A operação na logística de distribuição de produtos importados é complexa e dinâmica, e requer uma boa rede de parcerias e automatização de processos.
Os desafios basicamente iniciam no planejamento da compra e seguem de acordo com as etapas seguintes que variam conforme com o tipo de produto adquirido.
Da mesma forma que a empresa se preocupa com os requisitos do produto, deverá se atentar em relação às estratégias adotadas para que a logística seja a mais eficiente possível. Nesse sentido, os métodos adotados pela empresa poderão gerar mais competitividade e principalmente diferencial nos prazos de entrega.

Independente da necessidade, existe sempre uma forma de melhoria e que possibilite atingir as metas com qualidade e segurança.
Por isso, as empresas precisam estar atualizadas com as soluções de mercado de forma inovadora e ágil. Dessa forma, é possível tornar-se referência em seu segmento garantindo cada vez mais o sucesso com os clientes.
O que é logística de distribuição?
A logística de distribuição compreende desde a gestão de insumos, processo produtivo até a saída da fábrica e entrega ao consumidor final. Basicamente, são todas as etapas que envolvem a compra e venda de um determinado produto.
O fluxo de toda operação deve estar alinhado com as necessidades e de acordo com os requisitos de segurança do material. Nesta cadeia de serviços, existem diversos intermediários que são responsáveis por diferentes atividades.
Além disso, os procedimentos logísticos possuem impacto direto no desempenho operacional e financeiro da empresa. Por isso, muitas atividades acabam sendo terceirizadas e demandadas para empresas especializadas que possuem expertise necessária para o sucesso da distribuição.
Principais gargalos logísticos durante a distribuição de produtos importados
A operação logística envolve uma série de serviços ao longo do caminho e que devem funcionar em sinergia para o sucesso da operação.
No caso de logística de distribuição de produtos importados se torna um pouco mais delicado devido à influência internacional.
Alguns exemplos globais de grande escala basicamente bagunçou toda a cadeia de suprimentos como o bloqueio do Canal de Suez, pandemia, greves e recentemente a seca que impacta diretamente o Canal do Panamá.
Mesmo depois que essas situações voltem “ao normal”, o reflexo na cadeia logística ainda segue afetada por meses até que normalize.
Do mesmo modo, existem ainda os gargalos que ocorrem dentro na própria empresa como estoque acima do planejado por redução nas vendas ou erro de planejamento, falta de mão de obra qualificada no mercado ocasionando alta rotatividade e perda na qualidade do serviço.
Logística de distribuição de carga perecível x carga geral
As cargas perecíveis possuem maior fragilidade no transporte, sendo necessário principalmente o controle da temperatura. Por exemplo, o Brasil é um grande importador de salmão fresco do Chile, caso em que a temperatura ideal é apenas para resfriamento e não congelamento da carga.
Para cargas congeladas, a estufagem na logística de distribuição de produtos importados é primordial para evitar avaria da mercadoria. Neste caso, o caminhão ou contêiner reefer deve ser estufado de forma que a ventilação consiga manter a temperatura no meio da carga.
Afinal, geralmente os riscos ocorrem por falta de espaço entre as caixas, levando à necessidade de destruição ou devolução da carga ao exterior por exigência do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Já no caso das cargas gerais, aspectos como fragilidade devem ser avaliados. A embalagem deve estar adequada para que no manuseio não ocorra nenhum dano.
Como gerir a logística de distribuição para produtos importados?
Saber o que fazer em toda a cadeia de fornecimento faz parte da rotina, mas a gestão disso tudo é o que dificulta.
Entender o fluxo macro e micro e principalmente saber como fazer de forma eficiente é o que exige maior atenção e conhecimento.
Diante disso, para evitar transtornos futuros alguns procedimentos devem ser cuidadosamente avaliados e mapeados.
Entenda o fluxo do processo de importação
O fluxo de importação está muito além da compra e nacionalização de uma mercadoria, entre uma coisa e outra há um longo caminho que exige conhecimento técnico e bom relacionamento comercial.
A primeira etapa é identificar se o produto que deseja importar condiz com o consumo nacional, ou se o preço está competitivo tanto para revenda quanto para utilização no processo produtivo.
Após essa definição, iniciam-se os trâmites documentais e alinhamento da parte logística, como modal, INCOTERMS (Termos Internacionais de Comércio) e suas responsabilidades, prazo de pagamento e demais detalhes que irão depender do tipo de produto.
Por fim, inicia-se a logística de distribuição de produtos importados com cuidados desde a origem até o destino.
Nesse processo existem intermédios de transporte rodoviário, marítimo, manuseio do container, armazenagem portuária, processo de desembaraço aduaneiro e retirada do recinto alfandegado.
Existem diferentes etapas que irão depender do modal escolhido, além disso alguns casos são muito mais caros como no caso do transporte aéreo.
Faça boas alianças estratégicas
A parceria comercial é necessária em qualquer fase ou etapa de uma operação da empresa. A partir de uma boa aliança estratégica é possível se prevalecer de benefícios como melhores preços, prazos e principalmente ser prioridade em momentos sensíveis da logística mundial.
Isso nunca foi tão valorizado quanto no período da pandemia.
Até porque só sabemos que a parceria é boa no momento em que temos algum problema e realmente precisamos dela.
Invista em tecnologia na distribuição logística
A tecnologia é primordial em qualquer negócio, fazendo cada vez mais parte das estratégias das empresas ao permitir a redução de atividades manuais e segurança nas informações.
Isso tudo, aliado à redução de erros e assertividade nas informações, é essencial principalmente em situações que envolvem diversas etapas operacionais e requer otimização.

O software é fundamental para todo o gerenciamento da operação, pois permite a cotação das compras, gestão das vendas, controle de estoque e de custos.
As empresas que contam com alto volume de estoque e entregas diárias, necessitam da maior automatização possível para garantir um fluxo logístico de qualidade.
Além disso, oferece dashboards e relatórios para tomadas de decisões a curto, médio e longo prazo, além de indicadores de performance colaborando para a melhoria contínua.
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