Entrar para o mundo do comércio exterior é um desafio grande para qualquer empresa. Mas principalmente para aquelas que desejam iniciar na jornada da importação de mercadorias. Visto que são muitos os detalhes que devem ser levados em consideração, e que podem assustar os futuros importadores. Por isso a Gett preparou esse passo a passo para te ajudar nessa nova jornada.
Por que importar?
A primeira pergunta que as empresas fazem é o porquê devo fazer uma importação ou invés de compras no mercado nacional. Com certeza, a resposta para essa pergunta irá variar de acordo com o objetivo e tipo de negócio de cada uma. Mas um dos principais pontos que fazem com que as companhias sigam com os processos de importação de mercadorias é a redução de custos.
Além da redução de custo, com a importação é possível encontrar produtos diferenciados. Bem como, com qualidade superior por um preço mais acessível, fazendo com que a importação seja com um bom custo-benefício. Tornando assim esse tipo de operação viável para o negócio da sua companhia.
Um ponto importante que todas as empresas que buscam seguir com operações de importação precisam se atentar é entender de onde e de quem fazer as suas compras. Visto que a origem dos produtos pode fazer a diferença dentro da área de negócio da sua empresa.
Importação da China: vale a pena?
Um dos primeiros países que vem na mente de todos quando se fala de produtos importados é a China. Isso se dá pois esse país é tido como um fabricante mundial de diversos tipos de mercadorias. E com isso, segue sempre a pergunta: vale a pena importar produtos da China?
Como tudo no comércio exterior, a resposta para essa pergunta irá depender de muitos fatores. Sendo que a maioria deles estão diretamente ligados com os objetivos da empresa. Isso porque, é preciso entender o que se busca nos produtos que serão importados.
Se o preço é o único ponto a ser considerado nessa decisão, os itens chineses, na maioria das vezes, são imbatíveis. Contudo, vale a pena mencionar que nem sempre apenas o valor é o principal fator de decisão.
Atualmente, a China conta com uma diversidade de possibilidades a serem analisadas. Como, por exemplo, a qualidade, design e durabilidade dos produtos. Além de cada vez mais contar com empresas que possuem certificações internacionais, como ISO 9001.
Como selecionar fornecedores confiáveis na China
Existem algumas formas de buscar e selecionar fornecedores na China que sejam confiáveis. Uma delas é buscar fabricantes que tenham certificações internacionais. Pois dessa forma, entende-se que já houve verificação das suas atividades, além de contar com a padronização de seus processos.
Outra forma, é contar com o auxílio de empresas especializadas nesse tipo de serviço. Elas fazem a busca de fornecedores para os produtos que seus clientes pretendem comprar. E são eles que fazem todo o trâmite de verificações do fabricante, contando inclusive com visitas técnicas e vistorias.
Independentemente da forma escolhida, um ponto que não deve ser deixado de lado no momento de selecionar um novo parceiro comercial é seguir com visitas in loco. Seja ele um profissional da sua companhia ou uma outra empresa contratada para prestar esse serviço. Visto que essa é uma forma de garantir que a promessa feita na negociação será cumprida, que o fornecedor possui de fato um local físico e capacidade de produção.
Passo a passo para importação de mercadorias
Após a seleção do fornecedor para a sua importação é possível seguir com os próximos passos do processo. Para se importar produtos, seja qual for a sua origem, é necessário seguir alguns passos importantes. Sendo que muitos deles podem fazer toda a diferença no momento da liberação da mercadoria.
Por isso, a Gett elencou aqui algumas etapas do processo de importação. As quais são:
Classificação fiscal
Pode-se dizer que a classificação fiscal do produto é o ponto principal e mais importante de todo o processo. Pois é através dele que é possível verificar quais são as exigências para importar cada tipo de item. Além disso, é com ele também que se verifica qual será a tributação e tratamento administrativo que será aplicado a ele. Por isso, vale a pena investir nesse ponto e assim evitar futuros transtornos e custos extras por conta de erros na classificação fiscal.
Embarque da carga
Após a prontidão da mercadoria é a hora de organizar o seu embarque. Os pontos a serem organizados irá depender do Incoterm acordado na negociação. Contar com um parceiro, como, por exemplo, um agente de carga, para ajudar na organização de todos os detalhes pode facilitar o processo para a sua empresa. Visto que eles possuem conhecimento e contatos para seguirem com todos os pontos para viabilizarem o embarque da mercadoria.
Chegada da mercadoria no destino
Com a chegada da mercadoria no destino é preciso seguir com a sua liberação junto a Receita Federal do Brasil (RFB). É nesse momento que a carga passa pela anuência dos órgãos anuentes. Com todos os documentos em mãos, incluindo certificados específicos para o seu produto e licença de importação, caso aplicável, a declaração da importação deve ser registrada.
Após o registro e parametrização do processo de importação, em caso de canal verde a carga é liberada e nacionalizada de acordo. Estando assim pronta para que a sua coleta seja realizada e posteriormente a entrega em seu destino. Mas caso o seu processo caia em um canal diferente de verde, é necessário verificar quais serão as exigências feitas pelos fiscais para poder cumpri-las e assim seguir com o processo de nacionalização da mercadoria.
Como emitir a NF de entrada de mercadoria importada
Com a nacionalização da mercadoria é preciso seguir com a emissão da nota fiscal (NF) de entrada desse material importado. Para que esse documento seja emitido é preciso seguir alguns passos e cumprir algumas exigências da legislação brasileira.
Contudo, em resumo, para se emitir a NF de importação é preciso contar com alguns documentos. Eles são a declaração de importação, o comprovante de importação e o espelho da NF. Esse último, geralmente, é emitido pelo despachante aduaneiro e disponibilizado para o importador.
Uma forma de facilitar a emissão desse documento é utilizar sistemas de comércio exterior que possuam o módulo de emissão de NF, como os sistemas da Gett. Assim, garantindo que as informações na NF estejam corretas e que ela seja emitida sem problemas.
Como escolher o melhor software de importação para a sua empresa
Para tornar o seu processo de importação mais eficiente, uma das formas é utilizar um sistema para esse tipo de operação. Atualmente no mercado há várias opções de software de importação.
E por isso, o desafio é grande no momento de escolher qual é o melhor sistema para a sua empresa. Para seguir com essa escolha é preciso se atentar aos detalhes da sua operação. Assim será possível entender o que a sua empresa busca solucionar com utilização desse software.
Conte com a Gett na hora de buscar um software de importação
Porém, contar com um sistema de importação que se adapte ao seu processo e que atenda às suas necessidades seja, você uma empresa grande ou pequena, é um diferencial. Visto que o software deve otimizar a operação de importação, independentemente do tipo que ela seja.
A Gett é especialista em desenvolvimento de sistemas específicos para o comércio exterior e de fácil uso. E conta uma gama de soluções que podem ser utilizadas por todos os tipos de empresas, inclusive a sua. Por isso, não perca tempo e venha conhecer como nossos softwares podem ajudar o dia a dia da sua operação. Conte com a Gett na hora de automatizar o seu processo.