Cerca de 90% do transporte de cargas internacionais ocorre através do modal marítimo, sendo este modal crucial para o desenvolvimento econômico de diversos países e pela diversificação dos mercados.
No entanto, desde o mês de novembro do ano passado, 2023, uma das principais rotas de navegação do mundo vem sendo afetadas pela violência. Navios cargueiros que navegam pelo Mar Vermelho vem sendo alvos de ataques, o que levou uma série de empresas marítimas a evitar a região do Iêmen, aumentando consideravelmente o tempo e o valor das viagens, para que elas ocorressem com segurança.
Esses ataques têm sido causados pelos Houthis. Mas afinal, quem são esses?
Entendendo os Houthis: origens e objetivos
Os Houthis são um grupo político e militar originário do Iêmen criado na década de 1990 em oposição ao governo iemenita e à influência saudita na região. Eles representam a minoria zaidita do Iêmen, que é uma ramificação do islã xiita. O grupo ganhou força ao longo do tempo, recrutando seguidores entre as comunidades zaiditas no norte do país, tudo teve início com um movimento local focado em questões regionais e religiosas, como a autonomia zaidita e a oposição à influência saudita e ocidental no Iêmen, porém, com o tempo, o movimento expandiu sua presença e sua agenda para incluir críticas ao governo central do Iêmen, à corrupção, à pobreza e às desigualdades sociais.
O grupo ganhou notoriedade internacional durante a década de 2000, quando confrontos armados entre os Houthis e o governo iemenita se intensificaram, culminando em várias rodadas de conflito armado. Em 2014, os Houthis lançaram uma ofensiva militar que resultou na ocupação da capital do Iêmen, Sana’a, e na deposição do governo da época, levando a uma intervenção militar liderada pela Arábia Saudita em apoio ao governo iemenita e contra os Houthis. Desde então, o Iêmen vive um conflito prolongado e devastador, com consequências humanitárias significativas ao mesmo tempo que os Houthis continuam a desempenhar um papel importante na política e no conflito do Iêmen, apesar dos esforços para alcançar uma resolução pacífica e um acordo político no país.
Importância Estratégica do Mar Vermelho no transporte marítimo
O Mar Vermelho possui rotas estratégicas de comércio, como o famoso Canal de Suez, que consiste em uma ligação artificial entre os mares Mediterrâneo e Vermelho, sendo uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo e uma via crucial para o comércio global, responsável por cerca de 12% do tráfego marítimo mundial. Milhares de navios de carga passam pelo canal anualmente, transportando uma variedade de produtos, desde petróleo até contêineres de carga.
No entanto, desde o início dos ataques dos rebeldes Houthis, Suez vem sendo evitado, elevando globalmente as taxas de frete e o tempo de viagem. Um dos setores que sentiu o impacto nos preços é o petróleo, uma das commodities mais negociadas do mundo.
Para entender mais sobre o mercado de petróleo e como a OPEP funciona comandando o preço desse produto a nível global, clique aqui e acesse o nosso conteúdo!
Desde que os principais armadores começaram a evitar o Canal de Suez, os navios passaram a contornar o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, para levar mercadorias da Ásia para a Europa, aumentando o tempo de viagem em até 15 dias. O aumento do tempo de viagem fez com que o valor do frete subisse mais de 180%, saindo de US$1.095 por contêiner para US$3.093.
Seguimos de olho nas atualizações da região aguardando a normalização das rotas para que o Comércio Exterior volte a fluir com eficiência!
Importe com segurança com a Gett
Quer importar com segurança? Conte com a Gett Tecnologia e evite que as burocracias do Comércio Exterior atrapalhem seus processos. Nós possuímos soluções completas para facilitar o seu dia a dia.
Já pensou em emitir suas notas fiscais em poucos passos através de um módulo de emissão super intuitivo? Com a Gett é possível, clique aqui e saiba mais sobre nossos serviços, nós oferecemos a tecnologia que você precisa para cuidar das importações e exportações dos seus clientes com muito mais tranquilidade e eficiência!
ESCRITO POR: IARA NEME
Iara é formada em Relações Internacionais e Comércio Exterior, possui atuação em agenciamento de cargas de importação e exportação em diferentes modais e atua desde 2020 com a criação de posts, artigos, e-mails e notícias para empresas de comércio exterior, auxiliando no marketing de conteúdo e no desenvolvimento de novos negócios para empresas do setor.