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Mercado de venda de mercadorias importadas

Seja para adquirir insumos, matéria-prima ou para revender, a importação oferece diversas vantagens, como a possibilidade de trazer produtos diferenciados e preços competitivos para o mercado nacional. Apesar dos desafios envolvidos, como a necessidade de entender as tratativas do processo de importação e as regulamentações do comércio exterior, o mercado de importados apresenta oportunidades significativas, especialmente quando se trata de revenda.

Neste artigo iremos abordar o mercado de venda dos produtos importados, trazendo informações sobre vendas online e dicas gerais de como iniciar no mundo das importações. Acompanhe abaixo!

O mercado de importados

As empresas e empreendedores utilizam da importação por vários motivos, seja para adquirir insumos, matéria-prima, trazer aperfeiçoamento para sua produção, e também importar para revender.

A importação para revenda é uma prática que, embora tenha seus desafios, é extremamente vantajosa em diversos segmentos.

É extensa a lista de produtos produzidos no exterior, principalmente da China, no qual é possível importar e se destacar no mercado de importados com diferenciais competitivos, seja em questão de preço, qualidade ou originalidade de produtos.

Desde utensílios de cozinha, capas protetoras para celulares, luminárias, produtos eletrônicos, e qualquer outra utilidade que se possa imaginar, é possível encontrar um fornecedor no mercado internacional disposto a lhe ajudar com as melhores condições de venda.

No entanto, um dos principais passos para obter sucesso nas revendas, é entender como funcionam os procedimentos da importação e os intervenientes do comércio exterior.

Outro ponto que assusta muitos empreendedores, é pensar que importação serve apenas a indústrias e empresas grandes, o que não é verdade. Conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior, microempresas e empresas de pequeno porte representam 47% da quantidade de empresas que realizaram importações em 2023, embora quando se trata de valor e volume das importações, as empresas médias e grandes se destacam.

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E-commerce de importados

O e-commerce é uma excelente maneira de comercializar as mercadorias importadas. A utilização de plataformas na internet para compras de mercadorias cresceu mais de 150% nos últimos cinco anos.

E-commerce de mercadorias importadas

Conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2023 as vendas do e-commerce brasileiro atingiram R$ 185,7 bilhões, um crescimento de mais de 10% em relação a 2022. Para 2024, a previsão é que as vendas online possam atingir R$ 205,11 bilhões.

Os produtos mais buscados para compras online são eletrônicos, eletrodomésticos, celulares, produtos de casa, decoração, acessórios e vestuário.

Para os importadores com objetivo de revenda, os e-commerces podem ser uma estratégia altamente lucrativa e menos custosa do que a venda física tradicional, tendo em vista que as vendas de produtos online no Brasil tem se mostrado um setor em expansão, impulsionado principalmente pelas facilidades na compra.

Um dos desafios para iniciar no e-commerce é a competição com outros vendedores, por isso, definir o público-alvo e estabelecer ações de marketing é uma importante etapa para trazer sucesso nas revendas.

Uma boa apresentação dos produtos, com fotos de qualidade e descrições sem erros de português ajuda a despertar o interesse dos clientes, além disso, anúncios digitais no Google Ads ou Meta Ads podem ajudar a filtrar seu público-alvo e conquistar clientes para suas mercadorias importadas.

Leia também: Viabilidade de importação: 5 segredos para fazer um estudo com eficiência

Como estão as importações no Brasil?

As importações de janeiro a maio somam US$102.9 bilhões, conforme dados do ComexStat/MDIC. Houve um aumento de 1,8% quando comparado ao mesmo período de 2023.

Os principais parceiros fornecedores das importações brasileiras são a China com 23% de participação, Estados Unidos com 16%, Alemanha com 5,5%, Argentina com 4,9% e Rússia com 4,1%.

Com a importação sendo uma atividade cada vez mais acessível e simplificada para as empresas, os produtos estrangeiros estão cada vez mais fazendo parte das compras dos consumidores brasileiros.

Para entender melhor a atuação da sua empresa ao decidir importar para revenda, é crucial realizar uma pesquisa de mercado. Essa pesquisa ajudará a identificar nichos, oportunidades e o público-alvo adequado. Essa análise, junto da escolha dos produtos certos, considerando qualidade e preço, é um dos passos fundamentais para o sucesso no mercado de venda de importados.

Como posso importar para revender?

O primeiro passo é realizar um planejamento de negócios, definindo o produto que irá importar e também o mercado interno que deseja atender. Há uma gama de categorias de produtos, desde eletrônicos, vinhos, decoração, vestuário, produtos para casa, peças para veículos, etc.

como entrar no mercado de importados

A busca por fornecedores é a próxima etapa, no qual a pesquisa pode ser feita de forma online pela internet, em sites como Alibaba, e até mesmo visitando feiras como a Canton Fair na China.

Paralelamente a isso, é necessário que sua empresa esteja habilitada no Radar da Receita Federal.

Uma vez definido o fornecedor e o produto a ser importado, é necessário realizar a classificação fiscal da mercadoria, atribuindo a NCM adequada, e identificar o tratamento administrativo, como licenças de importação junto aos órgãos anuentes. Nesta etapa mais burocrática, é necessário contar com um auxílio de um despachante aduaneiro, pois ele fará as tratativas necessárias.

Após realizar a negociação dos produtos e das condições de compra, como o Incoterm utilizado, formas de pagamento, acontece a contratação do transporte internacional, que inclusive pode ser de responsabilidade do exportador.

Após a chegada da mercadoria no destino, seja porto, aeroporto ou ponto de fronteira brasileiro, se inicia uma série de procedimentos aduaneiros e administrativos, que dependerá também do perfil da carga, mas uma das etapas mais importantes é o desembaraço aduaneiro, e caso ocorra tudo positivo, a carga está praticamente pronta para ser coletada e levada até o armazém do importador.

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Conclusão

A venda de produtos importados é uma atividade que, apesar dos desafios, pode ser extremamente lucrativa. Com um planejamento adequado, pesquisa de mercado, e estratégias de e-commerce, empresas de todos os portes podem se beneficiar.

Buscar a diversificação de produtos no mercado global é uma opção vantajosa para trazer inovação e melhores preços aos consumidores brasileiros.

O sucesso no mercado de venda de importados está alinhado entre a escolha dos produtos certos, um planejamento adequado, e um processo de importação eficaz.

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Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.

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