5 min

Oriente Médio: Quais as maiores economias?

O Oriente Médio é uma região geográfica que compreende uma parte da Ásia e uma parte do norte da África, sendo constituído por países como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Líbano, Turquia, dentre outros.

A economia da região do Oriente Médio é altamente diversificada devido à disparidade entre os países em termos de recursos naturais, desenvolvimento econômico, políticas governamentais e estabilidade. No entanto, há certos temas comuns que moldam a economia da região, como as grandes reservas de petróleo e gás natural e a agricultura.

Assim como alguns países do Oriente Médio buscam o desenvolvimento econômico na agricultura, o Brasil também possui um grande destaque no agronegócio global. Para saber mais sobre o mercado agro e como fazer negócios internacionais, clique aqui e acesse o nosso conteúdo!

Ao mesmo tempo que alguns setores são responsáveis pelo desenvolvimento da região, ela também enfrenta grandes desafios, como a desigualdade de renda, desemprego, corrupção, dependência excessiva de petróleo, instabilidade política em certas áreas, gerando guerras e conflitos por território.

Para entender mais sobre o conflito Israel x Palestina e seus impactos no comércio global, clique aqui e acesse o nosso artigo!

Ao analisar a relação desses países com o Brasil, é interessante notar que, apesar das grandes diferenças, existe uma série de acordos comerciais que facilitam as importações e exportações entre eles. Desde o início deste ano, com a entrada do Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã no BRICS, a tendência é que essas relações se estreitem ainda mais.

Quer entender mais sobre o BRICS, que era composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e as novidades com a inclusão dos novos países-membros? Clique aqui e acesse o nosso conteúdo com muitas informações sobre a nova configuração do grupo!

Algumas das maiores economias do Oriente Médio

maiores economias do oriente médio

Arábia Saudita: um gigante econômico

A Arábia Saudita, que tem a cidade de Riad como sua capital, possui uma população de aproximadamente 36 milhões de habitantes e uma das maiores reservas de petróleo do mundo.

O país é um dos principais destinos do frango brasileiro, sendo este o Frango Halal, ou seja, aquele produzido e abatido de acordo com os princípios do Islã. Além do frango, o Brasil exporta açúcar, milho, carne bovina, dentre outros itens para a Arábia Saudita. Nas importações, grande parte do nosso petróleo, adubos e fertilizantes vem da Arábia.

Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos possuem Abu Dhabi como sua capital, uma população de aproximadamente 9,37 milhões de habitantes e está no top 3 dentre as maiores economias do Oriente Médio.

Assim como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos são um importante destino dos nossos embarques de carnes aves, carnes bovinas e açúcares, além da celulose e do ouro.

Catar

O Catar possui Doha como capital e uma população de apenas 2,7 milhões de habitantes, aproximadamente. O país é um importante destino do frango brasileiro, do minério de ferro e do gás natural.

Turquia

A Turquia possui cerca de 85 milhões de habitantes, um dos países mais populosos da região, e possui Ankara como a sua capital moderna. A soja, o minério de ferro e o café brasileiro são alguns dos principais produtos que exportamos para a Turquia.

Egito

O Egito liga o nordeste da África ao Oriente Médio e possui uma população de aproximadamente 110 milhões de habitantes. Sua capital é Cairo e a sua economia se baseia na fruticultura, na indústria e no turismo. Ao analisar as relações comerciais entre Brasil e Egito, o país é um importante destino do nosso açúcar, do minério de ferro e do milho. Nas importações, o Brasil compra adubos e fertilizantes químicos egípcios, além de legumes e raízes.

economia e agricultura

Irã

O Irã, cuja capital é Teerã, possui uma população de aproximadamente 88 milhões de habitantes e uma economia baseada em serviços, indústria e agricultura, em menor grau. O país importa soja, milho e açúcar brasileiro e nos fornece frutas, nozes, medicamentos e vidraria.

Como as maiores economias do Oriente Médio moldam o futuro global

As maiores economias do Oriente Médio, em grande parte impulsionadas pela produção e exportação de petróleo e gás natural, desempenham um papel significativo no cenário econômico global através do fornecimento de energia a partir de suas matérias-primas, a diversificação econômica, estreitamento de relações internacionais, inovação e empreendedorismo.

Fique sempre por dentro das novidades do Comércio Exterior! Acompanhe a Gett Tecnologia em nossas redes sociais e receba conteúdos atualizados sobre temas relevantes da nossa área!

ESCRITO POR: IARA NEME

Iara é formada em Relações Internacionais e Comércio Exterior, possui atuação em agenciamento de cargas de importação e exportação em diferentes modais e atua desde 2020 com a criação de posts, artigos, e-mails e notícias para empresas de comércio exterior, auxiliando no marketing de conteúdo e no desenvolvimento de novos negócios para empresas do setor.

Compartilhar

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.

Conheça o melhor sistema comex do mercado