7 min

Qual a diferença entre trading e comercial importadora? Entenda de uma vez por todas 

Você sabe o que é uma trading company? E uma comercial importadora?  

No cenário mundial econômico, principalmente nas operações de comércio exterior, muitos termos acabam gerando alguma confusão. Em geral, isso acontece porque esses termos estão em língua estrangeira e sua tradução nem sempre é muito clara.   

Dentro da realidade do comércio internacional, não é diferente, onde os termos trading company e comercial importadora causam essa miscelânea. Afinal, ambas desempenham papeis-chave nos processos de importação, porém, com funcionalidade e características totalmente opostas.  

Dessa maneira, para esclarecer estes termos de uma vez por todas, neste artigo, abordaremos com profundidade o que é cada uma, pontuando individualmente seus pontos fortes e fracos, para que, assim, você possa fazer a escolha mais assertiva e alinhada às necessidades dos seus negócios.  

O que é uma trading company?  

A trading company, também chamada de empresa intermediária, é a empresa que tem o papel de intermediar o comércio internacional entre empresas de diferentes países. Ela atua como uma facilitadora, assumindo responsabilidades burocráticas e operacionais envolvidos nos processos de importação.  

trading

Seu objetivo é justamente simplificar a complexidade de uma operação de importação. Além disso, ela auxilia na superação de barreiras que possam surgir, sejam elas geográficas ou culturais.  

A trading company pode exercer diversas atividades, que vão desde a negociação, passando pelo transporte das mercadorias, até a realização dos trâmites necessários para a liberação dos produtos na alfândega.   

Quais as vantagens de importar por uma trading company?  

Realizar um processo de importação com uma trading company poderá trazer uma série de benefícios. Um deles é aproveitar o conhecimento muito significativo e relevante dessa empresa sobre os negócios internacionais.  

Essa expertise facilita o processo nas primeiras etapas, pois uma trading company já tem seus contatos com fornecedores confiáveis, que atendam aos requisitos necessários. Outra vantagem é a boa condução da negociação, na definição dos termos e condições de preços e pagamentos.  

Como as trading companies possuem contato com diversos fornecedores, uma empresa instalada no Brasil pode importar seus produtos a partir do contato da trading. Além disso, a trading pode otimizar o transporte internacional para seus clientes, realizando a consolidação das cargas de diversos fornecedores em um único embarque.  

Ademais, importar via trading reduz de forma significativa uma das principais preocupações num negócio internacional, que são os riscos financeiros e operacionais. Com a trading, esses riscos diminuem bastante, uma vez que ela já tem fornecedores e pode, então simplificar processos logísticos e aduaneiros que poderiam culminar em atrasos e prejuízos.   

Quais as desvantagens de importar via trading company?  

No caso das tradings, os principais pontos que podem inviabilizar o negócio são os custos, as comissões e os valores adicionais cobrados pela intermediação dos serviços prestados. Todos esses fatores certamente serão uma parcela considerável na formação de preço ao consumidor, ou seja, podem encarecer e muito o produto.  

Além disso, importar via trading pode gerar uma dependência que traga limitações para o seu negócio, como a falta de flexibilidade com o vendedor, seja pela sua escolha, pelas questões negociais. Ainda, existe o risco de sua demanda não ser atendida, se a trading enfrentar algum problema com um fornecedor.  

O que é uma comercial importadora?  

Uma comercial importadora será aquela empresa que, de forma única e exclusiva, irá realizar a compra no exterior e fará a sua revenda e/ou comercialização no mercado nacional.  

Sua atuação como intermediária se restringe apenas a trazer o produto de determinado país e disponibilizá-lo para venda.  

Quais as vantagens de importar por uma comercial importadora?  

Uma das vantagens de importar por uma comercial importadora é que ela tem acesso a fornecedores internacionais com preços mais competitivos. Assim, ela pode obter reduções significativas nos custos de aquisição dos produtos.  

Outra vantagem é que a comercial importadora, por ter uma melhor compreensão do perfil do seu cliente, é capaz de realizar ajustes eficientes na oferta dos seus produtos, além de possibilitar a descoberta de sazonalidades, o que poderá trazer uma receita extra.  

Quais as desvantagens de importar via comercial importadora?  

Contudo, existem desvantagens para serem pontuadas quando se toma a decisão de utilizar uma comercial importadora.  

Uma dessas desvantagens é que o importador perde o controle sobre o processo de importação, uma vez que a comercial importadora é responsável por negociar o preço com o exportador, organizar o transporte e o desembaraço aduaneiro e entregar a mercadoria à empresa importadora.  

Outra desvantagem é que uma comercial importadora possui uma rede pulverizada de fornecedores. Dessa forma, nem sempre ela consegue ter uma negociação vantajosa em diferentes pontos desse processo, como melhores preços, condições de pagamento, além da disponibilidade de produção.  

Afinal, qual a diferença entre trading e comercial importadora?  

De forma assertiva e objetiva, a diferença entre trading e comercial importadora está na definição da sua atuação dentro do comércio internacional.  

A trading company realiza a intermediação de um processo de importação, podendo oferecer mais serviços. Esses serviços podem ser desde a escolha de fornecedores, a negociação, passando pela logística internacional e questões aduaneiras, finalizando com a entrega da carga.  

comercial importadora

Já a comercial importadora tem como objetivo a importação e a logística de distribuição, ou seja, é mais diretamente ligada ao mercado consumidor em si.  

O que é preciso observar no momento da escolha pe que se trata de uma questão de estratégia. Em outras palavras, é necessário definir qual é o objetivo da importação. Se for algo pontual e temporário, uma comercial pode muito bem suprir essa necessidade. Contudo, se é um projeto de longo prazo, de um produto que precise ter a qualidade aferida, uma negociação maior e flexibilidade comercial, a trading company será uma melhor opção.   

Importe seus produtos com a facilidade dos serviços da Gett  

Independentemente da sua escolha estratégica para fomentar o comércio exterior da sua empresa, é imprescindível escolher parceiros eficientes. Além disso, é importante que este parceiro tenha boas ferramentas de tecnologia, para que você possa operacionalizar de forma ágil e assertiva a sua rotina.  

A Gett é uma empresa inovadora e em constante evolução, que possui e desenvolve uma série de sistemas para as operações de comércio internacional. Esses sistemas trarão a visualização da sua operação de ponta a ponta, possibilitando a antecipação de situações e o agir assertivo, preventivo e estratégico.  

Conosco, a sua empresa terá à sua disposição profissionais altamente qualificados e especializados, capazes de compreender com profundidade uma operação de comércio exterior. Assim, eles poderão trazer suporte especializado na adequação do sistema em todas as etapas do processo entre a origem e o destino.  

Logo, importar seus produtos com a facilidade dos serviços da Gett é ter tranquilidade para reduzir os riscos e alcançar os seus objetivos. Dessa forma, você garantirá o sucesso das suas operações internacionais. 

Compartilhar

Jonas Vieira

Jonas é graduado e pós-graduado em Comércio Exterior, atua desde 2007 com foco em importação na indústria e comércio, e desde 2018 produz conteúdo sobre a área. É apresentador do podcast Invoice Cast e Co-Fundador da Invoice Content, agência de marketing que atende unicamente empresas de comércio exterior.

Conheça o melhor sistema comex do mercado