Empreender na importação: como começar?
10 min

Empreender na importação: como começar?

A importação de produtos pode ser uma excelente oportunidade de negócio, seja para revenda no mercado interno, seja para suprir sua empresa com insumos de qualidade e com preços competitivos. No entanto, empreender na importação exige planejamento, conhecimento sobre o processo e atenção às normas regulatórias.

Mas fique tranquilo(a), porque você não está sozinho(a) nessa empreitada. Só para você ter uma ideia, no acumulado de janeiro a dezembro de 2024, as importações brasileiras somaram US$ 262,5 bilhões, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social, então, pense a quantidade de empresas que empreendem na importação assim como você, que pensa em começar.

Neste texto, para ajudar, vamos abordar os principais passos para você começar a importar com segurança e eficiência. Confira!

Empreender na importação: como começar?

Defina o nicho de mercado e o produto a ser importado.

Antes de iniciar a importação, é essencial escolher um nicho de mercado e definir quais produtos serão importados. Para isso:

  • Identifique tendências de mercado e demandas não atendidas;
  • Analise a concorrência e os preços praticados no mercado;
  • Avalie a viabilidade da importação considerando todos os custos envolvidos no processo.

Fazer a habilitação no Radar Siscomex

Outro passo inicial é habilitar a empresa no Radar (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiro e assim poder ter acesso ao Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

Para começar a importar é preciso providenciar a habilitação no Radar em uma de suas modalidades: Expresso, Limitado 50 mil dólares, Limitado 150 mil dólares e Ilimitado.

Leia mais em: Radar Receita Federal: Como habilitar Radar Siscomex?

Contratar um despachante aduaneiro

Ao começar a empreender na importação, é fundamental contar com profissionais especializados para garantir que todo o processo seja seguro e eficiente, como os despachantes aduaneiros.

O despachante aduaneiro é o profissional responsável por cuidar dos trâmites burocráticos junto à Receita Federal e demais órgãos anuentes. Além disso, ele assegura que a documentação esteja correta, evita problemas com a liberação da mercadoria e reduz riscos de atrasos e custos inesperados.

Além disso, o despachante aduaneiro permite otimizar o processo de importação, garantindo a conformidade da operação com as normas e regulamentos vigentes.

Portanto, contrate os serviços de um bom despachante aduaneiro para suas operações de importação.

Pesquisar fornecedores internacionais confiáveis

A escolha de fornecedores confiáveis no exterior é um dos passos importantes a ser considerado para o sucesso de uma importação. Para isso, é preciso:

  • Utilizar plataformas como Alibaba para iniciar a pesquisa pela busca de fornecedores;
  • Participar de feiras e eventos internacionais que possibilitam acesso direto a fabricantes;
  • Fazer uma pesquisa completa sobre o histórico de exportações do potencial fornecedor, bem como sua idoneidade, sua capacidade produtiva, além da sua saúde financeira, que dependendo de como está, pode vir ou não a comprometer suas entregas;
  • Solicitar o envio de amostras antes de realizar compras em larga escala.

Classificar corretamente os produto importados

Para começar a importar, primeiro classifique os produtos que serão importados, escolhendo o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) mais adequado.

No entanto, para classificar uma mercadoria de forma correta é preciso ter em mãos todas as suas características específicas, incluindo composição, função, finalidade, tecnologia empregada, entre outras características para então poder formular a melhor descrição para a mercadoria e assim escolher o seu código NCM.

Saiba mais em: Classificação fiscal de produtos importados e suas particularidades

Com o módulo TEC Avançada da Gett, que faz parte do nosso software para importadores, comerciais importadoras e trading companies, você pode avaliar com maior precisão a classificação fiscal de suas mercadorias importadas antes mesmo de confirmar o pedido de compra junto ao fornecedor internacional.

Módulo TEC Avançada do Gett Pro

Fazer o levantamento de todos os custos de importação

Para quem deseja empreender no setor de importação, realizar o levantamento detalhado de todos os custos envolvidos é um dos passos mais importantes para garantir que a operação seja viável e lucrativa.

Muitas vezes, novos empreendedores subestimam os gastos totais do processo, o que pode comprometer a margem de lucro e até inviabilizar a operação. Entender cada etapa e seus respectivos custos é essencial para evitar surpresas e garantir uma gestão financeira eficiente.

Os custos de importação vão muito além do valor pago pela mercadoria ao fornecedor internacional, portanto, é necessário considerar o valor do frete internacional, seguro, tributos incidentes na operação, frete interno no país de origem e destino, armazenagem, taxas portuárias/aeroportuárias, taxas administrativas/aduaneiras, honorário do despachante aduaneiro.

Nesse cálculo, deve-se também considerar os custos ocultos, como:

  • Taxas cobradas pela transportadora
  • Contratação do serviço de inspeção de fábrica e inspeção pré-embarque;
  • Taxas de emissão licenças e certificados/registros específicos para produtos específicos;
  • Taxas de câmbio e taxas bancárias para a realização de pagamentos internacionais.

Saiba que com o módulo Pré-Custo de Importação do Gett Pro, nosso sistema especializado para importadores, comerciais importadoras e trading companies, é possível simular os custos da sua importação com precisão através do banco de dados de alíquotas de NCMs atualizado periodicamente para garantir a segurança nos cálculos.

Módulo Pré-custo de Importação do Gett Pro

Negociar as condições de fornecimento junto ao fornecedor internacional

Negociar com o fornecedor internacional envolve muito mais do que um simples acordo sobre preços. A negociação deve abranger aspectos como prazo de entrega, condições de pagamento, Incoterm a ser utilizado, quantidade mínima de compra, garantias e qualidade do produto.

Uma negociação bem estruturada não só assegura melhores condições comerciais, mas também reduz o risco de receber produtos fora do padrão de qualidade esperado, ao estabelecer um processo de inspeção pré-embarque.

Na etapa da negociação, o preço do produto é um dos fatores centrais, mas não deve ser o único. Muitas vezes, fornecedores oferecem valores mais baixos para aquisição, mas com prazos de entrega longos ou exigências rígidas de pagamento antecipado. É importante equilibrar esses aspectos para garantir uma operação viável.

O contrato de fornecimento é a base para a segurança da negociação e deve incluir todas as condições acordadas, incluindo penalidades por atrasos e cláusulas para resolução de disputas. Esse documento é essencial para evitar problemas futuros e garantir que ambas as partes cumpram suas obrigações.

Formalizar o pedido de compra junto ao fornecedor internacional

Esse processo geralmente ocorre por meio do envio de um pedido de compra formal para o fornecedor internacional, que, por sua vez, enviará uma proforma Invoice, assim, detalhando as condições da transação comercial.

Nesse documento, devem estar especificadas informações como descrição dos produtos, quantidades, valores unitários e totais, moeda negociada, prazos de entrega, condições de pagamento e termos de negociação, incluindo o Incoterm acordado, que definirá as responsabilidades entre o vendedor e o comprador quanto ao transporte internacional e seguro de carga.

Após a formalização do pedido de compra, é importante acompanhar sua execução de perto, desde a produção até a sua disponibilização para embarque. Além disso, a comunicação com o fornecedor precisa ser constante para evitar surpresas e garantir o cumprimento de tudo conforme o acordado.

Escolher a melhor forma de transporte e logística

Você deve selecionar o modal de transporte (marítimo, aéreo, rodoviário, ferroviário, multimodal) com base no tipo de mercadoria, nos prazos e nos custos envolvidos.

Contar com parceiros especializados pode contribuir para a otimização da sua logística internacional, evitar custos inesperados e garantir que a operação ocorra sem contratempos.

Analisar e aprovar os documentos de importação antes do embarque

Para quem está começando a empreender na importação, analisar e aprovar os documentos de importação antes do embarque das mercadorias na origem é fundamental para evitar qualquer tipo de problema com a falta de informações/documentos ou de informações incompletas ou inexatas.

Essa verificação garante que a fatura comercial, packing list, conhecimento de embarque e demais documentos estejam corretos e em conformidade com as exigências aduaneiras do país de destino, que neste caso, o Brasil.

Qualquer erro na documentação pode resultar em atrasos, multas e outras penalidades ao importador.

A conferência antecipada permite corrigir eventuais inconsistências antes de transportar a mercadoria para o porto/aeroporto de destino.

Registrar a Declaração de Importação

Dada a presença de carga pelo depositário, é o momento de providenciar o registro da Declaração de Importação pelo importador ou seu representante legal, além de providenciar o recolhimento dos tributos incidentes na operação, dando dessa forma o início do processo de despacho aduaneiro de importação.

Acompanhar o processo de despacho e desembaraço aduaneiro

O processo de despacho aduaneiro conta com alguns passos:

  • Parametrização da declaração de importação em um de seus canais (verde, amarelo, vermelho ou cinza);
  • Envio/recepção da documentação instrutivos para os casos de parametrização em canal diferente de verde;
  • Distribuição para Auditor Fiscal da RFB para os casos de parametrização em canal diferente de verde;
  • Conferência Aduaneira para os casos de parametrização em canal diferente de verde;
  • Desembaraço Aduaneiro da mercadoria quando não constatada nenhuma irregularidade, obtendo assim a liberação da mercadoria após a conclusão da conferência aduaneira;
  • Entrega da carga pelo depositário ao importador.

O importador ou seu representante legal precisa acompanhar esse processo para garantir uma operação fluída e sem contratempos.

Como garantir uma operação de importação eficiente com a Gett

Se você quer garantir uma operação de importação eficiente, comece por cuidar da implementação do seu Catálogo de Produtos, que é uma das exigências do governo para o Novo Processo de Importação, e para essa questão a Gett pode ajudar sua empresa.

O Gett Pro, software para importadores, comerciais importadoras e trading companies, disponibiliza uma solução para o preenchimento do seu Catálogo de Produtos. Nossa ferramenta simplifica o processo, tornando-o ágil e eficaz, facilitando a inserção rápida de características, informações de fabricantes e descrições dos itens.

Com um design amigável e conexão integrada a sistemas de gestão de importação do Gett Pro, nossa solução faz uso de inteligência artificial para aprimorar o preenchimento de atributos e acelerar a criação do catálogo, garantindo eficiência e clareza.

Planilhas dinâmicas de atributos, pastas de integração independentes e logs de validação asseguram praticidade e rastreamento, proporcionando agilidade e exatidão na alimentação do seu Catálogo de Produtos.

Agende uma demonstração do módulo Catálogo de Produtos do Gett Pro clicando aqui!

Compartilhar

Jonas Vieira

Jonas é graduado e pós-graduado em Comércio Exterior, atua desde 2007 com foco em importação na indústria e comércio, e desde 2018 produz conteúdo sobre a área. É apresentador do podcast Invoice Cast e Co-Fundador da Invoice Content, agência de marketing que atende unicamente empresas de comércio exterior.

Conheça o melhor sistema comex do mercado