A importação pode ser uma excelente estratégia para empresas que buscam reduzir custos, diversificar fornecedores e oferecer produtos exclusivos no mercado.
Um cálculo preciso ajuda a evitar surpresas financeiras, garantir margens de lucro adequadas e planejar a viabilidade da importação.
Neste texto, vamos apresentar os principais custos de uma importação, a importância de estimar os custos antes da compra e como otimizar essa estimativa. Acompanhe!

Principais custos de importação
O custo total de uma importação envolve algumas variáveis que vão além do preço do produto. Para uma estimativa eficaz, é necessário considerar além do custo da mercadoria:
- Frete internacional: pode ser marítimo, aéreo ou terrestre e o seu valor varia conforme o volume, peso, características da carga e distância se ser percorrida, e sua contratação vai depender do Incoterm negociado.
- Seguro de transporte internacional: recomenda-se contratar um seguro para cobrir possíveis danos ou perdas durante o transporte.
- Tributos: incluem os custos com o Imposto de Importação (II), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS-Importação e COFINS-Importação, Taxa de Utilização do Siscomex (TUS) e o AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante).
- Taxas portuárias/aeroportuárias: custos com a movimentação, manuseio e serviços do terminal alfandegado do porto/aeroporto.
- Armazenagem: custo com armazenagem em recinto alfandegado de zona primária ou secundária até que ocorra a liberação aduaneira das mercadorias importadas.
- Transporte interno: refere-se ao transporte da carga do recinto alfandegado até o seu destino, que geralmente é a instalação do importador, o que pode envolver além do frete base, custos adicionais com combustível, pedágios, seguro, entre outros.
- Honorários do Despachante Aduaneiro: valor que varia de acordo com o contrato de prestação de serviços firmado entre o profissional e a empresa importadora.
- Custos administrativos: que envolve os custos com emissão de licença de importação, certificado de origem, certificado sanitário/fitossanitário, entre outras despesas administrativas.
- Taxa de câmbio: cobrada pelas instituições Financeiras nas operações de câmbio para envio de recursos ao exportador.
Os custos logísticos e o PIB brasileiro
Os custos logísticos no Brasil, que incluem transporte, estoque, armazenagem e serviços administrativos, representaram 18,4% do PIB em 2023, segundo a ILOS.
O transporte foi o maior responsável, com 9,30% do PIB. Contudo, o que realmente elevou os custos logísticos foram os gastos com estoque, que representaram 7% do PIB.
Nos EUA, os custos logísticos chegaram a 8,7% do PIB, com 5,5% relacionados ao transporte e 1,9% ao estoque.
O PIB reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Portanto, os custos logísticos de 18,4% afetam a competitividade da produção brasileira.
Esses dados reforçam a importância de estimar os custos antes da compra, já que várias variáveis podem aumentar ou reduzir os custos de uma importação, dependendo do momento.
Qual a importância de estimar os custos antes de comprar?
Como visto, realizar uma importação envolve uma série de variáveis que podem impactar diretamente a viabilidade e a rentabilidade da operação. Para que isso não aconteça, é importante estimar todos os custos envolvidos na operação antes de realizar qualquer compra no mercado internacional.
Ao estimar os custos com precisão, a empresa planeja melhor seu fluxo de caixa, reduzindo o risco de comprometer sua saúde financeira.
Além disso, a projeção detalhada dos custos permite definir os preços de venda, garantindo uma margem de lucro adequada e competitividade no mercado.
Erros na estimativa podem resultar em prejuízos significativos, seja por custos imprevistos ou dificuldades em precificar o produto corretamente.
Empresas que calculam os custos antes da compra avaliam se vale a pena importar o produto ou se há opções mais vantajosas, como fornecedores alternativos ou negociações com parceiros.
A estimativa de custos também protege contra oscilações cambiais e variações no preço do frete, fatores que impactam o valor final da importação.
Portanto, estimar os custos antes da compra não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade para empresas que buscam atuar de forma estratégica e lucrativa no comércio exterior.
Como estimar os custos de uma importação de forma otimizada?
Além das planilhas de Excel, um software de gestão integrada especializado em comércio exterior pode otimizar e controlar as importações, consolidando dados em tempo real.
Uma das vantagens desse sistema é consolidar todas as variáveis em um único ambiente digital, garantindo precisão nos cálculos e facilitando decisões.
Além disso, softwares como o da Gett permitem estimar com exatidão o custo total da mercadoria antes do fechamento do pedido com o fornecedor internacional.

Esse tipo de software oferece também automação no cálculo dos impostos de importação, assim, evitando erros manuais que poderiam gerar custos inesperados ou problemas com a Receita Federal.
Dentre as vantagens de utilizar um software para estimar os custos de uma importação, estão:
- Otimização do tempo: a automação dos cálculos reduz a necessidade de planilhas manuais e libera a equipe para tarefas estratégicas.
- Redução de erros: eliminação de falhas humanas nos cálculos dos custos de importação;
- Maior controle financeiro: visão clara dos custos antes da compra, o que evita surpresas com custos adicionais não previstos.
- Integração com outros sistemas: Conexão com ERPs, WMS (Warehouse Management System), e-commerce e marketplace.
O uso de softwares de gestão integrada não apenas otimiza a estimativa de custos de importação, mas também torna o processo mais ágil, seguro e eficiente.
Empresas que adotam essas soluções ganham maior competitividade no mercado ao reduzir riscos, melhorar a previsibilidade financeira, e, além disso, garantir que cada etapa da operação esteja alinhada com as melhores práticas do comércio exterior.
Estime os custos de sua importação com o Software da Gett
O que acha de não mais depender de uma planilha de Excel para simular seus custos de importação?
Com o software da Gett, você simula os custos de suas importações com precisão, utilizando o banco de dados de alíquotas de NCMs, que é atualizado periodicamente. Isso garante a segurança nos cálculos.
Além disso, o software da Gett proporciona a simulação do pré-custo de sua importação com total agilidade e dados confiáveis.
Outro benefício é que, com o software da Gett, você monta o Pedido de Compra (PO) e envia para o fornecedor internacional de forma rápida e eficiente.
Simule seus custos de importação com o software da Gett. Entre em contato conosco e agende uma demonstração!