resultados na importação
6 min

Importador: Melhore sua performance global com nossas dicas

Trabalhar com fluxos assertivos e eficazes do ponto de vista operacional – e sobretudo financeiro – é tudo que uma importadora quer para otimizar seus resultados na importação. Afinal, tempo é dinheiro.

Nesse sentido, o desafio de gerir uma operação rentável é cada vez maior.

Pensando nisso, elaboramos um artigo sobre como os importadores podem melhorar os seus resultados ao importar produtos acabados para revenda ou matéria-prima.

Como a importação pode melhorar os resultados da minha empresa?

Hoje as empresas estão inseridas em um contexto dinâmico, seja pela volatilidade dos fatores econômico-financeiros, ou por um consumidor cada vez mais crítico, que baseia a sua compra em vários outros fatores além do financeiro.

como melhorar resultados na importação

As importações são um meio pelo qual as empresas podem se conectar aos atuais consumidores, desenvolver novos, bem como ampliar ou entrar em um novo nicho de mercado.

Por exemplo, para uma indústria, existe a possibilidade de acessar diferentes fornecedores de matérias-primas. Com isso, podem melhorar a qualidade do seu produto, otimizar a formação de custos, e encontrar possibilidades para melhorar a sua operação, com ações como o gerenciamento de estoque.

Além disso, ao conseguir olhar o seu ramo de atuação de uma forma macro, as empresas conseguem realizar um benchmarking de como os concorrentes estão se posicionando, as tecnologias que são utilizadas, assim como as que estão em desenvolvimento, as tendências, expectativas e projeções do consumo.

E ainda contribuem para o planejamento estratégico da empresa com a diluição do risco da cadeia de suprimentos, pois dessa maneira existem alternativas para não paralisar a produção ou a distribuição, seja por falta de matéria-prima, seja pela falta dos produtos.

Indicadores de performance na importação

São diversos os fatores que podem afetar os resultados no seu processo de importação. Portanto, é necessário realizar o acompanhamento e monitoramento para que seja possível agir preventivamente, e não para atuar de maneira corretiva relacionada à resolução do problema.

Em uma dinâmica ágil e constante, perder o timing de ação pode acarretar problemas não somente financeiros, mas também atingir a reputação da empresa.

Os indicadores de desempenho abaixo permitem ter uma visão abrangente de todo o processo, ao mesmo tempo que não deixam de destacar alguma especificidade. São eles:

  • Tempo de entrega: serve para analisar o lead time do processo, desde a ordem de compra até o recebimento da importação. Permite à empresa mapear o gargalo e agir pontualmente;
  • Custo total da importação: como os custos geralmente são em moeda estrangeira, a sua variação pode inviabilizar o processo, tanto quanto trazer prejuízo. Essa análise permitirá que a empresa não comprometa a sua saída financeira;
  • Qualidade do produto: é importante que seja realizada uma análise periódica para garantir níveis mínimos de devolução e evitar gastos com a logística reversa;
  • Nível do estoque: se atentar para que o nível de estoque seja adequado, de forma que não ocorra a falta e a consequente perda de receitas, nem que o excesso faça a empresa ter produtos parados que impactam o capital de giro e, consequentemente, os resultados na importação;
  • ROI (retorno do investimento): serve justamente para verificar se aquele produto traz rentabilidade e em quanto tempo. Ou seja, mostra em números como um determinado item poderá afetar a saúde financeira e comprometer o fluxo de caixa da empresa.

Como os indicadores de performance impactam na minha estratégia?

Os indicadores de performance são os meios pelos quais as empresas conseguem visualizar, quantificar e comparar o seu desempenho. Ou seja, esses dados são a definição e a delimitação da estratégia empresarial.

Dessa maneira, tendo como base os indicadores, as empresas conseguem estabelecer as metas nos três níveis de estratégia (estratégico, tático e operacional), a fim de mensurar e acompanhar os negócios em toda a cadeia de suprimentos.

Ou seja, as empresas conseguirão reduzir a subjetividade na tomada de decisões, de forma que o risco em tomar decisões errôneas é mitigado. Isso porque agora a análise ocorre sob fatos e dados concretos retirados do seu dia a dia.

Dicas para aumentar os resultados na importação

A eficácia dos processos de importação é fundamental para as empresas que queiram se manter competitivas em um mercado mundial.

Logo, para garantir essa premissa, citamos abaixo algumas dicas para aumentar os resultados na importação. São elas:

Não dependa de único fornecedor

Quando existe a dependência de um único fornecedor o risco operacional pode expor a empresa em diversas situações, desde a queda de qualidade até a falta do produto. Podemos dizer que ter mais de um fornecedor traz a flexibilidade necessária para absorver possíveis problemáticas, bem como permite conseguir melhores resultados na negociação internacional.

Planeje os custos da sua importação

Muitos fornecedores globais exigem uma quantidade mínima, seja para oferecer melhores preços ou condições de pagamento. Logo, é necessário realizar o levantamento de todos os custos envolvidos, assim como estimar um preço de venda para verificar a lucratividade.

planejar custos na importação

Se você desejar aprofundar mais a leitura sobre esse tema, temos em nosso blog um artigo que fala especificamente sobre o planejamento dos custos de importação. Acesse aqui.

Utilize benefícios fiscais

A utilização de benefícios fiscais pode trazer uma desoneração dos valores envolvidos na importação, pela simplificação, redução e/ou isenção dos impostos incidentes no processo. Abaixo citamos três deles:

  1. Ex-Tarifário: Permite a redução temporária das alíquotas do Imposto de Importação (II) para bens de capital, informática e telecomunicações não produzidos nacionalmente;
  2. Drawback: Consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado;
  3. Regime de Tributação Simplificada (RTS): Permite o pagamento de Imposto de Importação de bens em encomenda internacional com uma alíquota fixa de 60%, desde que o valor total dos bens não ultrapasse US$ 3.000,00 ou o equivalente em outra moeda estrangeira.

Melhore os resultados da sua importação com o módulo financeiro da Gett

O módulo financeiro da Gett fornece ferramentas abrangentes e insights para ajudá-lo a otimizar seu processo de importação e melhorar seus resultados e o desempenho financeiro geral.

Desde o acompanhamento dos custos de importação até a análise da lucratividade, oferecemos a total automação dos custos e despesas da sua importação direto no contas a pagar, incluindo também os custos administrativos.

Com isso, a Gett pode ajudá-lo a tomar decisões informadas e obter melhores resultados para a sua importadora ou exportadora. Entre em contato e agende uma demonstração!

Compartilhar

Jonas Vieira

Jonas é graduado e pós-graduado em Comércio Exterior, atua desde 2007 com foco em importação na indústria e comércio, e desde 2018 produz conteúdo sobre a área. É apresentador do podcast Invoice Cast e Co-Fundador da Invoice Content, agência de marketing que atende unicamente empresas de comércio exterior.

Conheça o melhor sistema comex do mercado