O governo está nas últimas fases para a implementação de um novo sistema chamado Portal Único Siscomex, que visa trazer modernização nas diversas etapas do processo de importação, substituindo de vez o Siscomex LI/DI que está em funcionamento desde 1993.
Essa mudança visa aumentar a eficiência e a agilidade no comércio exterior brasileiro. A crescente integração econômica e comercial entre os países têm tornado as empresas mais participativas do comércio global, e para atender a essa demanda, é fundamental um sistema que permita ao governo monitorar e controlar as atividades de importação e exportação, ao mesmo tempo que proporciona agilidade nos procedimentos.
Neste artigo, exploraremos o que é a DUIMP, sua relação com o Novo Processo de Importação e o cronograma do desligamento do Siscomex LI/DI. Confira abaixo!
O que é a DUIMP?
A Declaração Única de Importação (DUIMP) é um documento eletrônico, onde é compilado todas as informações da importação, de natureza fiscal, aduaneira, comercial, administrativa, financeira e tributária. A DUIMP substituirá a atual Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI), que é emitida por meio do Siscomex LI/DI.
A DUIMP faz parte do Programa Portal Único de Comércio Exterior, porém seu uso ainda não foi aderido por todos os importadores, já que o sistema que a engloba não está totalmente completo.
DUIMP e o Novo Processo de Importação
O Novo Processo de Importação (NPI) é o projeto do governo que tem como objetivo reestruturar, desburocratizar, integrar e simplificar as importações brasileiras.
A partir deste projeto, foi desenvolvido as funcionalidades que hoje estão presentes no Portal Único, como a DUIMP. Ou seja, a DUIMP é o resultado derivado do NPI, assim como o Catálogo de Produtos, LPCO, entre outros.
O redesenho do processo de importação foi necessário por conta da alta burocracia envolvida, já que o Siscomex LI/DI foi criado nos anos 90, e conforme o comércio exterior brasileiro aumentava, o sistema foi insuficiente para atender as exigências efetuadas pelos órgãos públicos, levando a necessidade de criação de outros sistemas e processos fora do Siscomex, gerando aumento nos prazos de análises dos órgãos anuentes e redundância nas informações prestadas pelos importadores.
Através do NPI, focou-se em centralizar as informações em um só lugar, tornando os controles por parte dos órgãos governamentais e o acompanhamento por parte dos importadores muito mais simplificado e ágil.
Além de melhorar a competitividade das empresas, a implementação de um novo processo na importação traz melhorias como a possibilidade de inspeção conjunta entre diferentes agentes de governo, uso de uma mesma licença para múltiplas operações e pagamento de taxas por meio do Portal Único.
Inovações nas importações
Conheça alguns módulos e funcionalidades que não existem no processo de importação do Siscomex DI/LI e que fazem parte do NPI e da DUIMP.
- Catálogo de Produtos: neste módulo o importador deverá preencher todas as informações relativas ao produto importado, como descrição da carga, NCM, exportador. O Catálogo funcionará de maneira similar a um banco de dados, podendo um mesmo produto ser utilizado para mais de uma operação, evitando a necessidade de reescrever as informações.
- Pagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE): este módulo visa centralizar todos os pagamentos de tributos e taxas envolvidos nas operações de importação.
- Licença, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO): A licença de importação, caso exigida, será solicitada pelo importador ao órgão anuente por meio do módulo LPCO, de forma mais rápida e integrada.
Siscomex vai ser desligado?
Sim, o sistema Siscomex será desligado e já há uma data!
A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) e a Receita Federal do Brasil anunciaram no mês de Maio, que as operações de importação que hoje são realizadas pelo sistema Siscomex LI/DI, serão efetuadas no Portal Único de Comércio Exterior através da Declaração Única de Importação (DUIMP) a partir de outubro deste ano.
A migração será feita em fases, com as importações marítimas sendo as primeiras a serem registradas na DUIMP, seguidas pelas operações aéreas e terrestres. O desligamento completo do Siscomex LI/DI está previsto para ser concluído até o final de 2025.
Cronograma de desligamento do Siscomex
Ao longo do mês de junho houve diversas transmissões virtuais realizadas pelo Secex/MDIC e Secretaria Especial da Receita Federal, no qual foi anunciado o cronograma do desligamento do Siscomex LI/DI e adoção da DUIMP para os processos de importação.
Conforme citado no conteúdo acima, o Siscomex LI/DI está previsto para ser desligado final de 2025, porém até isso acontecer, os processos serão gradualmente aderidos a DUIMP:
- A partir de Outubro/2024: serão migradas para o novo sistema as operações de importações marítimas, operações sob regimes aduaneiros especiais não sujeitas a LPCO e o trânsito aduaneiro para liberação de mercadorias em zonas secundárias.
- No primeiro semestre de 2025: as importações via modal aéreo, às operações que necessitam de LPCO e importações amparadas pelos regimes de Drawback Suspensão e Isenção.
- No segundo semestre de 2025 (terceira e última fase): irá englobar as importações terrestres e as realizadas sob o regime da Zona Franca de Manaus.
Com base nesse cronograma, espera-se que em 2026 a DUIMP seja o único meio pelo qual as importações brasileiras sejam registradas.
Conclusão
Desta forma, foi possível demonstrar ao longo do artigo o que é a DUIMP e a novidade que ela representa. Sua espera é bastante aguardada por parte dos importadores, já que o sistema atual utilizado desde 1993 está extremamente defasado para lidar com os desafios burocráticos e competitivos do comércio exterior.
Explicamos também no texto a respeito do NPI, no qual é um projeto que redesenhou as importações brasileiras, sendo a DUIMP parte dele, assim como outras funcionalidades e novidades como o Catálogo de Produtos e LPCO.
Por fim, detalhados as informações obtidas até o momento sobre o cronograma de desligamento do Siscomex DI/LI e a adesão das operações de importação à DUIMP, que devem ocorrer gradualmente até o final de 2025.
Cabe neste momento, aos importadores e despachantes, estarem alinhados com esta nova fase e novos procedimentos das importações brasileiras.
A DUIMP, sem dúvidas, é uma inovação. Mas, que tal conhecer outra solução que vai ajudar nas suas importações?
Estamos falando do sistema Gett One, uma solução formulada para auxiliar na emissão de notas fiscais nas importações de sua empresa. Entre em contato e saiba mais!