close up of sale tag with black friday sign on black
7 min

Black Friday: desafios na definição da estratégia de Pricing

Ter uma boa estratégia de pricing para a Black Friday é um processo que exige muito conhecimento do mercado de varejo e sobre o evento em si, pois há uma série de fatores externos e internos que podem ser decisivos antes de uma tomada de decisão tão importante.

Tendo em vista as proporções do evento no Brasil e da grande popularização do e-commerce durante o lockdown da Covid-19, empresas de importação e do setor industrial, em especial, devem estar atentas aos diversos desafios e oportunidades que o evento proporciona dentro destes setores.

A Black Friday, sem dúvidas, é um momento crucial para promover produtos a preços diferenciados. É isso que os clientes aguardam, e qualquer coisa diferente disso pode desacreditar o consumidor em relação ao seu negócio.

O varejo como um todo, a cada ano, vem tendo o desafio de quebrar o estigma da “Black Fraude”. Por isso, é importante preparar o seu negócio para, de fato, oferecer condições especiais ao público.

Entretanto, definir preços e estratégias de venda é uma tarefa que exige muito conhecimento e experiência no setor; por isso, nem sempre realizar este tipo de processos de maneira autônoma para sua empresa pode ser uma boa ideia, sendo a melhor alternativa procurar a ajuda de uma assessoria ou consultoria.

Por que definir uma estratégia de pricing para a Black Friday?

Desde 2013 – ano em que a Black Friday começou a ser popularizada no Brasil –, a data, conhecida por ocorrer sempre na última sexta-feira de novembro, vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de varejo brasileiro.

Para se ter noção, no ano passado, a intenção de compra da população brasileira durante a Black Friday estava em 47%, e a ocasião gerou um faturamento de R $4,2 bilhões no e-commerce. As expectativas para este ano são de que mais de 50% dos brasileiros adquiram produtos na data, de acordo com a “Pesquisa Consumo 2º semestre 2022”, da Behup (empresa brasileira especializada em pesquisa, comportamento humano e tecnologia), 50% das pessoas afirmaram que pretendem comprar algum produto durante a Black Friday em 2022.

Por que definir uma estratégia

Ou seja, em 2022, mais uma vez, essa sazonalidade tem tudo para ser um sucesso de vendas e impulsionar, em diversos aspectos, muitos negócios que não tiveram uma boa performance durante a primeira metade do ano.

Porém, antes de mergulhar de cabeça nestas oportunidades, você deve entender bem as estratégias de pricing para a Black Friday, e neste artigo você irá conhecê-las um pouco melhor.

Como definir a sua estratégia de pricing para a Black Friday?

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a ferramenta que revela como anda a saúde financeira do seu negócio por meio do controle de entradas e saídas de recursos. Se o fluxo de caixa está negativo, significa que o seu empreendimento gasta mais do que fatura. Já se a conta é positiva, os lucros vão bem e superam as despesas.

Com um bom fluxo de caixa, é possível prever, inclusive, as sazonalidades do negócio, como pode ser o caso da Black Friday, permitindo tomadas de decisões mais assertivas.

Um bom fluxo de caixa é feito em quatro passos:

  • Organizar e categorizar todos os gastos do empreendimento;
  • Fazer a previsão de receitas que entram mês a mês;
  • Armazenar os dados, seja em uma planilha do Excel ou em um software específico, para que o fluxo de caixa se torne uma ferramenta de fácil visualização e parte da rotina do negócio;
  • Criar uma rotina para fazer os lançamentos de dados financeiros e revisá-los. Afinal, o fluxo de caixa funcionará melhor se você for usá-lo como uma fonte de comparação e de consulta.

Controle de estoque

A função do controle de estoque é garantir a produção e a importação de produtos na quantidade exata, visando sanar as necessidades da empresa e do público consumidor.

Durante a Black Friday, esse é um processo que merece atenção especial. Caso você importe ou produza produtos em excesso, poderá gastar mais do que o necessário e ficará com produtos estagnados em seu estoque, correndo até o risco de não vendê-los. Por outro lado, se comprar de menos, pode frustrar os clientes e deixar de lucrar.

Leia também: Métodos para controle de estoque dos produtos importados

Por isso, é muito importante definir quais itens deseja colocar em promoção durante o evento e, com o conhecimento prévio do seu negócio e dos seus clientes, conseguirá fazer as projeções de maneira correta para repor o estoque na medida certa.

Para fazer um bom controle de estoque, é importante saber como acondicionar e organizar os itens, e para isso será necessário:

  • Padronizar o cadastro dos produtos;
  • Registrar as entradas e as saídas do estoque;
  • Fazer inventários;
  • Organizar e otimizar o espaço de armazenamento, evitando perder produtos por mal acondicionamento ou não achar uma mercadoria após a venda.

Pensando especificamente na ocasião da Black Friday, a data pode ser uma oportunidade interessante para acabar com produtos encalhados. Dependendo da situação, pode valer a pena vender os itens a preço de custo. Assim, você consegue recuperar uma verba para reinvestir em novos itens e, ainda, liberar espaço no estoque.

Leia também nosso artigo sobre como se preparar para vender produtos importados na Black Friday

Frete grátis

Segundo a pesquisa Behup, o frete grátis é uma das estratégias mais relevantes para o cliente em sua experiência de compra durante a Black Friday.

Então, se não for possível abaixar o preço dos seus produtos, uma alternativa pode ser arcar com o frete para compras acima de um valor específico. Assim, com o aumento do seu fluxo de caixa, você consegue compensar o custo do envio e ainda lucrar.

Uma dica para facilitar a utilização dessa opção pela primeira vez é limitar a promoção para regiões do país que sejam mais estratégicas para o seu negócio. Dessa forma, será mais fácil prever um gasto médio por envio.

Identificação de produtos elásticos

Outra boa estratégia para garantir a rentabilidade das promoções na Black Friday é identificar os produtos elásticos do seu empreendimento. Produtos elásticos são itens que podem ser considerados supérfluos, contudo, uma mudança em seu preço tende a ser rara. Portanto, abaixando um pouco o preço, é possível sentir um aumento da procura pelo público.

Identificação de produtos

Conclusão

Não se esqueça: o primeiro passo para fazer boas promoções e garantir uma gestão financeira eficiente na Black Friday é saber como precificar os seus produtos corretamente com uma estratégia de pricing, e para isso você pode contar com a utilização de sistemas integrados e softwares capazes de armazenar dados e automatizar diversos processos que podem garantir mais foco no core business da sua empresa.

Então, antes de se propor a promocionar, confira se está garantindo margens de lucro saudáveis para o seu negócio. Depois disso, aplique essas dicas e boas vendas no maior evento do mercado varejista.

Compartilhar

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.

Conheça o melhor sistema comex do mercado