executar as importações da Black Friday?

Em princípio, perceba qual é o público-alvo que deseja atingir e entenda quais são as suas necessidades e expectativas para esse período sazonal de compras.

Em seguida, saiba em que mercado internacional quer atuar, qual produto pretende trazer para o país que solucione os problemas dos consumidores finais identificados.

Além disso, é importante atentar para a qualidade do produto importado que almeja vender. É preciso igualmente verificar a capacidade dos fornecedores no atendimento da sua demanda, nas quantidades ideais e no cumprimento dos prazos de entrega estabelecidos.

Desta forma, o importador não corre o risco de zerar seu estoque de segurança, além de manter a credibilidade na relação comercial com o seu cliente, realizando a mesma frequência e cadência dos pedidos.

Bem como é necessário manter um bom relacionamento com a carteira de fornecedores estabelecida, que estejam próximos da sua empresa, a fim de que não ocorram gargalos no fornecimento do produto e o cronograma planejado não seja prejudicado com retrabalhos.

Assim, importante definir as características essenciais do produto para que o fornecedor consiga realizar o melhor atendimento, de forma confiável e evitando gaps operacionais na cadeia de suprimentos internacional. Para enfim emitir a nota fiscal e o produto ser entregue no local indicado pelo consumidor.

Quais são os benefícios do projeto de importação?

Esses benefícios agregam valor para o processo das importações da Black Friday, pois farão mais sentido para a execução da logística internacional com eficiência e eficácia. Algumas dessas vantagens são os desenhos:

  • tributários;
  • logísticos;
  • fiscais; e
  • contábeis.

Colocando todas as vertentes necessárias pautadas no projeto, alinhado a um software que otimiza o tempo de execução dos processos, o gestor será auxiliado de forma positiva para que o produto chegue ao mercado em que atua com mais competitividade e assertividade.

Como é feita a gestão de distribuição dos produtos importados no omnichannel?

Desde a crise sanitária que se instalou pelo mundo com a Covid-19, os distribuidores se viram perdidos no meio do caminho pouco digital que trilhavam, percebendo que precisavam se renovar por meio da ação em outros canais de vendas. Ou seja, precisaram passar do “one to one” para o omnichannel com o auxílio do marketing para que as vendas não fossem tão impactadas.

Com isso, as vendas no e-commerce B2B por meio de canais digitais cresceram exponencialmente. Esses canais executam o trabalho para as empresas com a garantia de um grande catálogo de produtos disponíveis.

Diante dessa nova possibilidade, os distribuidores perceberam a importância do marketing como aliado no trabalho, com o propósito de aumentar as vendas do digital. Além da importância de fazer um bom planejamento de consumo do produto para compor o preço de venda.

distribuição dos produtos importados

De que forma a Gett pode ajudar a sua empresa com as importações na Black Friday?

A Gett é uma empresa especialista em tecnologia para comércio exterior, cujo software SaaS já é utilizado por mais de 500 importadores no Brasil.

Compreendemos que ser especialista é entender a fundo não somente os processos do comércio internacional, mas também as necessidades dos clientes e dos profissionais da área.

A Gett tem o objetivo principal em auxiliar no crescimento das empresas parceiras por meio da tecnologia, efetuando todo o trabalho junto dos seus clientes.

A transformação digital deve ser aliada à maximização do tempo e talento humano dos importadores e dos exportadores brasileiros.”

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Jonas Vieira

Jonas é graduado e pós-graduado em Comércio Exterior, atua desde 2007 com foco em importação na indústria e comércio, e desde 2018 produz conteúdo sobre a área. É apresentador do podcast Invoice Cast e Co-Fundador da Invoice Content, agência de marketing que atende unicamente empresas de comércio exterior.

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