A exportação é uma das maiores forças econômicas de um país. O mercado internacional movimenta uma rede abrangente de setores profissionais, gerando empregos e oportunidades para empresários e trabalhadores em todas as pontas da cadeia.
Ao ingressar neste mercado, um exportador iniciante precisa compreender que a falta de experiência pode fazer com que aquilo que pareceria ser uma grande oportunidade se torne um grande fracasso.
No artigo de hoje vamos te mostrar quais são os 7 principais erros cometidos por exportadores e o que fazer para evitá-los.
1 – Mau ou nenhum planejamento da exportação
É muito comum encontrarmos exportadores que começam suas atividades internacionais devido ao surgimento de uma oportunidade de negócios.
Nestes casos, normalmente, a empresa já atua no mercado nacional e espera agora apenas mudar a distribuição de seus produtos para um mercado diferente. Na maioria dos casos, isso resulta em operações iniciais com muitos custos evitáveis e diversos outros problemas gerados pela falta de planejamento.
Se você deseja exportar entenda que sim, há muitas oportunidades, mas, para conseguir aproveitá-las é necessário muito planejamento e organização.
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2 – Falta de atenção à logística
Dados de mercado demonstram que a logística representa em torno de 30% de todos os custos envolvidos em uma operação de exportação.
Devido a este ser um grande centro de custos, exportadores costumam buscar enxugar ao máximo onerações com a logística envolvida.
O grande problema é que uma má escolha de modal, rota ou fornecedor logístico pode comprometer todo o sucesso do negócio.
Imagine se você, na posição de consumidor, for bem atendido, gosta dos valores negociados e formas de pagamento, realiza o pedido; porém, devido a problemas na hora de entrega do seu produto, toda a boa experiência adquirida antes é substituída por desgaste e insatisfação. É a mesma coisa que ocorre com o importador.
Então, a dica é analisar bem os locais de origem e destino, as caraterísticas de movimentação do seu produto e investir bem os seus recursos na contratação de parceiros de confiança e credibilidade.
3 – Embalagem inadequada para a exportação
Em se tratando de exportações, a embalagem é um item que parece apenas um detalhe; todavia, ela influencia em vários aspectos da operação como um todo.
Um primeiro ponto a ser visto é a adequação logística da embalagem, dependendo do tipo de equipamento utilizado para fazer o transporte, a embalagem mais indicada pode variar e é importante ter a validação disso antes de achar que está tudo pronto para envio.
Cheque antes com o operador logístico quais as exigências para envio da embalagem e o que fazer para adequá-la.
Outro ponto de atenção são as questões legais da embalagem. Dependendo do produto que está sendo exportado, há embalagens específicas obrigatórias que, caso não sejam cumpridas, não são aceitas para embarque. Produtos considerados perigosos, por exemplo, possuem instruções minuciosas de como os itens devem ser embalados e as sinalizações que devem constar nas respectivas embalagens.
Além de exigências de embalagem por produto, é importante atentar ao tipo de material com que a embalagem é feita. Caixas de madeira, por exemplo, precisam ter a liberação do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) para autorização de embarque. Isto acontece para haver controle de pragas e infestações que a madeira pode carregar.
4 – Negligência com as adequações e licenças
O perfil comercial de qualquer exportador o faz muitas vezes ter o instinto de realizar o negócio logo, e querer escalar o quanto antes suas vendas internacionais.
Contudo, o perigo está quando este ímpeto comercial subjuga a importância de adequar a empresa às exigências legais necessárias para a realização da transação internacional.
Antes de iniciar qualquer processo, é importante validar junto aos órgãos brasileiros e do país de destino quais os documentos, certificados e licenças necessários à realização do trânsito do produto em questão.
Uma dica importante para não cair neste erro é validar com o importador quais as exigências no país de destino e, junto às assessorias especializadas no Brasil, os pré-requisitos legais para não haver surpresas indesejadas.
5 – Comunicação ineficaz
Pouco se fala sobre isso, mas a comunicação é um fator primordial para o sucesso no mundo das exportações.
Isto porque tal fator é necessário a partir, tanto de aspectos óbvios, até os que menos se esperam.
Alguns exemplos de fatores onde a comunicação influencia o sucesso da exportação:
- Branding – A forma como você comunica os diferenciais de sua empresa influencia a imagem de sua marca no mercado internacional, isto é percebido na comunicação entre você e fornecedores e clientes;
- Produto – A forma como sua empresa comunica os diferenciais do seu produto, seja na embalagem, em publicidade ou nos manuais e documentos vinculados ao produto também influencia no sucesso da exportação;
- Operação – Para o sucesso de toda a operação de exportação uma série de dados são necessários e em uma velocidade muito alta, caso o objetivo for o de evitar ruídos e falta de informação, como no caso de troca de e-mails, mensagens e telefonemas entre sua empresa, fornecedores, prestadores de serviço e cliente.
A dica de ouro é: monte uma equipe na sua empresa, mesmo que sejam poucas pessoas, mas que cada uma esteja muito bem comunicada de quais etapas elas são responsáveis e quem são seus principais pontos de contato externo e interno.
6 – Não considerar a exportação de produtos uma prioridade
Como falamos no item 1, na sua grande maioria, empresas exportadoras começam a se aventurar no mercado internacional devido a uma oportunidade que surge no meio do caminho.
Há inúmeras empresas que possuem exportações regulares, porém, dentro de seu planejamento estratégico a exportação é apenas mais um setor dentro do organograma.
Um erro que você não pode cometer é tratar a exportação como algo não prioritário.
Estudiosos do assunto falam que um player do mercado internacional precisa cultivar uma mentalidade exportadora em seu negócio, envolvendo toda a equipe no objetivo da expansão internacional.
A dica para não cair no erro de tratar a exportação desta forma é: trace planejamentos estratégicos periódicos, estipule metas de exportação; invista em equipe, fornecedores e tecnologia necessária para isso.
Acredite na exportação!
7 – Não contar com um Software de Gestão Comex
Uma operação de exportação demanda atenção em várias etapas com um fluxo desumano de informações e partes envolvidas.
Agora imagine várias exportações acontecendo simultaneamente e com um volume crescente!
É necessário realizar uma gestão inteligente de cada etapa, medindo a performance e avaliando pontos de melhorias, coordenando equipe e gerenciando os processos.
Para isso, você não pode cometer o erro de não fazer a gestão das suas exportações em um software especializado para isso.
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