software pay as you go
6 min

Software Pay As You Go: o que é e quais os benefícios?

O Software Pay As You Go (PAYG) ou Pay Per Use é um mecanismo de cobrança virtual, aplicado em sistemas integrados de computação, e foi desenvolvido para empresas e profissionais que desejam otimizar seus processos de maneira prática e econômica.

O PAYG permitirá que o usuário utilize os recursos de maneira esporádica, mais especificamente, quando houver necessidade. Desta forma, será possível reduzir seus gastos com este tipo de investimento, e otimizar o tempo por meio da automatização de diversos processos, como por exemplo, a emissão de documentos atrelados à importação.

Benefícios do Software Pay As You Go

O Software Pay As You Go é ideal para profissionais como despachantes, contadores, importadores e diversos outros prestadores de serviços que possuem baixo volume deste tipo de operação.

Dentre alguns dos benefícios em utilizar o sistema, podemos citar:

  1. Os modelos tradicionais dependem muito de recursos estáticos. Com isso, mensalidades e contratos longos são necessários para suprir uma demanda de retorno de investimento. Com o software pagando apenas pelo que usar, os softwares são mais modernos e oferecem uma variedade de benefícios que favorecem ambientes dinâmicos em nuvem;
  2. Fácil de usar: Um software de pagamento por uso tem em sua característica a simplicidade e a fácil navegação. Os usuários podem ajustar recursos com apenas alguns cliques ou até mesmo configurar algumas regras sem grandes esforços conforme suas necessidades. Essa facilidade desempenhou um papel importante na adoção da nuvem como um complemento para infraestruturas de computação locais ou tradicionais e de nuvem em primeiro lugar;
  3. Alta escalabilidade: São softwares de preços extremamente competitivos e enormes quantidades de recursos para impulsionar quase qualquer tamanho de carga de trabalho ou demanda de computação;
  4. Recursos de dimensionamento correto: O desafio da infraestrutura de computação tradicional levou a um enorme desperdício devido ao provisionamento excessivo. A computação em nuvem PAYG facilita o ajuste de recursos para atender às demandas do usuário, minimizando o provisionamento excessivo;
  5. Custo-benefício: A combinação de facilidade, escalabilidade e suporte para situações dinâmicas pode potencialmente tornar a computação em nuvem PAYG mais econômica do que a computação tradicional de data center, embora a economia não seja garantida.

Leia também: 5 dicas para automatizar a sua empresa

O que é Software Pay Per Use?

O mecanismo é derivado da computação utilitária, método que se refere à capacidade de medir os recursos utilizados. Se for necessário, ainda existe a possibilidade de aumentar a quantidade dos serviços e ferramentas utilizadas dentro do sistema, sem grandes esforços e de forma automática.

Software e transformação digital

Com isso, uma aplicação dentro do software, pode existir por apenas alguns minutos, como também pode se prolongar por mais tempo, provendo serviços aos usuários. A cobrança é baseada no consumo do usuário, como, por exemplo, a quantidade de horas utilizadas de CPU e o volume de dados armazenados

Para profissionais do comércio exterior, um exemplo de como seria um software PAYG pode ser na aplicação de uma nota fiscal de importação. Imagine um software que  permite importar os arquivos no formato XML de DI (Declaração de Importação) normal ou retificada e de DSI (Declaração Simplificada de Importação), que forem extraídos pela opção Consulta do Siscomex Web Importação, ou seja, são os arquivos XML enviados por seu Despachante após realizar o registro da DI no Siscomex. Assim, você terá um recurso muito importante na operação e pagará apenas o que usa, sem necessidades de longos contratos ou de mensalidades além da sua demanda.

Além disso, você poderá atuar como prestador de serviços e operar para diversos clientes. Afinal, softwares tradicionais tendem a cobrar pelo CNPJ ou pelo número de usuários, limitando assim o poder de tecnologia aos prestadores que possuem dezenas de clientes e acabam optando por ações manuais devido o alto investimento.

Dito isto, é possível que diversas empresas utilizem o sistema de forma integrada, sejam elas do mesmo grupo ou até de diferentes grupos, podendo auxiliar também prestadores de serviços terceirizados de sua empresa como BPO (Business Process Outsourcing), Contabilidades e Despachantes que emitem NFs para seus clientes.

Modelo de negócio Pay as you go

As previsões do futuro das empresas e consumidores para 2022, mostram que a tecnologia continua sendo a base para organizações que tentam restabelecer relacionamentos com clientes e consumidores em uma nova versão do mundo físico e digital.

Segundo dados de pesquisas do IDC (International Data Corporation), empresas estão procurando modelos de consumo de TI flexíveis, transparentes e com preços competitivos.

A procura por soluções baseadas em consumo nos softwares e sistemas de integração, terão ultrapassado os modelos tradicionais, representando até 40% dos gastos com infraestrutura de TI.

De acordo com o IDC, as organizações que se concentram na resiliência em relação a sistemas, processos e modelos de negócios terão sucesso na capacidade de se adaptar aos novos tempos, acelerar a transformação digital e determinar o seu destino na atual economia digital.

Modelo de negócio pay as you go

Leia também: como controlar suas importações por meio de um software

Quais os benefícios de utilizar um software pay as you go na importação?

O principal benefício de utilizar este método é a flexibilidade em não precisar fazer um investimento fixo em tecnologia, e sim pagar apenas pelos recursos que forem utilizados. Consequentemente, o empresário irá economizar tempo e recursos financeiros, além de otimizar diversos processos atrelados à importação.

A empresa também irá garantir a utilização de soluções que permitem prever sazonalidades e outros fatores externos, ficando à frente não só da concorrência, mas também dos empecilhos que surgem com o decorrer do tempo, mantendo uma boa gestão local dentro de um ambiente de TI simplificado.

Isso se traduz em maior agilidade nos negócios, com entregas mais rápidas ao mercado e em menores riscos para os negócios, para TI e também para compras. Proporciona também eficiência operacional e estabilidade.

Conclusão

Por fim, o Pay Per Use ou Pay As You Go é um método de desenvolver sistemas e softwares para empresas, indústrias e importadores que conta com diversos recursos que otimizam e simplificam uma série de processos, gerando mais lucro e melhorando o desempenho de funcionários e processos no geral.

Quer automatizar e economizar tempo e recursos na hora de realizar seus processos de importação? Conte com a Gett!

Compartilhar

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.

Conheça o melhor sistema comex do mercado