8 min

3 vantagens do módulo de vendas nacional da Gett 

Você sabe qual é a finalidade de módulo de vendas e a diferença que ele pode fazer na sua empresa?  

Esse módulo auxilia as empresas a organizarem todo seu processo de vendas, incluindo não apenas a criação de orçamentos, como também de tabelas de comissionados.  

Se você possui uma importadora que revende os produtos importados, é essencial que conte com um bom módulo de vendas em seu negócio.  

Ele será um facilitador em muitos de seus processos comerciais e trará automatização, agilidade e produtividade à sua equipe comercial.  

Por isso, trouxemos um conteúdo completo sobre módulo de vendas: entenderemos o que ele é e quais são suas principais vantagens. Além disso, olharemos com atenção para a solução da Gett. Vamos nessa? 

Para que serve um módulo de vendas?  

Antes de tudo, vamos entender a funcionalidade geral de um módulo de vendas comum.  

Como vimos anteriormente, ele auxilia as empresas a organizarem o seu processo de vendas, que pode ser bem complexo por envolver diversas etapas e características.  

Ele possibilita, por exemplo, que todos os setores e profissionais que trabalham na área comercial estejam alinhados rumo a um resultado comum.  

Alguns dos dados que um módulo de vendas fornece são:  

  • histórico de compras dos clientes;  
  • desempenho das equipes comerciais;  
  • eficácia das políticas de descontos e de comissões; e  
  • evolução de faturamento e de margem de lucros dos produtos.  

Dessa forma, ele permite controle total de todas as etapas do processo de vendas.  

Elaborar propostas comerciais e orçamentos  

Primeiramente, um módulo de vendas é capaz de elaborar propostas comerciais e orçamentos de forma automatizada.  

Além disso, ele possibilita personalização, descrição detalhada dos produtos e controle do número total de orçamentos já realizados.  

Pense em como o trabalho comercial de sua empresa se tornaria mais fácil com a adoção de soluções que permitem a criação automatizada de propostas e orçamentos.  

Você apenas precisaria preencher alguns dados específicos do novo orçamento e… pronto! Surge um documento padronizado e personalizado.   

Além do notável ganho de produtividade, a adoção de um módulo de vendas também melhora a imagem de sua empresa.  

Isso porque, com a padronização, suas propostas comerciais têm um tom mais profissional perante seus clientes e comissionados. 

Histórico de compras  

Em segundo lugar, os módulos de vendas normalmente são capazes de gerar diversos relatórios em PDF e em Excel contendo o histórico de compras.  

Certamente, esta é uma ótima ferramenta para te ajudar a analisar o histórico de seus clientes de forma rápida e intuitiva, pois o conteúdo é gerado automaticamente.  

Por consequência, você passa a conhecer os hábitos, preferências e gostos daqueles que confiam no seu produto e o consomem.  

Esses dados funcionarão como insumo e como dados para a análise do perfil dos clientes no momento de, por exemplo:  

  • expandir o portfólio de produtos;  
  • adotar novas estratégias comerciais;  
  • conquistar novos mercados; e  
  • procurar outros fornecedores.  

Relatórios para tomada de decisão   

Além do exposto acima, os módulos de venda são capazes de gerar relatórios para tomadas de decisão.  

Cada vez mais, os dados se tornam essenciais no processo de escolhas de qualquer empresa, uma vez que eles permitem uma decisão mais assertiva.    

Quando você se baseia em fatos diante de inúmeras possibilidades, é mais provável que sua análise e posterior decisão estejam em conformidade com a realidade observada.  

Consequentemente, seus processos de vendas serão aprimorados, impulsionando seus resultados.  

Assim, é imprescindível contar com relatórios gerados por um módulo de venda, sejam eles de comissão, de produtos vendidos ou de vendas por período. 

3 vantagens do módulo de venda nacional da Gett  

Em seguida, vamos conhecer as principais vantagens do módulo de venda nacional da Gett, que gerencia os pedidos de venda e de distribuição no território nacional.  

Com esta ferramenta, você pode fazer orçamentos e pedidos de venda, gerenciar o limite de crédito dos clientes e acompanhar as vendas comissionadas.  

Ademais, é possível enviar os pedidos de venda por e-mail e gerenciá-los por status, emitir notas fiscais mais rapidamente e concentrar as informações de vendas.  

Outrossim, o módulo da Gett pode ser utilizado em vendas B2B e em vendas B2C, estas por meio da integração com e-commerces e marketplaces.   

Dessa forma, se você, importador, possui os dois mercados, você será bem atendido por nossa solução.  

A seguir, você confere as 4 principais vantagens do módulo de venda da Gett.  

Tabelas de preços  

Primeiramente, temos a tabela de preços, com grande flexibilidade de organização, que permitirá:  

  • criar tabelas diferentes, com precificações distintas de acordo com a região, com o produto ou com os clientes;  
  • criar tabelas com tratativas específicas para um cliente em especial, por exemplo;  
  • criar tabelas com lucratividade no varejo e no atacado;  
  • vincular a tabela de preços às tabelas de vendedores ou de clientes;  
  • configurar a vigência da tabela de preços; e  
  • gerar dashboards com ranking de clientes, vendedores e produtos.  

Todos esses recursos do módulo de vendas da Gett estão à sua disposição para serem utilizados conforme suas necessidades. 

Tabelas de comissões  

Em segundo lugar, temos as tabelas de comissões, utilizadas para gestão de representantes comerciais. Assim como as tabelas de preços, também são facilmente flexíveis e customizáveis.  

Com essa ferramenta, você consegue gerar um relatório de comissionamento para os representantes, para efetuar o pagamento das comissões mais rapidamente e sem erros.  

Outrossim, é possível criar relatórios com um ranking de vendas por clientes ou por representantes.  

Ademais, você pode fornecer acesso a quantos fornecedores desejarem.  

Dessa forma, eles poderão acessar o sistema, montar os pedidos e consultar o estoque disponível a partir de qualquer dispositivo com internet.  

E você, como dono do negócio, ainda será capaz de moldar uma forma de atuação do representante.  

Cadastros de produtos  

Em terceiro lugar, temos o cadastro de produtos.  

No módulo de pedido de venda nacional da Gett, é possível cadastrar todos os produtos disponíveis e adicionar uma imagem a cada produto.  

Dessa forma, quando for gerado um pedido de vendas, ele conterá a imagem do produto em questão, como pode ser observado no exemplo abaixo.  

Essa ferramenta não só permite a automatização e melhor visualização do documento, mas também transmite maior profissionalismo aos clientes.  

Integração com os módulos expedição, estoque e financeiro  

Por fim, o módulo de vendas ainda permite a integração com outros módulos desenvolvidos pela Gett.  

A saber, tais módulos são:  

  • expedição: controla a separação e formação das embalagens dos produtos do pedido, gera de etiquetas e libera para faturamento, mediante conferência;  
  • estoque: acompanha as movimentações de entrada e saída dos produtos no estoque, com controle por lote e local de armazenagem e quantidades reservadas e disponíveis; e  
  • financeiro: automatiza totalmente os custos de despesas da importação direto no departamento de contas a pagar da companhia, permitindo controle financeiro completo da operação.  

Otimize a gestão das suas vendas com a tecnologia da Gett!  

Você sabia que as soluções da Gett são utilizadas por mais de 600 importadores e exportadores?  

Possuímos o melhor atendimento do mercado, com um software fácil de usar, referência em tecnologia e 100% operado por meio de computação em nuvem.  

Por isso, este software é agilidade, praticidade e eficiência ao seu alcance a qualquer hora e em qualquer lugar.  

Temos mais de 2.000 usuários ativos em 1000 implementações de sucesso e operamos mais de R$ 16 bilhões em valor de NFs de entradas autorizadas.  

Eliminamos todo o esforço desnecessário que impede que você seja o protagonista do seu negócio.  

Veja mais detalhes aqui sobre nossa atuação e aqui sobre nosso módulo de venda nacional e agende uma demonstração com nosso time!  

Compartilhar

Jonas Vieira

Jonas é graduado e pós-graduado em Comércio Exterior, atua desde 2007 com foco em importação na indústria e comércio, e desde 2018 produz conteúdo sobre a área. É apresentador do podcast Invoice Cast e Co-Fundador da Invoice Content, agência de marketing que atende unicamente empresas de comércio exterior.

Conheça o melhor sistema comex do mercado