SAP B1 (ALFA ERP + Gett), como essa parceria pode revolucionar o Comércio Exterior

SAP B1 (ALFA ERP + Gett), como essa parceria pode revolucionar o Comércio Exterior

Como você já deve saber, o propósito da Gett é aumentar e melhorar a experiência de importadores e exportadores que atuam no Comércio Exterior brasileiro e contribuem diariamente para o desenvolvimento do país. Entendemos que quanto maior a agilidade e otimização do tempo em determinadas atividades, melhor essas empresas poderão se desenvolver no mercado, trazendo mais inovação e competitividade ao país.

O setor de Comércio Exterior talvez seja o último a ser transformado digitalmente, porém essa situação está prestes a mudar. E neste artigo você entenderá por que a parceria entre a Gett Tecnologia e ALFA ERP pode mudar a realidade de muitas empresas. Entrevistamos os CEOs Thiago Furtado (Gett Tecnologia) e Alexandro Andrade (ALFA ERP) para ilustrar como essa nova solução única e inovadora no mercado pode beneficiar importadores, proporcionando com o SAP Business One uma solução 360º para os players que atuam de alguma forma no mercado internacional.

SAP Business One + Gett Tecnologia

O SAP Business One (SAP B1) é o melhor ERP para BackOffice do mundo e a solução mais vendida em número de clientes. A solução de ERP (Enterprise Resource Planning) além de integrar processos, automatiza diversas funções operacionais, otimizando o tempo, reduzindo custos e aumentando consideravelmente o controle da operação como um todo.

Principais Recursos do SAP Business One:

O SAP B1 possui diversos módulos que estão prontos para serem integrados com o seu segmento e atenderem as necessidades de cada setor. Desde contabilidade até a produção. A ALFA é uma consultoria para a implementação do SAP Business One e ajuda diversas empresas a obterem os seguintes recursos:

  • Contabilidade e Finanças: SPEDS, Bloco K, REINF, Gestão Financeira, Contábil, Orçamentária e Fiscal;
  • Compras: Gestão de Compras, Importador XML, Despesas de Importação e Manifesto de Carga;
  • Vendas e Serviços: Contratos, Faturamento, Integração E-commerce, Gestão de Serviços;
  • Estoques e Distribuição: Controle de Lotes e Séries, Gestão de Transportes e Estoque;
  • Produção: Roteiro de Produção, Estrutura de Produtos, Cálculo de Custos e Previsões de Compras e Vendas;
  • Gestão de Projetos: Gerenciamento dos Custos aplicados a um Projeto, tanto de venda externa, quanto de Compra ou Gerencial.

Já a Gett é especialista em tecnologia para empresas que atuam de alguma forma no mercado internacional e ajuda empresas do Comércio Exterior a obterem os diversos benefícios da tecnologia, com os seguintes recursos:

  • Gestão de Notas Fiscais;
  • Cálculo automático dos impostos para diversas operações com fórmulas de cálculo conforme as operações específicas;
  • Atende aos benefícios fiscais e Tratamentos Tributários Diferenciados (TTD’s);
  • Cadastro automático das pessoas e dos produtos da DI e NF-e Siscomex;
  • Leitura do XML de DI, DSI e NF-e Siscomex;
  • Importação automática do XML da DI do Siscomex;
  • Diversa formas de geração de NF de entrada e saída.

Essa união trará aos importadores uma solução completa que engloba o negócio como um todo, desde a contabilidade e RH até o Comércio Exterior.

Qual o objetivo de unir SAP B1 com tecnologia para Comex da Gett?

Thiago Furtado (Gett) ressaltou na entrevista que essa solução não afasta empresas que já utilizam um ERP, muito pelo contrário, agrega ainda mais, uma vez que dessa união resultará uma visão global e única. Alexandro Andrade (ALFA), completa:

“Além da integração nativa entre as soluções (Gett + SAP B1), as importadoras entrarão no SAP Business One um Sistema de Gestão Integrado (ERP) que possui todos os recursos e as funcionalidades necessárias para gerir a empresa de ponta a ponta, sendo possível simplificar os processos e automatizar tarefas desde a contabilidade e CRM até as operações de COMEX com a Gett, de modo a facilitar a gestão total da empresa, com uma visão ampla sobre todo o negócio, além do acesso a dados em tempo real para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.”

Alexandro Andrade, CEO da ALFA Sistemas de Gestão

Thiago Furtado (Gett) afirma que os benefícios aos importadores são excelentes, pois ao mesmo tempo que a empresa possui um ERP que é líder majoritário de mercado para diferentes funcionalidades, conta também com uma empresa de tecnologia focada em importadores e que reconhece as dores dos players.

“Robustez, transformação digital, tecnologia e uma solução completa para todas as áreas das empresas”

Thiago Furtado, CEO da Gett Tecnologia

O que muda na rotina das empresas?

O setor de Comércio Exterior não deve trabalhar “excluído” dos demais departamentos da empresa, o setor de Comex precisa, sim, é estar integrado com todos os demais para que exista uma sincronia entre eles.

Thiago Furtado (Gett) falou em entrevista que é comum o Comércio Exterior estar afastado das demais áreas, mas que na prática isso gera retrabalho na digitação de dados (para todos os setores), resulta na falta de entendimento da operação por outros departamentos (o que pode limitar a otimização de processos e procedimentos), na lentidão nas tomadas de decisão por parte da empresa (que pode impactar diretamente na qualidade da operação e dos trâmites internacionais) e em erros em prazos, documentos e pagamentos de tributos, por exemplo.

A partir do momento que o Comex também é considerado parte do todo, de maneira igualitária, o tráfego de informações é muito maior e essas informações podem ser transformadas em inteligência que apoiam as tomadas de decisão, criação de estratégias, gerenciamento de riscos e ganhos. São alguns dos benefícios:

  • Previsibilidade de custos e despesas;
  • Confiança no processo;
  • Segurança nas informações;
  • Transparência e visibilidade;
  • Inteligência tributária e financeira;
  • Melhor gestão e controle dos processos;
  • Redução de custos;
  • Redução de tempo e maior agilidade nos processos;
  • Velocidade nas informações.

“Entregaremos o simples, o prático, o que realmente se faz necessário para integração digital e automação de processo”

Thiago Furtado, CEO da Gett Tecnologia

Especialidade de Comércio Exterior e BackOffice: uma solução única, completa e pronta para o mercado. Converse conosco e surpreenda-se com a revolução digital que a Gett Tecnologia entrega em conjunto a ALFA Sistemas de Gestão.

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduanda em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.

Deixe um comentário