Transformação digital – Como implementar na minha empresa?

Transformação digital – Como implementar na minha empresa?

Transformação digital diz respeito à implementação de recursos tecnológicos na sua empresa visando melhores resultados que podem ser desde a melhora da experiência do cliente e redução de custos, até aumento da produtividade e maior agilidade. Alguns empresários ainda possuem dúvidas em como implementar estas mudanças tecnológicas, principalmente em sua operação que, mesmo sendo eficiente, sempre pode melhorar.

Na entrevista realizada com o CEO da Gett Thiago Furtado (que você pode ler no artigo Estratégia VDT), ele comentou sobre 3 etapas que devem ser realizadas para alcançar a transformação digital: (1) cultura organizacional, (2) foco nos resultados com objetivos claros e (3) adaptação dos processos para implementação. Vamos entender melhor esses fatores abaixo:

Criar uma cultura organizacional

Muitos empresários e colaboradores resistem em se adaptar às novas tecnologias do mercado por acreditarem que suas operações já estão funcionando bem ou que a tecnologia é um investimento alto, porém esse é um erro que pode deixar a empresa atrasada perante seus concorrentes. A evolução digital é um caminho sem volta e em breve empresas dos mais variados setores estarão 100% digitalizadas, atrasar ou negligenciar a tecnologia pode trazer prejuízos para a operação em um futuro bem próximo.

O primeiro passo para implementar a transformação digital na sua empresa é desenvolver uma cultura de inovação entre os colaboradores, para a qual é importante o engajamento de todos os integrantes do processo. Para isso é necessário a criação de estratégias (alinhadas com os valores da organização) e uma boa comunicação, para que toda equipe entenda a importância da mudança, as expectativas para o futuro e como utilizar as novas ferramentas.

É crucial que a equipe entenda o “porquê” e o “como” da implementação digital, dessa forma estará alinhada na busca pelos objetivos da organização em se tornar mais tecnológica.

Ter foco nos resultados

Antes da digitalização a empresa deve definir os objetivos a serem alcançados com a realização desse processo, para que depois possa avaliar os benefícios esperados foram atingidos. Essa análise anterior à implementação é de suma importância para medir os ganhos da organização. Abaixo algumas análises que podem ser realizadas:

  • tempo médio para emissão de um documento;
  • satisfação dos clientes e dos colaboradores;
  • redução de custos alcançadas no período;
  • redução do desperdício de tempo e mão de obra;
  • redução de erros e retrabalhos com retificações.

Reestruturar e adaptar processos

Quando falamos em transformação digital logo se presume que as etapas processuais da empresa serão reformuladas e transformadas em Processos Inteligentes. Para isso acontecer com sucesso e não como uma surpresa para os colaboradores, é necessário um bom treinamento, qualificações e um suporte especializado.

Com Processos Inteligentes é possível a centralização dos dados de diferentes fases do processo, eliminação ou redução de tarefas repetitivas que podem ser automatizadas, melhoria na visualização do processo como um todo e emissão de documentos (como uma NF) de maneira rápida e prática.

Na sequência, adapte seu processo para um ambiente na nuvem, onde os dados estarão seguros e as informações prontas para acesso de seus colaboradores no escritório ou no Home Office.

Gerenciar Dados

Quando o software já está alimentado com dados coletados de diferentes embarques e o processo rodando de forma inteligente é possível gerenciar estes dados, organizá-los e transformá-los em informações úteis para melhorar a tomada de decisão da empresa e otimizar ainda mais os processos. Abaixo alguns exemplos:

  • Comparativos entre os custos planejados e os reais;
  • Previsão de custos em operações de importação e exportação;
  • Acompanhamento do embarque e status do processo;
    Controle de fornecedores;
  • Lead Time e Transit Time;
  • Controle de estoques.

Escolher o fornecedor certo!

Escolha um fornecedor de tecnologia que entenda sua operação, que possa auxiliar em todos os passos da transformação digital da sua empresa e que garanta o controle de seus processos de compra até a venda. A Gett oferece o melhor software para ajudar na sua gestão de processos: a solução perfeita para o controle integrado de operações relacionadas ao Comércio Exterior na sua empresa.

Solicite uma demonstração com a Gett Tecnologia e vamos juntos facilitar os processos da sua empresa.

Artigo escrito por Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e cursa pós-graduação em Big Data & Market Intelligence. É fundadora da primeira agência de marketing focada em Comércio Exterior, a ComexLand.

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduanda em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.