Logística Internacional: O que é, importância e como funciona?
6 min

Logística Internacional: O que é, importância e como funciona?

Considerando que todo comércio precisa de logística para ser entregue, torna-se fácil falar sobre a importância da Logística Internacional para o Comércio Exterior.

Historicamente falando, não é possível definirmos quando a logística começou a ser praticada, pois ela está em ações corriqueiras, tais como armazenagem e transporte (frete internacional).

Tanto que o Dia da Logística é comemorado no dia 6 de junho em homenagem à maior operação logística conhecida na história, o Desembarque na Normanda durante a II Grande Guerra.

Figura 1 - Cena do filme “O Resgate do Soldado Ryan”, disponível na Netflix, fica a recomendação :)
Figura 1 – Cena do filme “O Resgate do Soldado Ryan”, disponível na Netflix, fica a recomendação 🙂

E mesmo por trás de produtos intangíveis como Softwares existe uma logística garantindo a sua entrega via dados, pois servidores demandam espaço, controle de temperatura e umidade e, conforme o fluxo de dados cresce, é preciso aumentar a capacidade de download e upload ou investir num armazém maior.

Com esse texto quero lhe passar o conceito, como funciona e a importância da Logística Internacional para o Comércio Exterior, com os exemplos práticos de sempre, para aprender de verdade 😉

O que é Logística Internacional?

Explicar logística nunca é fácil e a internacional só complica, portanto, vejamos primeiro o conceito de Logística (que aprendi com meu professor).

“A logística é o conjunto de atividades direcionadas a agregar valor, otimizando o fluxo de materiais, da fonte produtora até o consumidor final, garantindo o suprimento na quantidade certa, de maneira adequada, assegurando a sua integridade física a um custo razoável, no menor tempo possível, atendendo todas as necessidades do cliente, disponibilizando um fluxo de informações confiáveis e atualizadas”. 

Paulo Roberto Ambrósio Rodrigues, Mestre.

E não satisfeito com a complexidade da Logística, adicionamos as agravantes do Comércio Exterior que causam envelhecimento precoce, tais como: aduaneiros, culturais e geopolíticos, que podem pertencer a dois ou mais países.

Imagem aérea de um portoPhoto by chuttersnap on Unsplash

Unindo o conceito com seus complicadores, podemos definir em síntese que:

A Logística Internacional é o conjunto das atividades logísticas que são executadas além das fronteiras, as quais precisam estar submetidas e respeitar as conformidades dos países envolvidos na operação.

Uso a palavra “conformidade” para englobar os fatores agravantes, pois a Logística Internacional não será realizada se:

  • a carga chegar na Dinamarca com uma Fatura Comercial toda em português;
  • o fardo de cerveja tentar entrar na Arábia Saudita com a imagem de pessoas na praia em roupas de banho no rótulo;
  • tentar exportar ou importar para o Irã, Cuba, Coreia do Norte ou outro país com embargos aplicados pelo EUA.

Difícil, ?

E mais ainda é na prática, mas veremos como ela costuma se concentrar numa única empresa, ainda que a responsabilidade seja coletiva.

Seja cliente, despachante aduaneiro, Tradings e terminais, todos cobram e são cobrados, e um depende do trâmite do outro para que os processos andem.

Em resumo, todos os envolvidos no Comércio Exterior fazem Logística Internacional. 

Como funciona a Logística Internacional?

Considerando que para a logística ser internacional é necessário cruzar fronteiras, quem a faz acontecer fisicamente são os operadores logísticos internacionais, por exemplo:

  • Transportadores Rodoviários;
  • Armadores (donos de navio);
  • Companhias Aéreas (adivinha);
  • Operadores Logísticos multimodais.

Elas atuam desde transportando documentos e bugigangas chinesas até sua casa na modalidade Remessa Expressa, até nas operações formais de Exportação e Importação com contêineres e granéis.

Sim minha amiga(o) compradora do AliExpress, você faz a Logística Internacional acontecer!

Apesar dela ser bem travada em Curitiba…

Imagem aérea da parte interna de uma agência dos CorreiosCD Correios em Curitiba – IstoÉ

Contudo, para que ela ocorra com eficiência e a informação do seu status chegue aos interessados, é necessário que alguém a centralize, e por isso que o Agente de Carga é o principal responsável pela Logística Internacional.

Ao invés do Exportador ou Importador contratar separadamente o transporte internacional, os armazéns envolvidos e o transporte do “Last Mile Delivery” (última milha de entrega) até o cliente, ele contrata apenas o Agente de Carga que se responsabilizará por contratar e gerenciar a execução de todos esses serviços.

Trabalhar em sincronia com todos esses envolvidos é uma das atividades mais desafiantes, por isso a importância de concentrar tudo num único prestador de serviço.

Veja também: Agente de Carga Internacional: o que é e qual a função deste profissional?

A Importância da Logística Internacional para o Comércio Exterior

Navio portuário saindo do portoPhoto by Dimitri Houtteman on Unsplash

Divido as operações de Comércio Exterior em dois aspectos:

1 – Aduaneiro – Que consiste dos tributos, Despacho Aduaneiro, Regimes Especiais… e

2 – Logístico – Que, como vimos (e quem trabalha, sabe), consiste quase por completo da Logística Internacional.

Há quem diga que a parte Aduaneira pertence à Logística e, de fato, se abrirmos o conceito de Logística, é possível considerar muito mais dentro dele.

Mas prefiro essa divisão com o efeito de analisar o planejamento e custo das operações. Mesmo separando ambos numa planilha de custos, independente se for para Exportar ou Importar, não é possível encontrar o custo de um deles, sem analisar ambos!

  • Como saber quanto pagarei de Imposto na Importação sem saber os custos logísticos conforme os INCOTERMS ou qual o tipo de container ideal para a operação?
  • Consigo determinar meu Valor Aduaneiro sem saber quanto custará a embalagem e o modo de embarque que o cliente prefere?
  • É possível descobrir meu custo de AFRMM enquanto eu não descobrir se é melhor embarcar marítimo LCL ou aéreo?

Veja também: 4 tipos de containers marítimos mais utilizados na importação

Tampouco podemos dizer que um deles costuma ser mais caro: brinquedos, por exemplo, têm altíssima tributação, mas baixo custo logístico, em contrapartida, um embarque marítimo com produtos utilizando o benefício de Drawback ou Repetro, possuem um custo aduaneiro quase inexistente (guardadas as devidas proporções, por favor).

Essa é a importância da Logística Internacional, além de ser necessária para movimentar bens entre fronteiras, é preciso planejá-la para estimar todos os custos de uma operação de Comércio Exterior.

Para obter assistência especializada e identificar a melhor solução para a sua empresa, entre em contato com a GETT. Não perca tempo:

demonstração grátis sistema comércio exterior

Artigo escrito por Jonas Vieira
Consultor, Escritor e Produtor de Conteúdo de Comércio Exterior
LinkedInInstagramPodcastjonas-vieira.com

Nova call to action

Compartilhar

Jonas Vieira

Jonas é graduado e pós-graduado em Comércio Exterior, atua desde 2007 com foco em importação na indústria e comércio, e desde 2018 produz conteúdo sobre a área. É apresentador do podcast Invoice Cast e Co-Fundador da Invoice Content, agência de marketing que atende unicamente empresas de comércio exterior.

Conheça o melhor sistema comex do mercado