A importação da China tem um papel fundamental no comércio global. Atualmente, a China é a segunda maior economia mundial e o principal fornecedor de grande parte do mercado internacional. Além disso, é o principal parceiro comercial do Brasil, tanto nas importações e exportações quanto nos investimentos e aquisições.
No livro “O poder da China”, Ricardo Geromel aconselha:
“Quando o assunto é China, quanto mais você aprofunda, mais percebe que menos sabe. O quebra-cabeças parece aumentar perpetuamente […]. Aqui você é lembrado constantemente da máxima de Sócrates — só sei que nada sei”.
Por isso, o texto de hoje é para você entender o que é necessário saber para agilizar seus processos de importação da China. Continue lendo e descubra!
Cenário atual da China
A China está em constante evolução, e suas importações e exportações têm, portanto, uma enorme participação no comércio internacional. Além disso, seus portos, aeroportos e hubs logísticos operam com alta tecnologia.
Desde os anos 2000, o país se desenvolve rapidamente, garantindo produtos de qualidade para o mundo, enquanto mantém um valor extremamente competitivo. Para contextualizar, no ano de 2023, a China atingiu um saldo positivo de US$ 264,2 bilhões em sua balança comercial, segundo dados divulgados pela Administração de Divisas da China.
Importação da China: como importar de forma eficiente
Escolha de fornecedores
A China possui, de fato, um leque numeroso de opções de fornecedores para todos os tipos de produtos que você pode imaginar.
Além disso, devido à produção em larga escala e às políticas econômicas regionais, as fábricas conseguem ofertar preços que são dificilmente combatidos no cenário internacional.
Por isso, o passo inicial de extrema relevância na hora de importar é saber escolher o melhor fornecedor possível entre os inúmeros disponíveis. Nesse sentido, aconselha-se buscar informações e estabelecer contatos diretos com os exportadores por meio dos canais de comunicação apropriados.
No mercado, existem muitos sites e redes de relacionamentos que funcionam como verdadeiras vitrines internacionais, especialmente quando se trata de fornecedores chineses. Nesse contexto, algumas boas práticas para estabelecer esses relacionamentos incluem:
- participar de feiras online ou presenciais (sempre que possível);
- solicitar dos fornecedores o envio de amostras dos produtos;
- avaliação das amostras a partir da qualidade e especificidades da mercadoria desejada.
A dica principal é: tenha critérios pré-estabelecidos acerca do produto e tipos de fornecedores que você deseja. Assim, você filtrará por esses parâmetros dentre as opções disponíveis, tornando sua busca por fornecedores eficiente e focada na sua necessidade.
Estrutura logística chinesa
A partir dessa filtragem nas opções de fornecedores que trabalham com o produto que você procura, um ponto-chave na tomada de decisão, portanto, é entender onde cada um está localizado e quais são os portos e aeroportos mais próximos para o escoamento dos pedidos.
Na importação da China, é especialmente importante considerar que o país possui dimensões continentais, com uma estrutura colossal de cais portuários e uma malha aeroviária que movimenta a cadeia de suprimentos global de maneira significativa.
Assim, antes de fechar qualquer negócio, recomendamos as seguintes práticas:
- Estude com minúcia a localidade onde seu fornecedor está situado;
- Questione sobre as rotas de despacho que ele utiliza;
- Levante o máximo de informações logísticas possíveis.
Essas informações serão, sem dúvida, muito úteis para a posterior contratação do frete internacional da importação da China.
Negociação internacional
Negociações internacionais, em geral, costumam envolver a disputa de responsabilidades sobre custos e riscos assumidos por cada parte.
Afinal, os fatores risco e custos impactam diretamente o valor negociado entre você e seu fornecedor.
Além disso, algo que fará total diferença na hora de negociar é conhecer bem as modalidades de termos de negociação internacional, conhecidos como INCOTERMS® 2020.
Esses termos, por sua vez, determinarão fatores importantes, como a responsabilidade pela contratação do frete, seguro e liberações alfandegárias nos dois países.
Portanto, busque sempre opções que sejam, pelo menos, equilibradas. E caso você ainda não possua experiência em operações de comércio exterior, o mais aconselhável é “forçar” o fornecedor a se responsabilizar pelo máximo de etapas possíveis. O valor negociado do produto pode ser acrescido, porém, boa parte do risco envolvido deixa de ser seu.
Legislação aduaneira, fiscal e tributária
Outro aspecto igualmente importante que impacta qualquer importação é a questão legal específica de cada produto.
Por isso, ao contar com uma assessoria especializada em comércio exterior, você pode se atualizar sobre todas as exigências legais antes de fechar qualquer negócio com o exportador chinês.
No Brasil, cada produto importado possui uma classificação fiscal nomeada através de um código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).
A NCM de cada produto, por sua vez, determina fatores fundamentais para a liberação, como a alíquota aplicada de impostos, licenças governamentais exigidas, tratamentos administrativos e a documentação necessária.
Vale destacar que o não cumprimento de qualquer pré-requisito legal da importação pode acarretar sérias complicações. Multas após a chegada da carga e o bloqueio da mercadoria pela Receita Federal são alguns dos riscos envolvidos na falta de conformidade aduaneira e fiscal da operação.
Leia também: Gerenciamento de riscos em Comex: 5 passos para torná-lo eficiente
A sua importação só poderá ser realizada de forma segura se você tiver mapeado muito bem todos estes aspectos legais, então invista muita energia, tempo e recursos neste momento.
Aspectos culturais
Como você sabe, a China é um país cuja cultura local é extremamente rica e muito diferente dos costumes e ritos brasileiros.
Portanto, se você pretende nutrir uma relação duradoura com exportadores chineses, é importante, em algum momento, conhecer mais sobre a cultura local. Isso pode ser feito através de visitas, estudos ou com o auxílio de profissionais especializados no assunto.
Além disso, um fator que impacta diretamente as operações de importação ao redor do mundo são os feriados nacionais chineses. Existem várias datas comemorativas, como:
- Ano Novo Chinês;
- Feriado do Trabalho;
- Dia Nacional da China.
Nessas datas, a nação chinesa literalmente suspende todas as suas atividades e se concentra nas comemorações tradicionais. Essas paralisações afetam a atividade portuária e aeroportuária e, em muitos casos, se estendem por até mais de uma semana.
Por isso, fique atento aos feriados nacionais chineses e se informe bem sobre quais aspectos culturais são essenciais para o sucesso das suas operações.
Importação da China: conhecimento especializado para importar de forma eficiente
Devido ao volume absurdamente alto de importações realizadas do gigante asiático, muitas empresas se especializaram no mercado chinês e, por isso, adquiriram uma expertise técnica essencial para a realização das operações.
Não à toa, a maioria dos importadores brasileiros, portanto, conta com o apoio estratégico de assessorias em comércio exterior, especializadas em encontrar soluções para todas as etapas da importação que se origina na China.
Como importadores e tradings podem otimizar operações?
Existem inúmeras estratégias para redução de custos e otimização do tempo de uma operação e para um bom retorno sobre o investimento, para isso é necessário que o importador esteja sempre atento à legislação vigente, aos benefícios fiscais e tenha ótimos parceiros logísticos.
Para saber mais sobre essas estratégias leia o artigo Redução de custos e Cálculo ROI na Gestão de Comércio Exterior.
Para implementar melhorias nos seus processos é necessário, primeiramente, ter controle sobre os dados envolvidos, analisar KPIs e transformar dados em informações valiosas para otimização deles. Além, é claro, de ter um bom controle de toda a operação, garantindo maior segurança aos processos. Por esse motivo, o melhor aliado do importador é um software de gestão em comércio exterior.
Tecnologia nas importações: como podem ajudar?
A tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas que atuam no comércio exterior.
Tarefas repetitivas e burocráticas são automatizadas, liberando os profissionais para focar em atividades estratégicas. A automação diminui significativamente a incidência de erros manuais, garantindo maior precisão e agilidade nas operações.
Além disso, a tecnologia garante rastreabilidade das operações, com monitoramento em tempo real das mercadorias em trânsito, melhorando a visibilidade da cadeia de suprimentos.
No contexto das importações, a adoção de soluções tecnológicas se mostra cada vez mais essencial, sendo que ao automatizar processos, integrar sistemas e analisar dados, as empresas podem otimizar suas operações, reduzir seus custos e aumentar sua competitividade no mercado global.
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Uma coisa é certa, se você é um importador ou trading company precisa contar com um software para gerir todo o processo de importação, desde a sua origem até o seu destino.
Leia também: Estratégia VDT para comerciais importadoras e tradings. O que é?
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