A complexidade do Comércio Exterior se dá pela quantidade de envolvidos para que uma importação ou exportação ocorra, sem contar a legislação específica de cada país.
Logo, podemos concluir que essas operações poderão ser impactadas tanto pela microeconomia, que é:
“o ramo da economia que analisa a economia em menor escala e lida com entidades específicas, como empresas, famílias e indivíduos.”
Quanto pela macroeconomia:
“que analisa a economia em um sentido amplo, lidando com fatores que afetam a economia nacional, regional ou global como um todo.”
Dessa maneira, as empresas precisam encontrar caminhos estratégicos que menos afetem as suas operações para não somente se posicionar de forma que esteja baseada nos menores custos, mas também atravessar cenários turbulentos como:
- queda no consumo interno;
- inflação; e
- custo de produção nacional.
Descubra neste texto como as importações e exportações podem trazer melhores resultados.
Vantagens da exportação e importação para a economia nacional
Os cenários econômicos sempre sofreram oscilações, porém com a Pandemia de Covid-19 a cadeia de suprimentos foi duramente afetada. Tanto na logística como na distribuição o choque foi grande e os cenários deixaram de ser latentes e ficaram explícitos.
Assim, o fator risco demandou maior atenção dos gestores e aumentou a sua relevância e criticidade em todos os níveis (estratégico, tático e operacional). Isso porque a necessidade de manter o equilíbrio das operações fez com que as empresas precisassem compensar de forma interna o setor e/ou produto que foi afetado por uma queda no consumo, para que não afetasse diretamente o faturamento.
Nesse sentido, Ansoff (no livro “Estratégia Empresarial”, 1977) desenvolveu uma matriz que é composta por quatro quadrantes. Um deles é o da diversificação, que consiste no “lançamento de novos produtos em mercados em que a empresa ainda não atua”, que pode ser subdividido em:
- Relacionada: quando o lançamento tem ligação direta com os negócios da empresa, ao produto e ao novo mercado;
- Não relacionada: é o oposto da relacionada, ou seja, não existe essa conexão.
A fim de trazer o melhor entendimento das vantagens para o Comércio Exterior, vamos analisar de forma separada as da exportação e as da importação.
Exportação
A exportação, além de promover a internacionalização do produto e da sua marca, auxilia no posicionamento no mercado interno, principalmente na questão competitividade com os concorrentes e demais players. Já no mercado externo a questão da qualidade é o primeiro ponto a ser considerado na escolha de um produto.
Sendo assim, resta óbvio que se a empresa consegue realizar exportações ela entrega um diferencial no seu produto e/ou serviço.
Para atingir seus objetivos com a exportação, seria interessante a empresa realizar uma pesquisa, bem como um estudo de mercado para determinar e compreender:
- se o produto vendido no mercado interno terá aceitação;
- como poderá ser realizada a formatação dos preços;
- se existem concorrentes indiretos;
- qual seria o dimensionamento do mercado e do público-alvo etc.
Logo, a exportação apresenta-se como uma das melhores possibilidades para alavancar o crescimento empresarial. Pois, fato é que gera um ganho adicional na parte financeira, além da valorização das moedas estrangeiras (que beneficia a empresa em questões cambiais).
Importação
O desenvolvimento de metodologias analíticas, como o estudo e a pesquisa de mercado, possibilitarão ao importador descobrir nichos de mercado, demandas não atendidas, assim como aumentar a oferta de produtos.
Tais ações levam o importador a desempenhar um papel relevante no mercado, em razão do estímulo/movimentação da economia.
O sinal de alerta deve sempre estar ligado, devido à dinâmica da mudança contínua dos fatores econômicos que alteram praticamente de forma imediata o consumo das pessoas.
Por essa razão é importante desenvolver um relacionamento colaborativo com os fornecedores, ter conhecimento da legislação para encontrar caminhos alternativos perante uma imprevisibilidade e, com isso, garantir operações rentáveis e lucrativas, tanto na importação quanto na exportação.
Desafios da dependência do mercado interno
A partir dos dados da Organização das Nações Unidas (ONU) observamos que o Brasil possui a sétima maior população do mundo. Ou seja, em uma análise primária e superficial demonstraria um mercado consumidor com dimensões e projeções de consumo em grande escala.
Portanto, se esse for o ponto de partida para uma análise, surgem os seguintes questionamentos:
- Por qual motivo deve-se realizar importações se já existe consumo?
- Por que devo exportar o meu produto correndo o risco de desabastecer o mercado interno?
- É muito caro realizar um estudo e/ou uma pesquisa de mercado para entender os pontos anteriores?
Esses fatores, quando não aprofundados em sua análise, são catalisadores para desestimular o comércio internacional. Pois aplica-se a eles o rótulo das dificuldades e seus problemas correlatos, em oposição ao fato de a utilização do mercado nacional ser algo local e próximo, que teoricamente seria de mais fácil controle.
São pontos com alto grau de complexidade, desafiadores, que irão exigir que o posicionamento dos funcionários seja muito mais analítico e técnico devido ao nível da competitividade em processos, produtos e serviços.
Carlos Abijaodi, diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirma que
“É importante ter um equilíbrio, dividindo as receitas entre o mercado nacional e o internacional, para que as empresas se protejam em momentos de crise.”
Como reduzir a dependência do mercado interno?
Uma das possibilidades é pelo acesso a novos mercados que trazem consigo uma nova demanda. Assim, escala-se a produção, gerando melhor qualidade tanto no processo produtivo como na mercadoria em si.
Abre-se também uma possibilidade de capacitar de forma interna, baseada em um movimento que leve e estimule a inovação.
E no quesito financeiro: quanto maior a participação no cenário internacional, mais linhas de crédito podem ser abertas. Assim, pode-se gerar ganhos adicionais na conversão do câmbio para Reais.
Através da exportação e importação
Em momentos da economia que podem ser interpretados como de recessão, procure identificar quais seriam as necessidades de importação ou exportação e entenda o motivo pelo qual a demanda não é atendida.
Por isso é fundamental realizar um planejamento para que aconteça um direcionamento sobre as ações a serem tomadas, desde a identificação do produto, a forma que acontecerá o posicionamento, até a disponibilização dele no mercado.
A expansão dos mercados se reflete na própria empresa ao diminuir a dependência do mercado interno, mas também é necessário que a operação atenda às necessidades, se torne sustentável e gere lucro para a operação.
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