You are currently viewing ApexBrasil: você sabe qual é a importância dela para o Comex?

ApexBrasil: você sabe qual é a importância dela para o Comex?

Ao decidir trazer seus produtos para um novo tipo de mercado, muitas vezes desconhecido, é preciso ter cuidado para considerar a viabilidade desta internacionalização, bem como avaliar os riscos e benefícios deste processo. Pensando nisso, o Governo Federal criou a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), uma entidade que busca promover a exportação de produtos brasileiros e fomentar a sua presença em território estrangeiro.

Esta iniciativa permite que empresas de pequeno e médio porte contem com todo o atendimento necessário para que possam se tornar exportadoras.

Além disso, a ApexBrasil tem a missão de atrair investidores para o Brasil, contribuindo significativamente para o crescimento da economia nacional.

Os serviços da Apex são realizados em conjunto com entidades setoriais, com o intuito de facilitar o acesso de empresas nacionais aos mercados internacionais, prospectar oportunidades de negócios no exterior e proporcionar a melhoria da percepção internacional sobre o mercado brasileiro.

O que é a ApexBrasil?

Criada em 2003 através de uma iniciativa do Governo Federal, a ApexBrasil auxilia empresas a exportarem seus produtos para outros países, a fim de movimentar a balança comercial e atrair novos investidores para o Brasil.

E não são apenas as empresas brasileiras que podem ser beneficiadas por este trabalho. Empresas estrangeiras também recebem o auxílio da agência para encontrar negócios e produtos brasileiros. Ela oferece apoio, know-how e experiência sobre os processos de exportação e para encontrar a melhor mercadoria para o cliente.

Quais os objetivos da ApexBrasil?

A ApexBrasil é um serviço autônomo e gratuito que, assim como outras instituições do Governo (como o SEBRAE), apoiam empresas brasileiras que têm interesse em exportar seus produtos.

Atua como facilitadora para empresas estrangeiras que buscam produtos do Brasil para revender em seus países de origem, oferecendo todo o suporte no que tange as exportações e auxiliando na busca pelos melhores produtos de acordo com cada necessidade.

Também disponibiliza estudos de capacitação, consultoria e assessoria para empresas menores que buscam expandir seus negócios, mas que ainda não têm o conhecimento para iniciar no mercado internacional.

Os serviços são realizados de forma gratuita e através de parcerias com organizações setoriais. A Apex promove ações de promoção comercial, rodadas de negócios, dá suporte às empresas brasileiras que queiram participar de grandes feiras internacionais e viabiliza visitas de compradores estrangeiros que prospectam negócios.

Realiza ainda análises comerciais e competitivas buscando orientar as empresas brasileiras no caminho para a internacionalização.

Como funciona a ApexBrasil?

Atualmente a ApexBrasil apoia mais de 13 mil empresas brasileiras em 81 setores da economia nacional, exportando para mais de 200 mercados.

Com o propósito de gerar informações contínuas que permitam alavancar e promover comercialmente diversos setores brasileiros, a agência desenvolveu um rol de atividades e estudos divididos nas seguintes áreas de atuação, os quais entenderemos em seguida:

  • Inteligência de Mercado;
  • Qualificação Empresarial;
  • Estratégias para Internacionalização;
  • Promoção de Negócios e Imagem; e
  • Atração de Investimentos.

No site oficial da ApexBrasil é possível encontrar uma vasta quantidade de informação e diversos documentos contendo análises já realizadas pela agência para exportação de produtos em diferentes países.

Quais as principais formas de atuação da ApexBrasil?

Uma vez que seu principal objetivo é internacionalizar empresas brasileiras e atrair investimentos do exterior, a Apex divide-se nas seguintes áreas de atuação:

Inteligência de Mercado

A agência é qualificada para analisar e sondar o mercado realizando estudos de negócios e serviços interessantes para empresas nacionais.

Qualificação Empresarial

A Apex oferece treinamentos, consultorias e assessorias para aqueles que desejam entender as operações de exportação no Brasil e como entregar produtos competitivos e lucrativos.

Estratégias para Internacionalização

Uma ampla gama de atividades que busca direcionar empresas e parceiros de negócios em ações estratégicas para adentrar o mercado internacional.

Promoção de Negócios e Imagem

Para apresentar um produto brasileiro para o mercado externo é preciso saber as suas necessidades e como fazer o produto ser aceito por ele. Nesta etapa entram as estratégias de marketing e os estudos de comportamento do consumidor-alvo.

Atração de Investimentos

A agência conta com missões internacionais que buscam levar os produtos brasileiros para o território estrangeiro. Em parceria com o Sebrae, a Apex acompanha empresas em feiras internacionais e reuniões com investidores, bem como auxilia em cada etapa da negociação.

ApexBrasil - PEIEX

O que é o PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação)

O PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) é uma iniciativa da ApexBrasil para auxiliar empresas que desejam iniciar a exportação de seus produtos.

Empresas que nunca exportaram antes podem ter várias dúvidas sobre como iniciar esse processo e como realizá-lo dentro da legislação, portanto, o PEIEX oferece toda a ajuda necessária.

O programa está presente em todas as regiões do país através de parcerias com instituições de ensino ou federações de indústria, que são chamadas de entidades executoras do programa. Elas serão responsáveis por aplicar a metodologia do programa e qualificar as empresas nos trâmites mais adequados para o mercado externo.

Para participar do PEIEX a empresa precisa se candidatar no site e demonstrar seu interesse. Feito isso, ela assinará digitalmente um termo de adesão com os consultores da unidade da Apex mais próxima à empresa, que também deverão realizar uma visita e conhecer os negócios relacionados.

O serviço é totalmente gratuito, mas exige dedicação do empresário ou dos profissionais envolvidos na melhoria de seus processos.

Ao final do atendimento a empresa recebe um plano de exportação, com as orientações sobre como proceder para atingir o mercado externo do país desejado. Ou então receberá estudos sobre os melhores mercados para começar a exportar e como firmar sua marca no exterior.

ApexBrasil Imagem

O site da Gett tem sempre informações relevantes para importadores e exportadores

A exportação pode não ser um processo simples, mas se é possível para a empresa, ela deve investir em estudos para considerar essa viabilidade.

A contratação de despachantes aduaneiros também é importante para que o processo se concretize após o fechamento do negócio.

Nesse sentido, a Gett, que é uma empresa que oferece soluções em software, pode contribuir com o processo.

Uma exportação precisa ser realizada com rapidez e assertividade nas informações, pois quaisquer erros podem impactar diretamente nos lucros da empresa. É importante confiar suas operações a uma empresa experiente e que já possui todo o conhecimento técnico necessário.

Os softwares da Gett podem ser consultados por todos os envolvidos no processo de exportação, como o exportador, o despachante e a Trading Company, o que proporciona toda a confiança e agilidade que a operação requer neste momento.

Jonas Vieira

Jonas é graduado e pós-graduado em Comércio Exterior, atua desde 2007 com foco em importação na indústria e comércio, e desde 2018 produz conteúdo sobre a área. É apresentador do podcast Invoice Cast e Co-Fundador da Invoice Content, agência de marketing que atende unicamente empresas de comércio exterior.

Deixe um comentário