black friday de importados
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Black Friday de Importados: como se preparar?

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, o sucesso de uma empresa está atrelado à combinação da tecnologia com o seu planejamento estratégico. Por isso, venha descobrir neste artigo como se preparar para a Black Friday de importados.

Além da redução de custos, é preciso ter uma base histórica de dados para melhor analisar o perfil de compra e comportamento do consumidor e do mercado diante de volatilidades, bem como de questões macro ambientais podem afetar direta e imediatamente o faturamento empresarial.

Essas questões podem ser desde Guerras (Rússia e Ucrânia) a datas consideradas especiais para os comerciantes e empresas, como, por exemplo:

  • Dia das Mães e Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Black Friday;
  • Natal etc.

Ou seja, fato é que essas ocasiões representam sim uma oportunidade extra para as empresas reforçarem o seu fluxo de caixa. Porém, é necessário planejamento tanto para trazer um novo produto ao mercado, como para realizar a entrega de maneira ágil.

De onde veio a Black Friday?

Originalmente, o termo era usado para definir crises no mercado financeiro, mais especificamente na Bolsa de Valores de Nova York nos EUA.

Posteriormente, ainda no século XIX, a Black Friday passou a ser conhecida como é hoje por nós, um dia no qual é possível realizar a compra dos mais diversos produtos com um desconto muito significativo.

A data acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças celebrado nos Estados Unidos, anualmente sempre na última quinta-feira do mês de novembro.

Em 2022, a Black Friday ocorrerá no dia 25 de novembro, dando início ao período de compras do fim do ano.

Como se preparar para vender importados na Black Friday?

Realizando uma pesquisa e um planejamento bem estruturados, para começar, a fim de administrar de forma eficaz os custos da operação. Pois dessa maneira será possível descobrir produtos e/ou mercadorias, comprá-las a um preço competitivo e, consequentemente, ter efetividade no seu processo logístico.

Esses aspectos não necessariamente precisam ser estudados com tanta profundidade, o que leva meses e exige alto investimento, mas devem trazer o mínimo de entendimento necessário para a tomada de decisão.

Hoje, devido à dinâmica de mercado, o consumo está volátil por uma série de fatores, assim como um produto pode viralizar (divulgação rápida e em larga escala), pode também possuir um ciclo de vida muito curto. Ou seja, a não observância dessas tendências podem trazer prejuízos para a organização.

Aproveite para vender o estoque parado

Para toda empresa, o estoque parado é um custo indesejado. Além de não gerar a receita, pode estar no armazém literalmente ocupando o lugar de um produto que seja mais vendável.

Por essa razão, vale uma conversa entre as áreas para identificar os produtos parados há mais tempo que possam ser vendidos a preço de custo. Isso permitirá girar o ciclo financeiro dentro da empresa durante a Black Friday de importados.

Essa avaliação deverá ser feita não somente mediante uma situação de oportunidade, mas como um todo, uma vez que fatores externos, totalmente alheios à organização, podem afetar a condução do seu negócio. Isto é, o financeiro alinhado com o estratégico permite um posicionamento assertivo.

Desenvolva um bom relacionamento com fornecedores

O sucesso empresarial está diretamente conectado com as parcerias que são desenvolvidas e cooperam para o desenvolvimento dos negócios. Isso porque a volatilidade do mercado traz uma série de imprevisibilidades que nem o melhor planejamento estratégico poderia prever, como é o caso da pandemia da Covid-19.

Com isso, os fornecedores tornam-se fundamentais pela confiança gerada que contribui com feedbacks assertivos e melhoram o fluxo operacional.

relacionamento com fornecedores

Além, é claro, de proporcionar melhores condições de negociação para as compras e prazos de pagamento, a possibilidade de ser o fornecedor exclusivo de um determinado produto, um contrato de longo prazo, dentre outros fatores.

Pesquise os produtos mais comprados e importados na Black Friday do seu segmento

Para colocar um produto à venda, a empresa usou das premissas da pesquisa e desenvolvimento (P&D) e do planejamento e validação para que público aceite o produto e, consequentemente, realize a sua compra.

Ao realizar uma análise dos produtos que os concorrentes estão comercializando, abrem-se algumas possibilidades:

  • encontrar um produto similar de maior qualidade;
  • encontrar um nicho de mercado não atendido;
  • constatar que a demanda está saturada;
  • que não é possível ter um ganho marginal com o produto, pois o concorrente já vende no mínimo para ter lucro.

Em um primeiro momento essa análise apresenta a maior viabilidade, não somente pela questão de tempo, como da necessidade de investimentos para pesquisa. Ou seja, ela poderá ser utilizada em um segundo momento para aprofundar o conhecimento caso a oportunidade levantada apresente diferenciais reais e válidos que mereçam ser investigados.

Prepare uma campanha online

Todos os tipos de mídia são importantes na Black Friday de importados. No entanto, o online merece um destaque maior devido a inegável concentração do uso da internet para a realização das compras pelas ofertas de melhores preços e entrega na porta de casa.

Nesse sentido, dados da reportagem do Correio Braziliense ratificam a necessidade de uma campanha online, apontando que o primeiro semestre de 2022 registrou vendas no montante de R$ 118,6 bilhões, um aumento de 6% comparado ao igual período de 2021.

Já em relação ao número de consumidores, houve um aumento de 18%, passando de 42 milhões em 2021 para 49,8 em 2022.

Por essa razão, dentro do universo consumidor a empresa precisará ter definido o seu público-alvo para então criar sua campanha, uma vez que o objetivo fim é, diante da necessidade por um produto/mercadoria, que o seu seja a primeira lembrança do consumidor para realizar a compra, gerando a fidelização e a compra recorrente como consequência.

Como definir o preço do produto?

O assunto preço precisa ser tratado com importância e criticidade pelas empresas ao defini-lo. Isso porque se observou, em algumas edições anteriores da Black Friday, que algumas empresas davam descontos fictícios de 50% – dobrando os preços do produto para então oferecer o produto com o preço original com um desconto. Essa prática fez surgir expressões como “metade pelo dobro” ou até mesmo “Black Fraude”.

Por isso é imprescindível que haja um alinhamento interno com o departamento de vendas para verificar o quanto eles cobrariam pelo produto, para somente assim partir para uma busca na internet com o intuito de verificar se o preço estaria dentro da realidade e se, com o desconto aplicado, seria possível auferir lucro.

preço de produto na black friday

Controle seus importados da Black Friday com a Gett

A mudança no perfil dos consumidores, agora muito mais dinâmico e volátil, traz para as empresas o desafio de utilizar a tecnologia de maneira estratégica.

Além da necessidade de atender de forma ótima o cliente, precisa-se gerar dados estatísticos para analisar o passado e estudar previsões. Isso para que o futuro não seja uma imensa incerteza.

Nesse sentido, a gestão e controle dos importados da sua empresa poderá estar em outro nível de eficácia perante seus concorrentes na Black Friday ao utilizar o software da Gett para realizar essa tarefa. Entre em contato conosco e agende uma demonstração!

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Jonas Vieira

Jonas é graduado e pós-graduado em Comércio Exterior, atua desde 2007 com foco em importação na indústria e comércio, e desde 2018 produz conteúdo sobre a área. É apresentador do podcast Invoice Cast e Co-Fundador da Invoice Content, agência de marketing que atende unicamente empresas de comércio exterior.

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