Cálculo de importação: como estimar custos antes de comprar
6 min

Cálculo de importação: como estimar custos antes de comprar

A importação pode ser uma excelente estratégia para empresas que buscam reduzir custos, diversificar fornecedores e oferecer produtos exclusivos no mercado.

Um cálculo preciso ajuda a evitar surpresas financeiras, garantir margens de lucro adequadas e planejar a viabilidade da importação.

Neste texto, vamos apresentar os principais custos de uma importação, a importância de estimar os custos antes da compra e como otimizar essa estimativa. Acompanhe!

Cálculo de importação: como estimar custos antes de comprar

Principais custos de importação

O custo total de uma importação envolve algumas variáveis que vão além do preço do produto. Para uma estimativa eficaz, é necessário considerar além do custo da mercadoria:

  • Frete internacional: pode ser marítimo, aéreo ou terrestre e o seu valor varia conforme o volume, peso, características da carga e distância se ser percorrida, e sua contratação vai depender do Incoterm negociado.
  • Seguro de transporte internacional: recomenda-se contratar um seguro para cobrir possíveis danos ou perdas durante o transporte.
  • Tributos: incluem os custos com o Imposto de Importação (II), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS-Importação e COFINS-Importação, Taxa de Utilização do Siscomex (TUS) e o AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante).
  • Taxas portuárias/aeroportuárias: custos com a movimentação, manuseio e serviços do terminal alfandegado do porto/aeroporto.
  • Armazenagem: custo com armazenagem em recinto alfandegado de zona primária ou secundária até que ocorra a liberação aduaneira das mercadorias importadas.
  • Transporte interno: refere-se ao transporte da carga do recinto alfandegado até o seu destino, que geralmente é a instalação do importador, o que pode envolver além do frete base, custos adicionais com combustível, pedágios, seguro, entre outros.
  • Honorários do Despachante Aduaneiro: valor que varia de acordo com o contrato de prestação de serviços firmado entre o profissional e a empresa importadora.
  • Custos administrativos: que envolve os custos com emissão de licença de importação, certificado de origem, certificado sanitário/fitossanitário, entre outras despesas administrativas.
  • Taxa de câmbio: cobrada pelas instituições Financeiras nas operações de câmbio para envio de recursos ao exportador.

Os custos logísticos e o PIB brasileiro

Os custos logísticos no Brasil, que incluem transporte, estoque, armazenagem e serviços administrativos, representaram 18,4% do PIB em 2023, segundo a ILOS.

O transporte foi o maior responsável, com 9,30% do PIB. Contudo, o que realmente elevou os custos logísticos foram os gastos com estoque, que representaram 7% do PIB.

Nos EUA, os custos logísticos chegaram a 8,7% do PIB, com 5,5% relacionados ao transporte e 1,9% ao estoque.

O PIB reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Portanto, os custos logísticos de 18,4% afetam a competitividade da produção brasileira.

Esses dados reforçam a importância de estimar os custos antes da compra, já que várias variáveis podem aumentar ou reduzir os custos de uma importação, dependendo do momento.

Qual a importância de estimar os custos antes de comprar?

Como visto, realizar uma importação envolve uma série de variáveis que podem impactar diretamente a viabilidade e a rentabilidade da operação. Para que isso não aconteça, é importante estimar todos os custos envolvidos na operação antes de realizar qualquer compra no mercado internacional.

Ao estimar os custos com precisão, a empresa planeja melhor seu fluxo de caixa, reduzindo o risco de comprometer sua saúde financeira.

Além disso, a projeção detalhada dos custos permite definir os preços de venda, garantindo uma margem de lucro adequada e competitividade no mercado.

Erros na estimativa podem resultar em prejuízos significativos, seja por custos imprevistos ou dificuldades em precificar o produto corretamente.

Empresas que calculam os custos antes da compra avaliam se vale a pena importar o produto ou se há opções mais vantajosas, como fornecedores alternativos ou negociações com parceiros.

A estimativa de custos também protege contra oscilações cambiais e variações no preço do frete, fatores que impactam o valor final da importação.

Portanto, estimar os custos antes da compra não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade para empresas que buscam atuar de forma estratégica e lucrativa no comércio exterior.

Como estimar os custos de uma importação de forma otimizada?

Além das planilhas de Excel, um software de gestão integrada especializado em comércio exterior pode otimizar e controlar as importações, consolidando dados em tempo real.

Uma das vantagens desse sistema é consolidar todas as variáveis em um único ambiente digital, garantindo precisão nos cálculos e facilitando decisões.

Além disso, softwares como o da Gett permitem estimar com exatidão o custo total da mercadoria antes do fechamento do pedido com o fornecedor internacional.

Módulo Pré-custo de importação do Gett Pro

Esse tipo de software oferece também automação no cálculo dos impostos de importação, assim, evitando erros manuais que poderiam gerar custos inesperados ou problemas com a Receita Federal.

Dentre as vantagens de utilizar um software para estimar os custos de uma importação, estão:

  • Otimização do tempo: a automação dos cálculos reduz a necessidade de planilhas manuais e libera a equipe para tarefas estratégicas.
  • Redução de erros: eliminação de falhas humanas nos cálculos dos custos de importação;
  • Maior controle financeiro: visão clara dos custos antes da compra, o que evita surpresas com custos adicionais não previstos.
  • Integração com outros sistemas: Conexão com ERPs, WMS (Warehouse Management System), e-commerce e marketplace.

O uso de softwares de gestão integrada não apenas otimiza a estimativa de custos de importação, mas também torna o processo mais ágil, seguro e eficiente.

Empresas que adotam essas soluções ganham maior competitividade no mercado ao reduzir riscos, melhorar a previsibilidade financeira, e, além disso, garantir que cada etapa da operação esteja alinhada com as melhores práticas do comércio exterior.

Estime os custos de sua importação com o Software da Gett

O que acha de não mais depender de uma planilha de Excel para simular seus custos de importação?

Com o software da Gett, você simula os custos de suas importações com precisão, utilizando o banco de dados de alíquotas de NCMs, que é atualizado periodicamente. Isso garante a segurança nos cálculos.

Além disso, o software da Gett proporciona a simulação do pré-custo de sua importação com total agilidade e dados confiáveis.

Outro benefício é que, com o software da Gett, você monta o Pedido de Compra (PO) e envia para o fornecedor internacional de forma rápida e eficiente.

Simule seus custos de importação com o software da Gett. Entre em contato conosco e agende uma demonstração!

Compartilhar

Jonas Vieira

Jonas é graduado e pós-graduado em Comércio Exterior, atua desde 2007 com foco em importação na indústria e comércio, e desde 2018 produz conteúdo sobre a área. É apresentador do podcast Invoice Cast e Co-Fundador da Invoice Content, agência de marketing que atende unicamente empresas de comércio exterior.

Conheça o melhor sistema comex do mercado