Incoterm DAP: O que é e quando ele é aplicado?
6 min

Incoterm DAP: O que é e quando ele é aplicado?

O Incoterm DAP é um dos 11 termos de responsabilidade que orientam o comércio internacional e as relações entre comprador e vendedor.
Conhecer esta norma é essencial para que o negociante não arque com custos desnecessários e não previstos em seu orçamento.
O Incoterm DAP pode ser interessante para importadores que querem maior comodidade nos procedimentos e até mesmo para exportadores que pretendem atrair novos consumidores.
Pronto para entender melhor? Neste texto, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o Incoterm DAP: O que é, quais são suas vantagens e qual a responsabilidade de cada pessoa ou empresa envolvida neste processo. Confira!

O que é o Incoterm DAP?

A sigla DAP (Delivered At Place) pode ser traduzida como “entregue no local”. O termo é um dos Incoterms definidos em 2010 pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) e determina que o exportador é responsável pelo desembaraço da mercadoria em seu país, bem como pelo transporte internacional e pela entrega no local determinado.
Este Incoterm foi criado para substituir os termos DAF, DES e DDU. O objetivo é simples: que as mercadorias possam ser postas à disposição do comprador enquanto estiverem no porto do destino ou até mesmo dentro do navio transportador.
Em termos práticos, o importador possui a função do desembaraço do produto dentro do seu país, além de ter que descarregar e buscar a compra.
Colocando na balança as tarefas de cada um, percebemos que os riscos e responsabilidades deste termo incidem mais sobre o exportador.

O que é o Incoterm DAP
A sigla DAP (Delivered At Place) pode ser traduzida como “entregue no local”.

Em quais situações o Incoterm DAP se aplica?

O Incoterm DAP se aplica a qualquer modalidade de transporte, seja ele terrestre, aéreo, fluvial, marítimo ou lacustre.
As condições também são válidas no caso de haver mais de um meio de transporte.
Leia também: Siscomex Importação – O que é e como funciona o sistema?

O que são os Incoterms?

A palavra é a abreviatura da expressão International Commercial Terms (Termos Internacionais de Comércio). Os Incoterms são regras estabelecidas pela Câmara de Comércio Internacional (ICC), que definem e padronizam as obrigações dos contratantes nas operações de compra e venda internacional.
Estas normas regulamentam quem pagará o frete da mercadoria, onde será o ponto de entrega, qual dos envolvidos deverá ficar responsável pelo seguro, dentre outros pontos.
A criação dos Incoterms, em 1936, foi uma resposta aos frequentes conflitos entre exportadores e importadores, que não tinham seus papéis definidos com clareza.
Na medida em que as responsabilidades de cada componente da cadeia é explicitada, os Incoterms permitem que a pessoa que vende para o exterior possa calcular todos os seus gastos e, assim, ter maior dimensão sobre o orçamento.
Vale ressaltar que as normas determinadas pelos Incoterms são aplicadas somente na relação de exportadores e importadores.
Assim, empresas transportadoras, seguradoras e despachantes não estão submetidas aos termos. Em 2019 tivemos uma atualização dos Incoterms e você pode conhecer essas mudanças clicando aqui.

Qual é a divisão das responsabilidades no Incoterm DAP?

Nas transações com o Incoterm DAP, as responsabilidades ficam assim divididas:

  • Cabe ao exportador/vendedor:
    • Transporte dentro do país de origem e até o local de destino;
    • Seguro no país de origem e seguro internacional;
    • Burocracias alfandegárias e direitos de exportação;
    • Embalagem, identificação e carregamento da mercadoria;
    • Inspeção e peritagem;
    • Descarga, manuseio e armazenamento no país de destino;
    • Seguro e transporte dentro do país de destino, que leve o produto ao local combinado.
  • Cabe ao importador/comprador:
    • Burocracias alfandegárias e direitos de exportação em seu país;
    • Inspeção e peritagem da mercadoria (junto com o vendedor);
    • Descarga do produto.
Imagem com um avião, um caminhão de carga, um navio cargueiro e alguns conteiners
Nas transações com o Incoterm DAP, as responsabilidades são divididas entre exportadores e importadores.

Como é feita a troca de responsabilidades no Incoterm DAP?

O papel do vendedor não termina quando a mercadoria chega ao país de destino.
Suas obrigações só são encerradas no momento em que o produto é colocado à disposição do comprador, na data ou dentro do período que foi previamente acordado, em um local de destino indicado – que não seja um terminal – e pronta para ser descarregada do veículo transportador.
A partir daí, cabe ao importador inspecionar as condições nas quais sua compra foi entregue e descarregá-la.

Quais são as vantagens do Incoterm DAP?

O principal benefício dos Incoterms é a padronização dos procedimentos referentes ao comércio internacional, o que evita múltiplas interpretações sobre as informações e eventuais prejuízos ao comprador ou vendedor.
Falando especificamente sobre o Incoterm DAP, podemos elencar outras vantagens.
Ao escolher este termo, por exemplo, o comprador evita surpresas na hora do pagamento. Isso porque o exportador já irá embutir todos os custos com frete, seguro, impostos e desembaraço aduaneiro no preço final da compra, e então o importador terá certeza sobre o quanto gastará com o procedimento.
O mesmo não ocorre com outras categorias, como no Incoterm DDP. Nesta norma, o preço é negociado no momento da compra, e podem aparecer taxas que não estavam previstas no orçamento, o que prejudica o comprador.
Utilizar esse Incoterm também garante maior comodidade ao importador, que não terá que gastar dinheiro e tempo com a contratação de serviços de seguro e armazenamento do produto, por exemplo. Por isso, o Incoterm DAP pode ser bastante benéfico àqueles que pretendem evitar possíveis entraves no dia a dia operacional da sua empresa.
E não para por aí. Apesar de ter que arcar com mais responsabilidades, o vendedor pode desfrutar de alguns benefícios do Incoterm DAP, que pode servir como uma ferramenta para aquecer as atividades de exportação.
O motivo é claro: como o importador possui menos custos no processo de importação, ele provavelmente será atraído a negociar – e se tornará um novo cliente.

Conclusão

O Incoterm DAP é um termo que padroniza as transações do comércio internacional. Ele determina que o exportador deve arcar com os custos de frete até o destino final e entregar a mercadoria no local combinado.
A partir deste momento, a descarga fica à cargo do comprador.
Com as taxas já embutidas no preço final, o importador evita eventuais surpresas e consegue planejar melhor o seu orçamento.
O Incoterm DAP também é vantajoso para o vendedor que, mesmo tendo mais responsabilidades, oferece uma negociação cômoda e atrativa para quem importa, atraindo novos clientes.
Para decidir o melhor procedimento para a sua empresa e tornar o processo mais ágil e eficiente, o ideal é contar com um atendimento especializado, que te oriente sobre cada etapa da negociação.
Ficou interessado? Agende já uma consulta com nossa equipe!

Quero agendar uma consulta

Nova call to action

Compartilhar

Gett Tecnologia

Conheça o melhor sistema comex do mercado