[ 27 de agosto de 2020 por Equipe CDT 0 Comentários ]

Andrea Tonon: Dicas de como reduzir os custos logísticos nas operações internacionais de sua empresa

Uma empresa importadora ou exportadora, depende totalmente do processo logístico que envolve a sua carga, para poder entregar o seu produto no destino final, no prazo acordado e sem custos adicionais, e esse processo logístico precisa ser muito bem planejado, muito bem executado, para assim conseguir reduzir os custos logísticos nas operações internacionais de sua empresa, sem colocar em risco a qualidade do produto ou serviço oferecido, ainda mais em tempos de crise como este que estamos vivenciando.

Pensando nisso, no artigo de hoje irei apresentar 4 dicas que poderão lhe ajudar a reduzir os custos logísticos nas operações internacionais de sua empresa. Mas primeiramente é preciso saber onde acontece os custos logísticos para assim poder reduzi-los ou até quem sabe, eliminá-los.

Onde acontece os custos logísticos?

Os custos logísticos acontecem:

Muitas vezes no tempo de permanência em um armazém na origem, aguardando pela consolidação da carga para o seu posterior envio ao local definido para que ocorra o embarque para o exterior;

No carregamento e estiva da carga em um veículo para o transporte interno da mercadoria da fábrica do fornecedor ou de um armazém na origem até o porto, aeroporto ou ponto de fronteira definido entre as partes;

Na permanência da carga no local definido entre as partes à espera do embarque internacional;

Na operação de movimentação da carga na área portuária ou aeroportuária, bem como o seu embarque no navio ou avião no país de origem para a realização do transporte internacional;

No transporte internacional (frete);

Na chegada da carga no país de destino, havendo assim o recomeço dos custos de forma inversa. No desembarque da carga no país de destino; movimentação da carga até a área de armazenagem; conferência, marcação, separação e empilhamento; despacho aduaneiro de importação; identificação, desconsolidação e entrega da carga;

Na contratação do transporte interno até o destino final, finalizando com o custo de desembarque.

Não esqueça que os custos envolvidos no processo logístico de sua empresa serão gerados de acordo com o INCOTERMS utilizado na operação de importação ou exportação, acordado entre VENDEDOR E COMPRADOR.

Agora que foi apontado onde acontece os custos logísticos, vamos as dicas de redução de custos:

Dica 1 – Mapeie o seu processo logístico

Verifique os processos logísticos já realizados pela sua empresa e tente identificar possíveis falhas que possam ter causado atrasos na entrega, aumento nos custos finais ou que colocaram em risco a qualidade do produto ou serviço prestado ao seu cliente. Veja se essas falhas podem ser corrigidas e simplesmente CORRIJA-AS, e cheque TODAS as oportunidades de melhorias que possam ser inseridas em suas operações. EVITE gargalos em suas operações logísticas que possam ser controlados por você, como empresa.

Dica 2- Reveja seus custos

Procure avaliar o histórico de gastos para cada operação logística, seja ela importação ou exportação. Analise todos os custos que envolveram cada processo, cada operação. Verifique quais custos possam ser desnecessários e ELIMINE-OS. Aqueles que não podem simplesmente ser eliminados, procure uma maneira de reduzi-los, sem colocar em risco a qualidade do produto ou serviço.

De nada adianta simplesmente sair eliminando gastos, cortando custo, se você pode colocar a qualidade em risco. Avalie quais custos podem ser eliminados e quais precisam ser reduzidos e quais devem ser mantidos.

Dica 3- Planeje a sua próxima operação, o seu processo logístico

Sem planejamento você encontrará uma maior dificuldade para realizar o seu processo logístico com obtenção de êxito na operação.

Por isso, é de suma importância se planejar com antecedência, criando um cenário para cada um de seus processos. Procure antes de mais nada responder as seguintes perguntas:

→ Quais são as minhas responsabilidades e quais são do meu exportador ou importador?

→ Quem são os envolvidos em meu processo logístico? Os fornecedores e prestadores de serviços são qualificados? São Confiáveis? São flexíveis comercialmente e operacionalmente?

→ Quais são os custos envolvidos na operação?

→ As mercadorias estão sendo preparadas para serem despachadas conforme as normas internas e externas? Será utilizada embalagem de qualidade e adequada para o transporte, tanto interno como o internacional?

→ Todas as documentações foram emitidas de acordo com a legislação, principalmente do país de destino? Elas já foram revisadas e todas as informações estão corretas?

→ Já escolhi o modo de transporte para o meu produto? O produto pode ser transportado em qualquer modo de transporte? Há algum tipo de restrição?

→ Qual é o transit time para o transporte escolhido? Está dentro do meu cronograma?

→ Minha importação ou exportação tem algum tipo de limitação? Preciso de alguma certificação? Preciso emitir alguma licença anterior ao embarque da mercadoria?

→ Quais são os trâmites burocráticos e regras internacionais nos países de origem e destino que NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser ignoradas?

→ Tenho disponibilidade de prestadores de serviços? Eles poderão me atender no tempo que preciso? Está dentro do meu orçamento, das minhas condições financeiras?

→ Preciso contratar um seguro internacional para a carga?

→ Qual a necessidade do meu cliente?

Dica 4 – Automatize os seus processos

É fato que investir em tecnologia irá gerar custos iniciais para a sua empresa, entretanto, você poderá utilizar tecnologias adequadas aderentes à sua necessidade e ao seu bolso.

Pense que os custos despendidos para aquisição de uma nova tecnologia poderão contribuir e muito para a redução dos custos totais de todas as suas operações de importação ou exportação, com a otimização de tempo e processos, e uma melhor integração dos departamentos envolvidos.

Leve em consideração também que com a utilização de recursos tecnológicos adequados haverá um aumento da produtividade do seu pessoal, de seus colaboradores, haverá uma redução considerável de possíveis erros humanos e

retrabalhos, sem falar que você terá acesso a relatórios gerenciais confiáveis para poder tomar decisões assertivas, e assim poder implementar melhorias em todo o processo.

Ainda que você esteja utilizando o melhor recurso tecnológico, é necessário garantir que seus colaboradores tenham acesso a ele e saibam utilizá-lo de forma correta, portanto, tente não pecar por falta de treinamento de seus funcionários, pois a tecnologia sozinha não faz milagres.

Tenha sempre em mente antes de sair reduzindo seus custos logísticos

Antes de escolher o melhor modo de transporte, considere que:

– No transporte aéreo de passageiro as prioridades são: pessoas, alimentos e remédios;

– No transporte aéreo, via cargueiro, é preciso verificar se as saídas na origem são diárias ou não, e quais aeroportos no país de destino estão preparados para receber cargueiros;

– No transporte rodoviário é preciso verificar se há permissão para rodar nos países, quais são os limites de peso da carga, os eixos dos caminhões. É necessário também checar as estruturas das estradas;

– No transporte marítimo verificar o fluxo de navios no porto, o custo operacional, comparar custos em relação a distância do porto até o destino final da carga e os benefícios fiscais existentes nestes portos.

Antes de contratar o transporte, considere:

– Todos os custos envolvidos, todas as taxas e sobretaxas, não somente o custo do frete;

– O transit time, que nada mais é do que o tempo de trânsito para a realização do frete internacional, desde o porto ou aeroporto no país de origem até o porto ou aeroporto no país de destino, e se o transit time está ou não dentro do seu cronograma;

– A rota que será realizada pelo transportador, se haverá ou não muitas escalas, se passará ou não por países de risco, se precisará ou não fazer paradas para reabastecimento de aeronaves para o caso do modo aéreo.

Para embalagem de sua carga, leve em consideração que:

Se optar por redução de custos na embalagem, certifique-se de antes avaliar a qualidade da nova embalagem que será utilizada. A carga chegará ao seu destino final sem avarias ou extravios?

Pense que ao invés trocar de fornecedor ou de embalagem você poderá reduzir custos na maneira de como a sua carga poderá ser embalada.

Tenha em mente que ao preparar a mercadoria para o embarque internacional deve-se levar em consideração a forma de embalar a sua carga para assim facilitar o manuseio da mesma, seja em caixa de papelão, pallet, caixa de madeira ou contêiner.

Lembre-se que na escolha da embalagem deve-se levar em consideração a sua durabilidade para fatores climáticos, impactos e manuseio.

Você poderá ter um aumento nos custos com devoluções em caso de avarias ou extravios, portanto, não negligencia na embalagem de sua carga, na embalagem de sua mercadoria.

Como visto, muitas são as variáveis que envolvem o processo logístico no comércio internacional de sua empresa, portanto, antes de começar a reduzir custos logísticos, mapeie seus processos, reveja os seus custos, planeje-se com antecedência e faça uso de recursos tecnológicos a favor de suas operações.

E você caro (a) leitor (a), quais dicas você já utilizou para reduzir os custos logísticos nas operações internacionais de sua empresa? Há alguma dica adicional que queira compartilhar com os demais leitores? O que achou das dicas apresentadas neste artigo?

Comente, compartilhe conhecimento e sua experiência com os demais leitores.


Andrea Tonon

Esposa, mãe e atuante no Comércio Exterior. Ama viajar, conhecer novos lugares, estar com a família e amigos. Formada em Secretariado Executivo, mas nunca exerceu a profissão de fato. Caiu de “paraquedas” no mundo do COMEX há 11 anos e se apaixonou pela área desde então.

Fez um intensivo de Comércio Exterior pela Aduaneiras e cursos de capacitação pelo Canal Aduaneiro e Banco do Brasil e vem atuando na área de importação e exportação de equipamentos, peças de reposição e acessórios. Hoje divide informações e conhecimentos que adquiriu ao logo dos anos com estudantes e colegas de profissão através de seu blog e perfis no LinkedIn e Instagram.

Blog: www.andreatonon.com
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/andrea-tonon
Instagram: @andreatonon_comex

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