tiro-seletivo-do-close-up-de-um-globo-preto
6 min

Impacto dos acordos comerciais internacionais na economia global

É bem provável que, no ambiente em que você estiver lendo este artigo, existe algum produto, próximo a você, que teve sua entrada no país facilitada por um acordo comercial internacional, e você nem sabe.

Desde um notebook, um smartphone, uma cadeira gamer, alguma fonte de energia (solar ou a gás), um tablet, dentre outros.

Os acordos comerciais internacionais têm um impacto significativo na economia global.

acordos internacionais

Esses acordos podem impulsionar o comércio internacional e aumentar a produtividade e a eficiência econômica em todo o mundo. No entanto, esses acordos também podem resultar em problemas, devido algum conflito geopolítico, guerras ou embargos.

Leia também: Tensões geopolíticas para ficarmos de olho em 2023

Os acordos comerciais internacionais são, em sua maioria, acordos entre países ou blocos econômicos, que visam promover o comércio internacional, reduzir as barreiras tarifárias, incentivar a abertura de mercados e promover investimentos estrangeiros.

Por que os países celebram acordos comerciais internacionais?

É bastante comum que, após longas negociações, internas e externas, os países celebrem acordos comerciais junto com suas agências de promoção, com o intuito de promover suas empresas vendedoras e compradoras.

Acordos comerciais internacionais representam, não somente o fato de vender ou comprar mercadorias de outros países, mas também o início de um novo ciclo econômico para os países.

Isso porque, sem dúvida, há um aumento do comércio que gera consequências positivas, como a redução de barreiras comerciais. Isso pode levar a uma maior especialização e eficiência produtiva, resultando em aumento da produção e dos lucros de várias empresas e indústrias.

Também concede o acesso a novos mercados para os exportadores de bens e serviços, permitindo-lhes expandir seus negócios e aumentar suas receitas. Com essa abertura, as empresas aumentam sua competitividade, permitindo-lhes aproveitar economias de escala e reduzir os custos de produção e transporte.

Por fim, promove a cooperação internacional e fortalece as relações diplomáticas entre os países envolvidos.

Os prós e contras dos acordos comerciais internacionais

Existem vários pontos a favor mas também contra os acordos comerciais internacionais. Ao mesmo tempo que um acordo pode estimular a economia, trazendo vários investimentos estrangeiros, pode também estar dando fim a pequenos produtores, gerando algumas desigualdades.

Listamos alguns prós e contras:

Prós:

  • Aumentam a produtividade e a eficiência econômica: com o estímulo ao comércio internacional, empresas podem multiplicar o seu faturamento devido a facilidade de acesso a novos mercados e gerar novos empregos.
  • Reduzem as barreiras tarifárias e facilitam a troca de bens e serviços entre os países signatários: é bastante que os acordos comerciais internacionais criem isenções para estimular o comércio internacional, eliminando barreiras tarifárias que antes eram impeditivas para os negócios.
  • Incentivam a abertura de mercados e a promoção de investimentos estrangeiros: investidores podem querer, ao invés de transferir sua produção para o país, adquirir novas empresas ou até mesmo facilitar capital para que elas possam se desenvolver, ter novos maquinários, etc.
  • Podem beneficiar os consumidores, que têm acesso a uma variedade maior de produtos a preços mais competitivos
  • Reduzem custos devido a acesso a novos materiais ou benefícios fiscais em comum

prós e contras dos acordos comerciais

Contras:

  • As pequenas empresas podem ter dificuldades para competir com grandes empresas estrangeiras, o que pode levar a uma concentração de poder econômico
  • Podem resultar em desigualdade econômica, com alguns setores e regiões se beneficiando mais do que outros

Os acordos comerciais internacionais podem afetar as pequenas empresas de maneira significativa, especialmente quando elas têm dificuldades em competir com grandes empresas estrangeiras.

Isso pode levar a uma concentração de poder econômico, prejudicando a diversidade e a concorrência no mercado. No entanto, esses acordos também podem beneficiar as pequenas empresas, aumentando a exposição a novos mercados e oportunidades de investimento estrangeiro.

Qual o impacto dos acordos comerciais na economia global?

Os acordos comerciais internacionais têm um impacto significativo na economia global.

economia global

Como exemplo, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), assinado em 1994 entre os Estados Unidos, Canadá e México, eliminou as tarifas de importação e reduziu outras barreiras comerciais entre os países envolvidos. Isso criou um mercado comum para mais de 480 milhões de consumidores e aumentou o comércio entre os países. O acordo também atraiu mais investimentos para a região, o que resultou em aumento do crescimento econômico.

Outro acordo comercial que tem impacto na economia global se trata do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas.

O Acordo de Paris de 2015, visa limitar o aumento da temperatura global em menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais. O acordo encoraja os países a adotar fontes de energia renováveis e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Leia também: Política externa brasileira e as perspectivas para as importações no novo governo

Como os acordos internacionais afetam as pequenas empresas?

Infelizmente, algumas pequenas empresas podem ser particularmente afetadas pelos acordos comerciais internacionais, pois podem ter dificuldades em competir com grandes empresas estrangeiras, o que pode levar a uma concentração de poder econômico e à perda de diversidade e concorrência no mercado.

É bastante difícil lidar com esse assunto, principalmente de forma tão ampla, mas existem nichos de mercado que podem sofrer esse efeito negativo como também o efeito positivo.

Afinal, se trata da possibilidade de uma empresa pequena de consolidar sua marca local tornando o concorrente, uma grande indústria, em um “Inimigo comum”, que é uma expressão no marketing de gatilho mental, usado para criar uma ligação com o cliente através de um problema que possui em comum com a empresa.

Normalmente, grandes indústrias possuem dificuldades ao entrar em um país com cultura diferente e também adversidades para customização, permitindo que empresas menores possam se adaptar mais rapidamente.

Como os acordos comerciais internacionais moldam a economia

Se agora você já percebeu que os acordos comerciais internacionais fazem parte do seu dia a dia e acabam, de certa forma, moldando a economia, atente-se para as mudanças que ocorrem a cada novo acordo comercial internacional.

A dinâmica da indústria muda, com uma maior especialização e eficiência produtiva. Isso pode resultar em perda de empregos em alguns setores, mas pode criar novos empregos em outros setores.

Acaba-se criando também um novo padrão e regulamentações, o que pode ajudar a reduzir os custos de conformidade regulatória para empresas e facilitar o comércio entre os países.

Se interessou pelo assunto e acredita que sua empresa está preparada para exportar e importar? Precisa de uma ajuda para fazer a gestão de comércio exterior? Clique aqui e veja como a Gett pode lhe auxiliar.

 

Compartilhar

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.

Conheça o melhor sistema comex do mercado