Quando o assunto é portos do Brasil, temos a ideia presumida de que todos estão ligados a atividades de importação e exportação. Entretanto, o conceito de porto organizado se resume a um local situado em uma costa que serve de ligação entre o transporte terrestre e o marítimo, com trabalho de carga e descarga.
De acordo com a ANTAQ, os portos podem ser classificados em 3 tipos:
- Lacustres, que podem ser encontrados à margem de um lago ou lagoa;
- Fluviais, que se situam à beira de um rio e, por isso, necessitam de uma infraestrutura que possa operar tanto em períodos de seca, como em períodos de grandes chuvas; e
- Marítimos, que se localizam à margem do oceano, com foco em diversas atividades e maior fluxo de pessoas e mercadorias.
Diante disso, que tal conhecermos um pouco mais sobre os principais portos do nosso país?
Quantos portos existem no Brasil?
Se levarmos em consideração infraestruturas públicas e privadas, marítimas ou fluviais, os portos do Brasil totalizam um número de 239 instalações portuárias (ANTAQ e Secretaria de Portos).
Dentre as instalações públicas, a administração se divide entre as Companhias Docas, os municípios, os estados e os consórcios públicos.
Outros órgãos importantes são a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), o Ministérios do Transporte e a Secretaria de Portos.
Contudo, mesmo com esse número, a movimentação portuária no Brasil é pequena em comparação a outros países.
3 maiores portos do Brasil
Os portos marítimos, por possuírem saída direta para os oceanos e, consequentemente, serem utilizados em trocas internacionais, costumam ser os maiores e mais importantes de um determinado país.
Dessa forma, eles são maiores tanto em movimentação e transporte, como em infraestrutura, uma vez que é necessária uma demanda maior de pessoas e de materiais na realização das operações portuárias.
Esses portos podem ser classificados em rankings, porém, quando posicionamos os portos do Brasil dessa maneira, é muito difícil chegarmos à classificação totalmente correta.
Isso ocorre porque os números e dados de movimentação desses portos podem variar de acordo com o que é levado em consideração na hora de mensurar.
Os fatores de avaliação podem ser número de volume de carga transportada, número de contêineres, valor agregado dos produtos, áreas de influência, entre outros.
Portanto, com exceção de nosso primeiro colocado que, de longe, é o principal porto brasileiro, as outras posições podem ser diferentes a depender do quesito analisado.
1. Porto de Santos
O Porto de Santos foi inaugurado em 1892 e é administrado pela CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo).
Como mencionado, é o maior porto do Brasil em todas as classificações, uma vez que é responsável por 30% de todas as movimentações portuárias do país.
Além disso, é o maior complexo portuário da América Latina e o único porto brasileiro que se encontra no Top 50 Mundial (AAPA).
Entre os setores de sua movimentação, os que recebem maior destaque são: indústria mecânica, indústria de materiais de transporte, agroindústria e madeira, indústria química, indústria de alimentos e bebidas e metalurgia.
Assim, ele é o porto brasileiro com maior diversidade em importações e exportações.
O total de carga movimentada no ano de 2022 ultrapassou os 82 milhões de toneladas. Dentre as principais cargas podemos citar soja, açúcar, milho, combustível e gasolina. Para acessar o resumo das cargas movimentadas em 2022 no Porto de Santos, clique aqui.
Curiosidades sobre o Porto de Santos
Contando canais de navegação, terminais e estações de armazenamento de cargas, o porto possui uma área de 7,8 milhões de metros quadrados.
Em 2020, o Ministério da Infraestrutura aprovou o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), que prevê o planejamento estratégico dessa área pelos próximos 20 anos.
Ao fim desse período, a capacidade de operação do terminal será elevada em 50% (Agência Brasil).
2. Porto de Paranaguá
Administrado pela Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), o porto de Paranaguá está na segunda posição dos portos do Brasil e se localiza no estado do Paraná.
É um dos principais exportadores de produtos agrícolas, sobretudo de soja em grão e farelo de soja, e possui uma área de influência de 10 estados brasileiros.
Orlando Kissner. Arquivo do Governo do Estado do Paraná
Este ano o porto de Paranaguá bateu o recorde de movimentação mensal de cargas. De acordo com a notícia publicada no site oficial, o volume soma 25.220.449 toneladas movimentadas, sendo este número 5% maior do que o volume movimento neste mesmo período do ano passado.
A movimentação do porto é liderada por commodities agrícolas com destino à exportação, mas também engloba toras de madeira, material de transporte, alimentos e bebidas, indústria química e indústria mecânica.
Curiosidades sobre o Porto de Paranaguá
O porto possui registros de operações desde o ano de 1872, no entanto sua inauguração oficial só aconteceu em 1933, mais de 60 anos depois.
Somado ao Porto de Antonina, com localidade próxima, sua área é de 4,2 milhões de metros quadrados.
A sua movimentação de grãos muitas vezes é considerada a maior da América Latina.
3. Porto do Rio de Janeiro
Este complexo portuário contempla o porto do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. Sendo um porto regional de grande porte, localizado na costa oeste da Baía da Guanabara, serve a 22 estados brasileiros. Seus produtos são bastantes diversificados, com alto valor agregado por unidade. A maior parte da movimentação está relacionada à atividade de exportação.
Em suas movimentações se destacam principalmente a metalurgia, materiais de transporte, a indústria química, os produtos minerais e a indústria mecânica. Assim, o porto possui extrema relevância no setor automotivo.
Em 2022, foram mais de 61,5 milhões de cargas movimentadas. O perfil de carga predominante movimentada nestes portos é granel sólido. Para conferir o relatório completo, clique aqui.
De acordo com o relatório publicado no site oficial dos Portos do Rio de Janeiro, o tipo de serviço realizado em 2023 é de 95% referente à navegação de longo curso e apenas 5% destinado à cabotagem, dentro do território do Brasil.
Curiosidades sobre o Porto do Rio de Janeiro
O porto possui uma área operacional de 1 milhão de metros quadrados distribuídos em 15 pátios e 18 armazéns.
Já era um importante centro exportador e importador no Brasil Colônia em 1763, quando a cidade do Rio de Janeiro se tornou a capital do país e, entre 1904 e 1910, o porto passou por uma grande modernização, quando foi inaugurado oficialmente. Em 2018, ao completar 108 anos, aumentou sua capacidade em 40%.
Qual o maior porto do mundo?
Até 2009, o Porto de Singapura detinha o título de maior porto de mundo. Contudo, em 2010, o Porto de Shangai, na China, se tornou o porto com maior movimentação de contêineres.
E os números só vêm aumentando: em 2016, o porto movimentou 37 milhões de TEUs, subindo para 47 milhões em 2021.
O porto, situado nas proximidades da cidade de Shangai, é um porto fluvial e marítimo, com 125 berços de atracação ao longo dos 20km de faixa litorânea do Rio Yangtsé. A saber, a área total da estrutura portuária é de 3.600 quilômetros quadrados.
Clique aqui e acesse o ranking completo dos portos no mundo.
Acompanhe a Gett para atualizar seus conhecimentos sobre Comércio Exterior
Os portos constituem centros de trocas e de comércio internacional fundamentais em todo o mundo.
E você, já conhecia a importância desses principais portos do Brasil?
Vamos conversar nos comentários, o que mais chamou sua atenção? Sinta-se à vontade para adicionar mais alguma curiosidade ou informação!