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O lado B do Outsourcing Internacional: Desafios e soluções práticas  

O outsourcing internacional é uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas que buscam reduzir custos e aumentar a eficiência de seus negócios.   

No contexto do comércio exterior e logística internacional, o outsourcing pode ser utilizado para uma variedade de atividades. Em resumo, pode passar pela importação e exportação de mercadorias, armazenagem e distribuição, transporte marítimo, aéreo, terrestre e documentação e regulamentação.  

Seja onshore, nearshore e offshore, empresas de comércio exterior estão todos os dias em busca de parceiros confiáveis para essas atividades em todos os lugares do mundo e este artigo tratará disso.  

O que é outsourcing internacional?  

O outsourcing internacional é a contratação de serviços de empresas estrangeiras para realizar atividades relacionadas ao ramo de atuação daquela empresa. 

O objetivo é, portanto, melhorar a eficiência e a competitividade da empresa contratante. Isso porque a contratante pode, assim, liberar seus recursos para se concentrar em seu negócio principal, sendo essa uma estratégia de expansão global.   

O termo foi criado em 1930 pelo economista britânico Ronald Coase, que o definiu como “a contratação de serviços que poderiam ser fornecidos internamente”. Por outro lado, a terceirização diz respeito às atividades não essenciais, conhecidas como secundárias.  

O offshoring é uma modalidade de outsourcing que envolve a contratação de serviços de uma empresa localizada em outro país. O offshoring pode ser uma estratégia muito eficaz para reduzir custos. Afinal, salários e custos trabalhistas são geralmente mais baixos em países em desenvolvimento.  

Os termos onshore, nearshore e offshore são utilizados para definir o grau de proximidade entre a empresa contratante e a empresa contratada. Ou seja, no onshore a empresa contratante e a empresa contratada estão localizadas no mesmo país.  

Já o nearshore refere-se à empresa contratante e a empresa contratada localizadas em países próximos, com o mesmo fuso horário (ou com uma hora de diferença), com idioma e culturas semelhantes. Na modalidade offshore, quem contrata e a empresa contratada estão localizadas em países distantes.  

No contexto do comércio exterior e logística internacional, o outsourcing internacional concentra-se nas modalidades nearshore e offshore.  

Outsourcing como parte da estratégia de expansão global  

O outsourcing é uma estratégia de negócios que envolve a terceirização de atividades ou processos para uma empresa externa. O objetivo do outsourcing é liberar recursos para que a empresa possa se concentrar em suas atividades principais. Isso porque, dessa forma, reduz-se custos e melhora-se a eficiência.  

Como dissemos, os custos trabalhistas são geralmente mais baixos em países em desenvolvimento, o que pode ajudar as empresas a reduzirem seus custos operacionais. Além disso, elas podem se concentrar em suas atividades principais e deixar que empresas especializadas cuidem de outras. Isso pode ajudar a melhorar a eficiência das operações, seja na origem ou no destino da prestação do serviço. 

Ao reduzir custos e aumentar a eficiência, as empresas podem certamente melhorar sua competitividade em mercados internacionais. Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode terceirizar o desenvolvimento de software para uma empresa localizada em um país com mão de obra qualificada e custos mais baixos, inclusive se essa empresa de tecnologia presta serviços para comércio exterior.  

Exemplo de Outsourcing para logística internacional  

O outsourcing na logística internacional é uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas que buscam expandir seus negócios para novos mercados. Essa estratégia consiste na terceirização de atividades logísticas, por exemplo transporte, armazenagem, distribuição e serviços aduaneiros, para empresas especializadas.  

Nesse sentido, para as empresas que estão buscando expandir seus negócios para novos mercados, o outsourcing na logística internacional pode ser uma estratégia essencial para garantir o sucesso dessa expansão.   

O outsourcing internacional pode trazer diversos benefícios para as empresas, como a redução de custos, já que permite às empresas reduzirem custos operacionais, por meio de serviços mais eficientes e com custos menores.  

Outro exemplo é a melhoria da eficiência, pois essa modalidade de negócio pode ajudar as empresas a melhorarem a eficiência de suas operações logísticas ao contratar empresas com a expertise necessária para realizar essas atividades com qualidade.  

A economia de custos leva, por fim, à liberação do fluxo de caixa, que podem ser direcionados para outras áreas de seus negócios, como pesquisa e desenvolvimento, treinamentos, marketing, vendas e outros.  

O que pode dar errado em um serviço de outsourcing internacional?  

Um dos principais desafios é a perda de controle da qualidade. Quando uma empresa terceiriza serviços para um fornecedor estrangeiro, ela perde a capacidade de supervisionar diretamente o trabalho que está sendo realizado. Isso pode levar a problemas de qualidade, especialmente se o fornecedor não atender aos padrões de qualidade exigidos pela empresa contratante. 

Outro desafio é a comunicação. As empresas que terceirizam serviços para fornecedores estrangeiros devem estar preparadas para lidar com diferenças culturais e linguísticas, o que pode acabar dificultando uma comunicação clara e eficiente e levar a mal-entendidos e atrasos.  

O outsourcing internacional também pode trazer riscos de segurança da informação. Assim, as empresas que terceirizam serviços que envolvem dados sensíveis/confidenciais devem tomar medidas para proteger esses dados de acesso não autorizado.  

Dificuldades de acesso à infraestrutura logística  

Em alguns países, a infraestrutura logística pode ser ineficiente ou inexistente. O outsourcing pode ajudar as empresas a acessarem infraestrutura logística de alta qualidade, mesmo em países com desafios logísticos.  

Regulações complexas  

Já em outros, as regulamentações relacionadas à logística podem ser complexas e difíceis de cumprir. O outsourcing pode ajudar as empresas a lidarem com essas regulamentações, já que as contratadas possuem expertise necessária para cumprir essas regulamentações em seus próprios países.  

Falta de conhecimento local  

Em alguns países, as empresas podem não ter conhecimento local sobre as práticas logísticas mais eficientes. O outsourcing internacional pode ajudar as empresas a adquirirem tais conhecimentos, uma vez que é comum as empresas especialistas possuírem experiência em diferentes mercados.  

Como escolher a melhor parceria de outsourcing a longo prazo?  

Escolher a melhor parceria de outsourcing a longo prazo é, certamente, uma decisão estratégica importante para qualquer empresa.  

Antes de procurar uma parceria, defina quais são os objetivos específicos. Identifique quais áreas ou processos você planeja terceirizar.  

Pesquise várias empresas de outsourcing que atendam às suas necessidades, considerando sempre fatores como experiência, histórico, reputação no mercado, portfólio de clientes, feedback de clientes anteriores e avaliações online.  

Conversar com outros clientes é uma ótima maneira de obter insights sobre um parceiro de outsourcing internacional, começando por perguntar a eles sobre as experiências com esse parceiro, incluindo o que eles gostaram e não gostaram. Esta informação pode ser valiosa para ajudar a fazer uma decisão informada.  

Certifique-se de que a empresa de outsourcing escolhida possui as habilidades e competências necessárias para executar os serviços/tarefas que você está terceirizando antes de fechar o negócio.  

Um ponto importante, não deixe de avaliar se a empresa de outsourcing é flexível o suficiente para se adaptar às mudanças necessárias ao longo do tempo.  

Conte com a Gett para ficar por dentro das melhores práticas do comércio exterior  

Ao adotar soluções práticas para superar esses desafios, as empresas podem reduzir os riscos e aproveitar ao máximo os benefícios do outsourcing internacional. 

Conte com a Gett para ficar por dentro das melhores práticas do comércio exterior acessando o nosso blog e conferindo os temas que preparamos para essa finalidade. E aproveite para utilizar o nosso software para obter a melhor gestão de suas operações de importação e exportação. 

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Jonas Vieira

Jonas é graduado e pós-graduado em Comércio Exterior, atua desde 2007 com foco em importação na indústria e comércio, e desde 2018 produz conteúdo sobre a área. É apresentador do podcast Invoice Cast e Co-Fundador da Invoice Content, agência de marketing que atende unicamente empresas de comércio exterior.

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